Início QUADRINHOS Artigo Conheça Kamala Khan, a Ms. Marvel

Conheça Kamala Khan, a Ms. Marvel

Conheça Kamala Khan, a Ms. Marvel

Kamala Khan ou como é mais conhecida: Ms. Marvel, é a primeira personagem mulçumana da Marvel Comics.

Criada pelos editores Sana Amanat e Stephen Wacker, pela roteirista G. Willow Wilson e pelos artistas Adrian Alphona e Jamie McKelvie; sua primeira aparição foi na HQ Capitã Marvel #14, em Agosto de 2013.

ORIGEM

Kamala é uma jovem paquistanesa-americana nascida em Jersey City, contudo, por mais que leve uma vida ocidental, não quer dizer que tenha se desconectado de sua cultura. Tanto Kamala quanto sua família ainda são religiosos, embora tenham uma postura bem mais liberal que o resto da comunidade muçulmana.

Como alguns outros jovens, Kamala tem hobbies como jogar videogames e curte escrever fanfics sobre heróis. Ela é muito fã do Homem de Ferro e Capitão América porém tem um apresso maior pela Capitã Marvel.

Kamala em uma noite sem a permissão de seus pais, saiu de casa para encontrar com seus amigos no Rio Hudson e foi exposta a uma névoa terrígena, uma substância mutagênica que ativa os poderes de pessoas que possuam gene inumano.

A névoa fez com que a garota gerasse um casulo onde seu corpo sofreria a mutação. Enquanto desacordada, Kamala teve uma visão de seus heróis favoritos que além de a repreenderem por ter desobedecido os pais, perguntam o que ela queria na vida.

PODERES E HABILIDADES

Kamala é capaz de alterar toda a sua estrutura física. Consegue esticar seus membros por longas distâncias. Também pode alterar seu tamanho, ou mesmo o tamanho de apenas uma parte do seu corpo, sendo capaz de ficar gigante ou pequena como um inseto.

Outra habilidade que esse poder concede é a capacidade de assumir a forma de qualquer pessoa.

Além de seu poder principal, Kamala possui um fator de cura avançado, porém só funciona quando a mesma está em sua forma normal. Devido aos seus poderes elásticos, Ms. Marvel tem uma fraqueza: ela é vulnerável a pulsos eletromagnéticos.

EQUIPES

Kamala ama ser uma heroína não só por poder ajudar os inocentes, mas por poder estar perto de seus ídolos.

A personagem não apenas lutou ao lado da Capitã Marvel, como mais recebeu a benção de Carol Danvers para carregar o nome Miss Marvel, além de tê-la como mentora no seu crescimento como heroína.

Também já lutou ao lado do Homem de Ferro, Capitão América (Sam Wilson), Nova, Visão Homem-Aranha (Miles Morales) contra uma ameaça extraterrestre.

A iniciativa de criar um novo grupo de heróis fora dos Vingadores partiu da própria Kamala Khan, que se decepcionou com os rumos da equipe após a segunda Guerra Civil.

Ela inicialmente chamou seus dois grandes amigos, Nova e Miles Morales, para depois convidar o Hulk de Amadeus Cho, Viv Visão e Ciclope.

OUTRAS MÍDIAS

Ms. MarvelKamala fez sua estréia na televisão na série animada em Avengers Assemble, com a voz de Kathreen Khavari.

Khavari também dublou Kamala na animação Spider-Man, no episódio “School of Hard Knocks” e nas animações da franquia Marvel Rising: Secret Warriors e Marvel Rising: Heart of Iron.

Já apareceu em diversos jogos e está como personagem jogável no jogo Marvel’s Avengers para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Em breve Kamala ganhará sua primeira série em live action produzida pelo Disney+ e será interpretada pela jovem Iman Vellani.

CURIOSIDADES

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama é um grande fã da personagem e acredita que ela é extremamente importante para jovens dos EUA.

Em 2016, ele elogiou Sana Amanat, co-criadora da personagem, por ter feito uma heroína que mostra uma versão positiva de muçulmanos americanos e serve como modelo para meninos e meninas ao longo dos EUA. 

Obama comentou:

“A Ms. Marvel pode ser a sua criação para os quadrinhos, mas acredito que para garotos e garotas a sua heroína é muito real.”

A Marvel lançou nos EUA o arco Old Woman Laura, publicação que mostra a vida da X-23 em um futuro próximo. Na HQ, a Wolverine visita a Casa Branca, onde ela encontra uma antiga amiga como presidente dos EUA: Kamala Khan.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo? Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.