Início QUADRINHOS Artigo Conheça Greer Grant Nelson, a Tigresa da Marvel Comics

Conheça Greer Grant Nelson, a Tigresa da Marvel Comics

103
0
Conheça Greer Grant Nelson, a Tigresa

Nos anos 70, a Marvel Comics decidiu deixar que as criadoras escrevessem e desenhassem quadrinhos sobre as mulheres. The Cat (Novembro de 1972) foi um desses quadrinhos, escrito por Linda Fite e ilustrado por Marie Severin, ao lado do co-criador Roy Thomas.

A série The Cat durou apenas quatro edições, antes de ser cancelada devido a más vendas. Então, dois anos depois, um homem chamado Tony Isabella assumiu a personagem A Gata (The Cat) e a transformou em uma nova heroína em Tigresa (Tigra, no original).

Gil Kane projetou o visual de Tigresa: uma tigresa humanoide, aparecendo pela primeira vez em Giant-Size Creatures (Julho de 1974). Durante a década de 1970, Tigresa continuou a realizar pequenas tiragens em vários títulos relacionados a horror/monstros da Marvel, antes de passar para participações especiais nos títulos dos Vingadores e papel mais proeminente em Vingadores da Costa Oeste.

Iniciando o século XXI, Tigresa retornou em uma minissérie em quatro partes, e a personagem apareceu em vários outros títulos. Ela assumiu um papel mais importante durante a história Reinado Sombrio em Vingadores: A Iniciativa e, posteriormente, passou a desempenhar um papel principal na Academia dos Vingadores.

ORIGEM

Greer Grant Nelson como A Gata.

Greer Grant estava no segundo ano da Universidade de Chicago quando conheceu o policial novato Bill Nelson, por quem se apaixonou e depois se casou.

Greer abandonou a faculdade por insistência de Bill. Quando ele foi morto em um tiroteio fora de serviço, Greer ficou sozinha.

Quando ela tentou encontrar um emprego, as únicas posições que lhe foram oferecidas foram como datilógrafa ou balconista, mas ela sabia que poderia ser algo mais. Um dia, ela encontrou sua antiga professora de física, Dra. Joanne Tumolo, que lembrou-se da antiga aluna e contratou Greer Grant como assistente de laboratório. Animada, Greer Grant também voltou para a faculdade. Depois de vários meses, a Dra. Tumolo revelou que estava trabalhando em um projeto privado para permitir que as mulheres atingissem todo o seu potencial mental e físico, apesar das desvantagens que a sociedade lhes impunha. Ela queria que Greer fosse a primeira cobaia.

Devido à falta de fundos, a Dra. Joanne Tumolo fez um acordo com um milionário excêntrico chamado Malcolm Donalbain. Donalbain era um fanático por condicionamento físico. Ele concordou em patrocinar a pesquisa. No entanto, ele anulou a escolha de Dra. Tumolo e insistiu em sua protegida, Shirlee Bryan, seja sua “primeira adorável cobaia”. A médica queria cancelar o experimento, mas Greer a convenceu a testá-la secretamente, assim como Shirlee.

Ambas as mulheres emergiram dos tratamentos com habilidades físicas e mentais sobre-humanas. Donalbain planejava usar esses poderes para seus próprios propósitos. Ele disse a Shirlee que ela seria a primeira de centenas de mulheres aprimoradas que trabalhariam em seus clubes.

Usando os clubes como fachada, a força de Malcolm Donalbain tomaria o controle do país. Ele lhe deu um uniforme para vestir – um macacão amarelo com garras azuis, luvas e faixa. Shirlee se recusou a vestir um capuz com orelhas de gato, mas Donalbain disse a ela que isso melhorava mecanicamente sua audição e visão noturna.

Tranquilizada, ela vestiu a roupa com um colarinho azul cravejado. O anulador da vontade a forçou a obedecer a Donalbain. Ele ordenou que Shirlee demonstrasse suas novas habilidades atléticas, mas ela morreu. Donalbain teve seu laboratório explodido pela Dra. Tumolo para eliminar qualquer evidência incriminadora. O médico ficou gravemente ferido na explosão. Greer Grant vestiu um dos uniformes para pôr um fim aos planos de Malcom Donalbain.

Greer continuou suas aventuras como A Gata, derrotando a Coruja, Comandante Kraken, Homem-Touro; e Feminista, que ela derrotou com a ajuda do Homem-Aranha. Um dia, ela chegou em casa para interromper uma tentativa de sequestro da convalescente Dra. Joanne Tumolo por agentes da Hidra.

Greer Grant foi baleada com uma pistola de “radiação alfa” enquanto afugentava os agentes da Hidra. A Dra. Tumolo se ofereceu para salvar sua vida, mas isso significava transformar Greer em um dos felinos. Ela respondeu:

“A vida é preciosa para mim, sob qualquer forma.”

Eles usaram um ritual místico que ligava a alma de um dos felinos a Greer. A agora renascida Tigresa abandonou suas identidades anteriores como Greer Grant e A Gata.



PODERES E HABILIDADES

Greer tem velocidade, agilidade, destreza, força sobre-humana e também possui um fator de cura acelerado. Quando sua forma felina é liberada, se torna meio-humana, meio tigre e possui garras retráteis e uma cauda, além de ficar muito mais forte, rápida e poderosa (chegando próxima ao nível de Wolverine e Dentes de Sabre). Todavia nessa forma sua personalidade humana praticamente deixa de existir, apesar de ainda continuar muito inteligente, mas seguindo apenas seus instintos animais de caça. Por isso ela é muito controlada e meticulosa, para poder usar seus poderes sem libertar o animal dentro de si.

Tigresa possui aparência e habilidades semelhantes aos tigres: Ela tem garras retráteis e afiadas nas mãos e nos pés, possui sentidos intensos e visão noturna.

Com seu olfato apurado é capaz de detectar as mudanças de humor de alguém apenas pelo cheiro e pode ver mais do que um humano normal com binóculos de alta potência poderia.

Sua agilidade e reflexos incríveis como permite que seja capaz de pular pelo menos 12m com um salto.

Possui também super velocidade, sendo capaz de correr em até 112 Km/h.

Como já esperado, Tigresa é capaz de se comunicar com felinos e de deslocar suas articulações para escapar do aprisionamento.

Durante sua participação junto dos Vingadores, a personagem foi intensamente treinada em combate corpo a corpo pelo próprio Capitão América, e também possui treinamento policial completo. Além de ser uma piloto experiente e pode pilotar naves espaciais, assim como o Quinjet dos Vingadores.



EQUIPES E AFILIAÇÕES

Apesar de seu visual bestial, a personagem não é uma vilã e já teve participação em grandes equipes de super-heróis como:

  • Academia de Vingadores;
  • Força-V;
  • Novos Guerreiros;
  • Quarteto Fantástico;
  • S.H.I.E.L.D.;
  • Senhoras Libertadores;
  • Vingadores;
  • Vingadores da Costa Oeste;
  • Vingadores Secretos (Guerra Civil).



CURIOSIDADES

O traje de alta tecnologia dado por Malcolm Donalbain permitia que A Gata (Shirlee Bryan e depois Greer) aumentasse ainda mais sua agilidade e velocidade para níveis sobre-humanos. Além de ser equipado com garras que podiam ser disparadas como ganchos e usadas como armas, somado ao capuz que melhorava sua audição e permitia que ela visse o espectro infravermelho.

Após se tornar a Tigresa, o corpo de Greer Grant passou a ser revestido naturalmente por pelos, fazendo com que tivesse pouca necessidade de roupas, incluindo o uniforme dado por Donalbain.

Tigresa passou a sentir incomodo em usar roupas comuns por achar desconfortável e restritivo. Para o bem da modéstia, ela usa apenas um biquíni preto (às vezes azul escuro), decorado com garras de animais na tradição do Povo Gato. No fecho frontal da parte superior do biquíni, está um amuleto místico em forma de cabeça de gato, dado a ela pelo Povo Gato, que lhe permite transformar sua aparência de felino em humano com um toque.

Atualmente, Tigresa prefere muito mais sua forma animal e só muda para a forma Greer Grant quando absolutamente necessário.

O traje usado por Greer como A Gata agora encontra-se na posse de Patsy Walker, a Felina.



ADAPTAÇÕES

Televisão

  • The Avengers: United They Stand.

Games

  • Marvel: Avengers Alliance;
  • Ultimate Marvel vs Capcom 3;
  • Marvel Super Hero Squad Online;
  • Marvel: War Of Heroes;
  • Marvel Avengers Academy;
  • LEGO Marvel’s Avengers.

E você, já conhecia a personagem? Deixe seus comentários e lembre-se de compartilhar com seus amigos!



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários