Jane Foster: Enfermeira, Deusa do Trovão e Valquíria

    Uma enfermeira que ajudou Thor Odinson (disfarçado de Dr. Donald Blake) e acabou se apaixonando por ele; porém mais que isso, Jane Foster assumiu o Mjolnir quando Thor não era mais considerado digno, assumindo assim os poderes e persona do Deus do Trovão, ao mesmo tempo em que em sua vida mortal lidava com o câncer de mama; posteriormente também se tornou a nova Valquíria.

    Criada por Stan Lee e Jack Kirby, a personagem teve sua estreia nas páginas da HQ Journey into Mystery #84, publicada em 1 de setembro de 1962.

    Ela apareceu pela primeira vez como a Thor feminina em uma participação especial em Thor: God of Thunder #25 e totalmente em Thor – Vol. 4 #1, ambas publicadas em novembro de 2014.

    ORIGEM

    Jane era uma enfermeira que trabalhava para o Dr. Donald Blake, com o tempo, ambos estavam romanticamente interessados ​​um no outro, mas nenhum deles falou sobre seus sentimentos por algum tempo. Blake foi proibido de revelar que ele era Thor para Foster a mando de seu pai Odin, o que levou à tensão entre o casal. Suas longas ausências inexplicáveis ​​causaram muito sofrimento para ela.

    Eventualmente, a tensão se tornou demais e Blake revelou que ele era Thor e se comprometeu com Jane Foster; por outro lado, Odin, proibiu o Deus do Trovão de se casar com Jane por causa de sua mortalidade e se recusou a torná-la imortal.

    Depois que Thor Odinson foi considerado não mais digno de empunhar o Mjolnir, Jane foi telepaticamente atraída para a Lua, onde o martelo do Deus do Trovão jazia. Ao empunhar o mítico martelo, Jane Foster passou por uma transformação física e assumiu os poderes de Thor, tornando-se a Poderosa Thor, Deusa do Trovão.

    PODERES E HABILIDADES

    Como a Poderosa Thor, Jane empunha o Mjolnir e, como aqueles antes dela, ela recebeu um poder igual ao que já foi possuído por Odinson, incluindo habilidades sobre-humanas como: força, velocidade, resistência e fator de cura.

    Além das habilidades físicas, Jane quando está em sua versão Deusa do Trovão também é capaz de controlar o clima com ventos, raios, trovões e chuva; bem como manter um elo místico com o Mjolnir, que inclusive lhe concede a capacidade de compreender e falar qualquer língua.

    CURIOSIDADES

    Em suas duas primeiras aparições, seu nome era Jane Nelson, que mais tarde mudou para Jane Foster. 

    Jane foi diagnosticada com câncer de mama e começou uma batalha contra ele. Thor estava lá para ela, especialmente durante a quimioterapia e foi também durante esse período que o filho de Odin perdeu sua dignidade para empunhar o martelo Mjolnir; Jane Foster foi telepaticamente atraída até onde o Mjolnir jazia e ao levantar o martelo, ela passou por uma transformação física e assumiu os poderes de Thor.

    EQUIPES

    Suas principais conexões são com o próprio Thor Odinson, com Stephen Strange, o Doutor Estranho e com Brunnhild, a líder das Valquírias, mas a personagem já trabalhou em grupos como Vingadores, Tropa Thor, Liga dos Reinos e após se tornar uma Valquíria, Jane passou a fazer parte do grupo feminino Valquírias.

    OUTRAS MÍDIAS

    Jane Foster aparece em outras mídias além das páginas das HQs, entre elas:

    TV

    Nas animações:

    • Avengers Assemble;
    • The Marvel Super Heroes;
    • Avengers: Earth’s Mightiest Heroes e
    • What If…?.

    GAMES

    • Marvel Heroes;
    • Marvel Puzzle Quest;
    • Marvel Future Fight;
    • Marvel: War of Heroes;
    • LEGO Marvel’s Avengers;
    • Marvel Avengers Alliance e
    • Marvel Avengers Academy.

    CINEMA

    Na longa trajetória produzida pela Marvel Studios com seus mais de 20 filmes que juntos formam o Universo Cinematográfico Marvel, Jane Foster foi interpretada pela atriz Natalie Portman e esteve presente nos títulos:

    • Thor (2011);
    • Os Vingadores (2012) – como cameo;
    • Thor: Mundo Sombrio (2013) e
    • Vingadores: Era de Ultron (2015) – mencionada.

    A atriz retorna para o UCM após nove anos afastada. Agora, Portman empunhará o Mjolnir e se tornará a Poderosa Thor nas telas dos cinemas em Thor: Amor e Trovão, que será lançado no dia 7 de julho de 2022.

    Assista ao primeiro trailer:

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Eternidade: Conheça uma das entidades mais poderosas da Marvel

    A Eternidade é uma das entidades mais importantes e poderosas da Marvel. Conheça sua história e seus poderes.

    Curiosidades da 4ª temporada de Stranger Things

    Stranger Things sempre foi um tesouro da cultura pop; e para a 4ª temporada, a produção segue com o excelente trabalho de easter eggs.

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.