Do Magnavox Odyssey ao Xbox Series X: Conheça a história do videogame

    Confira a evolução dos videogames na linha do tempo com os principais consoles já lançados.

    Desde os primórdios do entretenimento digital até a era dos consoles de última geração, a história do videogame é uma jornada incrível que moveu milhares de apaixonados durante muitos anos – mais precisamente desde 1972, com a criação do primeiro console.

    Com o passar do tempo, a indústria do videogame continua a surpreender com novas tecnologias como realidade virtual, jogos hospedados na nuvem e inteligência artificial.

    A história do videogame é uma narrativa de inovação, competição e evolução constante. Dos primeiros pixels ao realismo impressionante dos dias de hoje, cada era trouxe novas experiências e desafios. 

    Mas, afinal, quando foi o primeiro start? Aperte o play na leitura para entender tudo sobre essa trajetória digital e as transformações dos consoles na linha do tempo!

    A evolução dos videogames

    O nascimento dos pixels: Magnavox Odyssey

    A história do videogame começou em 1972 com o Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico comercializado. Desenvolvido por Ralph Baer, esse modesto sistema exibia gráficos simples em preto e branco, mas marcou o início de uma revolução.

    Seu jogo mais famoso era o ping-pong, e, além de ser alimentado por bateria, ele vinha com dados e planilhas de pontuação, pois o jogador precisava anotar tudo manualmente. Apesar disso, o Odyssey teve 350 mil unidades vendidas.

    Os Arcades

    A década de 1970 viu a ascensão dos arcades e a fundação da Atari com jogos como Pong, que trouxe o ping-pong digital para os salões de fliperama. Logo depois, o lançamento do Atari 2600 como primeiro console doméstico popular revolucionou a indústria de games, com Space Invaders, Donkey Kong e Pac-Man.

    A era dos consoles da quinta geração

    Em 1980, a Nintendo foi lançada no Japão, e a partir daí uma série de outros consoles renomados foram ganhando destaque durante a década de 80 e 90, como: Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, PlayStation, Nintendo 64, Sega Saturn e muitos outros. 

    O motivo disso foi a democratização da internet e suas funcionalidades de conexão, como o Windows 95 e os CDs.

    Em relação aos jogos, o PlayStation, da Sony, lançou o inovador Final Fantasy VII, em 1997, enquanto a Nintendo trouxe Super Mario 64, e a Sega, o Sonic.

    Os videogames a partir dos anos 2000

    Do início dos anos 2000 até os dias atuais, presenciamos o lançamento dos consoles da sexta, sétima, oitava e nona geração. Eles são reconhecidos pelos avanços tecnológicos, como experiência imersiva 4K, realidade aumentada e muitas outras inovações.

    Dentre os principais, podemos citar: o PlayStation, da versão 2 até a mais atual e avançada 5; o Wii U; os Nintendo Switch OLED e Lite; e os famosos Xbox, da Microsoft, em seus modelos Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X | S.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.

    Indie World: Confira todos os anúncios da conferência da Nintendo

    A Indie World chegou rapidinho e trouxe incríveis anúncios. O evento anunciou indies que chegarão ao Switch durante todo o ano.