Na recente estreia da série Sandman, podemos ver que para além de toda a fama do protagonista Senhor do Sonhar, o personagem Coríntio serve como um antagonista e serial killer que possui habilidades tão impressionantes quanto sua maldade.
Isso nos chamou a atenção e nos fez querer conhecer um pouco mais da história do personagem.
Criado pelo escritor Neil Gaiman e pelo artista Mike Dringenberg, o personagem aparece pela primeira vez na HQ Sandman #10, publicada originalmente em novembro de 1989.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Neil Gaiman: 10 grandes obras do autor de Sandman
ORIGEM
O Coríntio é um Pesadelo feito carne criado pelo Perpétuo Sonho, também conhecido como Morpheus ou Sandman, em seu reino chamado Sonhar. Sua função é perseguir os sonhadores e amedrontá-los em seus sonhos. No mundo desperto, após o aprisionamento de Morpheus, Coríntio se torna por conta própria um serial killer.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Sandman: Quem são os Perpétuos?
Sua principal característica, além da elegância e sagacidade são suas bocas em seus globos oculares ao invés de olhos, por isso o Corinto usa sempre óculos escuros para ocultar sua bizarra forma natural.
A origem do nome do Coríntio não é clara. Muitos acreditam que seu nome é uma referência ao livro da Bíblia, Coríntios, ou à cidade-estado da Grécia Antiga, Corinto; mas como os Perpétuos foram criados há incontáveis eras atrás, não sabe-se ao certo quando Sonho criou seu reio e seus habitantes, incluindo Coríntio.
O Coríntio é um Pesadelo criado por Sonho para ser um “espelho negro”, feito para refletir tudo sobre si mesmo que a humanidade não enfrentará. Mas quando Morpheus foi aprisionado por humanos por um século, o Coríntio escapou dos limites do Sonhar e tornou seu terror real ao assassinar humanos.
Quando Morpheu finalmente escapou e recuperou seu poder, logo tratou de deter o sadismo de Coríntio e o recriou como uma figura mais palatável.
PODERES E HABILIDADES
Coríntio se alimenta dos olhos de suas vítimas como uma forma de escapismo, de ficar mais próximo do que é ser humano. Apesar de não ter olhos, o Corítio tem uma visão excelente, força e velocidade sobre humanas e também uma incrível resistência à dor, capaz de resistir às chamas sem ter sua pele queimada.
Para este Pesadelo, consumir os olhos de suas vítimas lhe permite ver o que elas viram em suas vidas e, em alguns casos, até ver o futuro, além de lhe proporcionar um imenso e sádico prazer.
Quando ele domina uma vítima, os olhos são consumidos e substituídos por dentes, e os cabelos da vítima ficam brancos. Durante o processo, as órbitas oculares sangram profusamente, mas depois, ele se assemelha à sua vítima na maioria das características e pode, portanto, personificá-la.
EQUIPES E AFILIAÇÕES
Junto com Gault e o Verde do Violinista, Coríntio é um dos Pesadelos do grupo chamado de Os Três Grandes Arcanos, que foram criados por Sonho exclusivamente para fazer com que os humanos enfrentem seus medos enquanto dormem; mas, ao se emancipar do Sonhar durante a ausência de Morpheus, ao longo dos anos com seus muitos assassinatos, Coríntio se tornou um ícone e inspiração para os Colecionadores, um grupo de serial killers americanos.
CURIOSIDADES
Recentemente foi anunciada uma nova história em quadrinhos de Sandman sendo publicada que se concentra exclusivamente em Coríntio como o personagem central. A HQ chama-se The Sandman Universe: Nightmare Country – a mais recente entrada da série de quadrinhos spin-off que Gaiman supervisiona pessoalmente desde 2018 – e é escrito por James Tynion IV, que acabou de ganhar o Eisner Award de Melhor Escritor pelo segundo ano consecutivo.
Em entrevista, Tynion explica o que o fascina no Coríntio:
“O Coríntio é uma das melhores imagens de terror da história dos quadrinhos. Ele é uma figura tão assustadora, e ele se inclina para esse conjunto central de medos de forma poderosa e aterrorizante. Ele é essencialmente o santo padroeiro dos assassinos em série.”
Vale lembrar que Coríntio não é o primeiro personagem de Sandman a ganhar suas próprias páginas, afinal das páginas das HQs de Neil Gaiman viram uma família muito famosa: os Constantine.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?
John Constantine: Saiba tudo sobre o Hellblazer da DC
OUTRAS MÍDIAS
Para além da forma que as narrativas de Sandman são construídas nos quadrinhos, os leitores e fãs do sucesso de Neil Gaiman mergulham em suas adaptações quase que fiéis por assim dizer, integrando Sandman: 24 Hour Diner (2017) um curta-metragem com direção de Nicholas Brown e Evan Henderson.
Um audiolivro de 10h criado em julho de 2020 escrito por Gaiman e Dirk Maggs sendo interpretado por Gaiman e pelos atores James McAvoy, Kat Dennings, Taron Egerton, Samantha Morton, Bebe Neuwirt, Andy Serkis e Michael Sheen. Na produção o Coríntio foi dublado pelo vencedor do Oscar em O Som do Silêncio, Riz Ahmed.
Na TV o personagem ganha vida na pele do ator Boyd Holbrook (Logan) que traz todo o charme e sadismo de Coríntio, fazendo dele um dos personagens favoritos dos fãs da série da Netflix.
LEIA TAMBÉM:
CRÍTICA – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!