Início QUADRINHOS Artigo Gavião Arqueiro: Conheça Maya Lopez, a Eco

Gavião Arqueiro: Conheça Maya Lopez, a Eco

Gavião Arqueiro: Conheça Maya Lopez, a Eco

Maya Lopez ou mais conhecida pelos fãs de quadrinhos como Eco (Echo, no original) é uma personagem da Marvel Comics, criada por David Mack e Joe Quesada. Sua primeira aparição foi na HQ Demolidor #9, em dezembro de 1999.

ORIGEM

Maya é filha de Willie “Cavalo Louco” Lincoln um criminoso que trabalhava para Wilson Fisk, mais conhecido como Rei do Crime. Ela era uma garota muito inteligente e não deixava com que sua deficiência auditiva a atrapalhasse de aprender o que crianças “normais” aprendiam. Sua vida não foi nada fácil e ela teve que lidar com a perda do seu pai assassinado por Fisk quando ainda era uma criança.

Atendendo ao último desejo de Willie, Fisk adotou Maya Lopez e a criou como sua própria filha. No decorrer do crescimento da menina, o Rei do Crime escondeu a verdadeira natureza de seus negócios e a fez acreditar que ele é um homem bom.

Quando Maya ainda era bem jovem, ela foi enviada a uma escola para jovens com problemas de aprendizado; por ter um processo de aprendizagem diferente por conta de sua surdez, Fisk acreditou que a menina era deficiente mental. Para surpresa de todos na instituição, Maya Lopez se mostrou o oposto e até conseguiu replicar uma música perfeitamente no piano, ela foi enviada para outra escola, mas desta vez se tratava de uma instituição para prodígios. Pouco antes de morrer, Willie Lincoln acaba tocando o rosto de Maya e deixando uma marca de sangue com o formato de sua mão no rosto da menina.

Anos mais tarde, quando ela assume a identidade de Eco, Maya pinta uma mão branca em seu rosto, similar à marca deixada pelo maior trauma de sua vida: a perda de seu pai.

PODERES E HABILIDADES

Maya Lopez é uma atleta olímpica que possui “reflexos fotográficos” ou a incrível capacidade de copiar perfeitamente os movimentos de outras pessoas, essa habilidade é bem semelhante a que o Treinador utiliza em combate. Ela se tornou uma pianista de nível de concerto, uma forte artista marcial, uma acrobata altamente habilidosa e uma bailarina talentosa.

Eco é capaz de ler os lábios das pessoas até mesmo se estiverem usando algum tipo de máscara fina, ela pode entender qualquer idioma e se comunicar em diferentes idiomas por meio da linguagem de sinais.

EQUIPES

Eco quase matou o Demolidor após ser influenciada pelo Rei do Crime de que ele havia matado seu pai. Quando estava prestes a matar Matt Murdock, ela descobre sua identidade e desiste de tudo. Murdock revela a verdade sobre Fisk e Maya busca vingança pelo pai biológico.

Tentando se recuperar do trauma vivido durante a vingança contra Wilson Fisk, Maya parte em uma viagem para encontrar paz e fazer as pazes com seu passado. Nesse percurso, ela conhece o Wolverine, que a ajuda a se recuperar e ainda a ensina sobre a cultura e o crime organizado japonês.

Ao voltar aos Estados Unidos, Eco recebe um convite para fazer parte dos Novos Vingadores, mas Maya estava passando por uma crise de ansiedade e recusa o convite. Ao assumir o manto de Ronin, Maya Lopez se junta aos Vingadores e os ajudam a combater o Samurai Prateado no Japão.

Novamente como Eco ela se junta aos Novos Vingadores e os ajuda a combater os Skrulls.

CURIOSIDADE

No crossover Enter the Phoenix, Eco acaba sendo escolhida pela Força Fênix como sua nova portadora. Maya se liga por completo à entidade e passa a usar o nome de Thunderbird. Neste momento, ela é contatada telepaticamente pela voz de Jean Grey, hospedeira anterior da Fênix. Jean a parabeniza e lhe dá conselhos de como lidar com o seu novo poder.

Como Fênix, Maya ainda lutou outras vezes ao lado dos Vingadores.

OUTRAS MÍDIAS

GAMES

Eco era uma chefe de fase no game Daredevil baseado no filme de 2003;

Em Marvel: Ultimate Alliance para PSP a personagem é uma personagem jogável;

A personagem também está presente no game mobile de cartas Marvel: War of Heroes;

E também marca presença em Lego Marvel´s Avenger.

TV

Na série Gavião Arqueiro da Marvel Studios para o serviço de streaming Disney+, a atriz Alaqua Cox foi escalada para interpretar a Maya Lopez.

A série estréia um novo episódio todas as quartas-feiras na Disney+.

LEIA TAMBÉM:

CRÍTICA | Gavião Arqueiro – S1E3: Ecos

PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Gavião Arqueiro (S1E1 e E2, 2021, Disney+)

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorCRÍTICA | Ano Zero (2021, Skript e AWA)
Próximo artigoCRÍTICA | Gavião Arqueiro: S1E4 – Parceiros, Certo?
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.