Início SÉRIE Artigo Inspiration4: Curiosidades sobre a primeira missão civil ao espaço

Inspiration4: Curiosidades sobre a primeira missão civil ao espaço

Inspiration4: Curiosidades sobre a primeira missão civil ao espaço

Inspiration4 foi a primeira missão totalmente civil do mundo em órbita e foi comandada por Jared Isaacman, juntamente com Hayley ArceneauxChristopher Sembroski Sian Proctor.

A missão foi nomeada em reconhecimento à tripulação de quatro pessoas que buscam aumentar a conscientização global e fundos para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude; este marco representa uma nova era para o voo espacial humano e a exploração.

A Inspiration4 deixou a Terra do histórico Complexo 39A do Centro Espacial Kennedy, o ponto de embarque para as missões da Apollo e do Ônibus Espacial, e viajou por uma órbita inédita, acima da órbita da Estação Espacial Internacional durante 3 dias.

OS 4 PILARES / TRIPULANTES

A missão Inspiration4 e seus quatro assentos na nave Crew Dragon Resilience, operada pela SpaceX deveriam representar quatro importantes pilares:

LIDERANÇA / Jared Isaacman

Jared Isaacman é o fundador e CEO da Shift4 Payments, líder em soluções integradas de processamento de pagamentos. Ele começou a empresa em 1999 no porão da casa de sua família quando tinha apenas 16 anos e a transformou em uma empresa de tecnologia de pagamentos líder do setor, com mais de 1.200 funcionários.

Isaacman é considerado um dos líderes de negócios mais influentes da indústria e foi apresentado por vários meios de comunicação e publicações, incluindo Forbes, The Today Show, Fox Business News, ABC News, Bloomberg, Businessweek, Inc. Magazine, Fast Company, entre outros.

Um piloto de jato talentoso, Jared Isaacman está classificado para voar em aeronaves comerciais e militares e detém vários recordes mundiais, incluindo dois voos speed-around-the-world em 2008 e 2009 que arrecadaram dinheiro e conscientização para a Make-a-Wish Foundation. Ele voou em mais de 100 shows aéreos como parte da Equipe Black Diamond Jet, dedicando cada apresentação a causas beneficentes.

Em 2011, Isaacman co-fundou o que se tornaria a maior força aérea privada do mundo, Draken International, para treinar pilotos para as Forças Armadas dos Estados Unidos.

ESPERANÇA / Hayley Arceneaux

Quando Hayley Arceneaux tinha 10 anos, um de seus joelhos começou a doer. Seu médico achou que era apenas uma entorse, mas alguns meses depois, os testes revelaram que Hayley sofria de osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo.

Sua família procurou o Hospital St. Jude Children’s Research para seu tratamento e cuidados, que incluíam quimioterapia e uma cirurgia para salvar um membro. Ela agora terminou o tratamento e está prosperando. Ela se formou em espanhol em 2014 e obteve seu diploma de assistente médico (PA) em 2016. Ela agora trabalha no St. Jude – o mesmo lugar que salvou sua vida – como assistente de saúde com pacientes com leucemia e linfoma.

GENEROSIDADE / Chris Sembroski

Chris Sembroski cresceu com uma curiosidade natural pelo espaço sideral. Observar as estrelas tarde da noite no telhado de sua escola e lançar modelos de foguetes de alta potência na faculdade cimentou essa paixão.

Como conselheiro do Acampamento Espacial dos EUA, ele conduziu missões simuladas de ônibus espaciais e apoiou a educação baseada em STEM, projetada para inspirar mentes jovens a explorar essas áreas e encontrar suas paixões.

Como um estudante universitário, Sembroski foi voluntário no ProSpace, um esforço de lobby de base que promoveu a legislação em Washington, DC, para ajudar a abrir as viagens espaciais e permitir que empresas como a SpaceX existam. Ele então serviu na Força Aérea dos Estados Unidos, mantendo uma frota de mísseis balísticos intercontinentais Minuteman III e implantando-se para o serviço no Iraque antes de deixar o serviço ativo em 2007.

Após sua educação na Força Aérea, Chris Sembroski recebeu certificação em Aeronáutica Profissional pela Embry-Riddle Aeronautical University. Em sua carreira, Sembroski buscou métodos inovadores e revolucionários para monitorar e manter equipamentos mecânicos, tornando tudo, desde data centers a hospitais, mais eficientes. Ele agora mora em Seattle, WA, e trabalha na indústria aeroespacial.

PROSPERIDADE / Dr. Sian Proctor

A Dra Sian Proctor é geocientista, explorador e especialista em comunicação científica com uma paixão vitalícia pela exploração espacial. Ela nasceu em Guam enquanto seu pai trabalhava na estação de rastreamento da NASA durante as missões Apollo e manteve sua dedicação e interesse pelo espaço.

Ela é uma astronauta analógica (uma pessoa que realiza atividades em condições espaciais simuladas) e completou quatro missões analógicas, incluindo a missão totalmente feminina Sensoria Mars 2020 no Habitat de Simulação e Analogia de Exploração Espacial do Havaí (HI-SEAS), bem como a missão a Marte de quatro meses financiada pela NASA em HI-SEAS para investigar estratégias alimentares para voos espaciais de longa duração.

Seu lema é “Space2inspire”, e ela incentiva as pessoas a usarem suas forças e paixões únicas para inspirar outras pessoas. Ela usa seu Space2inpsire Art para encorajar conversas sobre a criação de um Espaço JEDI: um espaço Justo, Equitativo, Diverso e Inclusivo para toda a humanidade.

A Dra. Proctor foi recentemente selecionada como Explorer’s Club 50: Fifty People Changing the World. Ela tem uma palestra TEDx chamada Eat Like a Martian e publicou o Meals for Mars Cookbook.

A Dra. Sian Proctor foi finalista do Programa de Astronautas da NASA de 2009. Ela tem sua licença de piloto e adora geoexplorar nosso mundo. Ela é professora de geociências há mais de 20 anos no South Mountain Community College em Phoenix, Arizona, e atualmente está sendo reatribuída como coordenadora de recursos educacionais abertos para o distrito de Maricopa Community College.

O VOO DO DRAGÃO

Lançada em 16 de setembro, a Crew Dragon Resilience atingiu a órbita pretendida, com altitudes de até 590 quilômetros acima da superfície da Terra – voando mais longe do que qualquer vôo espacial humano desde as missões do Hubble.

A nova cúpula de observação da cúpula da Dragon é a maior janela de espaço contígua já construída. Projetada, testada e qualificada para voar em seis meses, ela substituiu o mecanismo usado no voo anterior da Dragon para atracar autonomamente na Estação Espacial Internacional. A cúpula de observação de três camadas foi submetida a um extenso processo de qualificação, incluindo temperatura, vibração, ambientes estruturais e ciclo de vida para verificar sua capacidade.

Com pouso bem sucedido em 18 de setembro, a missão tornou-se a primeira missão espacial com uma tripulação formada apenas por civis, a primeira mulher negra, a primeira pessoa com prótese e voo em maior orbita.

GENEROSIDADE E PESQUISA

A missão Inspiration4 superou sua meta de arrecadação de fundos e arrecadou mais de US$ 210 milhões, contando com o St. Jude Children’s Research Hospital para dar esperança a todas as crianças com câncer e outras doenças fatais.

Durante sua jornada de vários dias em órbita, a tripulação da Inspiration4 conduziu pesquisas científicas destinadas a promover a saúde humana na Terra e durante futuros voos espaciais de longa duração.

DOCUMENTÁRIO QUASE EM TEMPO REAL PELA NETFLIX

Inspiration4: Viagem Estelar acompanha "quase em tempo real" o grande passo da humanidade na corrida espacial que acontecerá em 15 de setembroLançada em 6 de setembro, Inspiration4: Viagem Estelar é uma minissérie de 5 episódios que foi documentada desde 2020. Porém, a ambiciosa produção da Netflix continuou sendo filmada e editada até a conclusão da missão.

Pense que enquanto as ações da SpaceX e dos futuros viajantes eram filmadas, entrevistas com familiares e profissionais envolvidos com a missão também aconteciam em paralelo. Além, é claro, de todo o processo de edição.

O episódio final lançado no catálogo da gigante do streaming em 30 de setembro, 12 dias após o seu retorno à Terra.

Assista ao trailer:

E você, já assistiu ao documentário/minissérie da Netflix? Deixe seus comentários abaixo!

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorY: The Last Man | Conheça a história e os personagens da série
Próximo artigoRound 6: Curiosidades sobre a série da Netflix
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.