Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine foi originalmente uma homenagem para Alan Moore, que criou John Constantine, o Hellblazer.
Ela aparece pela primeira vez em Sandman durante o arco Casa de Boneca, na HQ The Sandman: The Doll’s House #1 – Volume 2, publicada em janeiro de 1990.
ORIGEM
Johanna é uma ancestral de John Constantine, nascida no século XVIII, filha de Lorde e Lady Constantine, tornou-se órfã ainda muito jovem quando seus pais foram enforcados por traição. Despojada de seu título, ela foi forçada a viver na pobreza. Sua sorte mudou em 1785, quando o Rei George III lhe pediu para recuperar a Caixa de Pandora. Se conseguisse, seu título seria restabelecido e ela ganharia uma propriedade. Com o sucesso, seu título nobre foi restabelecido e ela herdou a Mansão Blackwood.
Em 1789, ela cruzou o caminho de Morfeu e Hob Gadling, acreditando que eles fossem o Diabo e o Judeu Errante, que lhe disseram serem as chaves para alcançar seus sonhos de poder e riqueza. O Senhor do Sonhar, no entanto, pensou em usá-la como ferramenta e apresentou-lhe uma oferta, cujos detalhes nunca foram revelados.
Quando faleceu aos 99 anos, Sonho providenciou seu enterro na ilha de Naxos, perto do templo que era cuidado diariamente pelos sacerdotes de Orfeu.
PODERES E HABILIDADES
Assim como seu mais famoso parente, Johanna Constantine tem como grande “poder” seu intelecto, que utiliza para aprimorar seus conhecimentos em magia e ocultismo; bem como combate armado.
CURIOSIDADES
A mansão anteriormente propriedade de Lady Blackwood e posteriormente repassada para Lady Johanna Constantine, no início do século XX, tornou-se propriedade de Roderick Burgess que usou a Mansão Blackwood como base de operações para sua organização oculta, a Ordem dos Mistérios Antigos; onde veio a aprisionar Morfeu por um século.
OUTRAS MÍDIAS
HQs
A personagem pode ser vista em:
- Sandman, nas edições: #13, #29 e #41;
- The Dreaming, nas edições: #4, #5 e #7;
- E em Hellblazer Special: Lady Constantine, edições: #1 à #4.
TV
A personagem acaba de ganhar sua primeira versão live action na série Sandman, da Netflix. Aqui a personagem é interpretada por Jenna Coleman (Doctor Who) em duas gerações. A original e sua descendente direta, nos dias atuais.
E se você acredita que na série Johanna, a do século XVIII conseguiu de alguma forma encontrar a imortalidade, a própria atriz explicou em entrevista ao Digital Spy:
“Não. Acho que foi aqui que Neil [Gaiman] e Allan [Heinberg] que tiveram a ideia, porque obviamente temos Lady Joanna Constantine original. Então a ideia é: ‘por que não temos o ancestral direto?’ Daí Johanna Constantine dos dias de hoje.“
QUAL O MOTIVO DE NÃO TERMOS JOHN CONSTANTINE NA SÉRIE?
De acordo com as palavras de Neil Gaiman, criador dos quadrinhos, em sua conta do Twitter:
“A situação dos direitos de John certamente está limitada neste momento.”
Isso significa que há outros projetos com Constantine em desenvolvimento, impedindo-o de fazer parte da série Sandman, da Netflix. Para quem não sabe, a HBO Max tem trabalhado em uma série reboot do personagem, além de parte dos direitos dele também estarem atrelados à CW por conta da cancelada Legends of Tomorrow, onde o personagem é vivido por Matt Ryan.
Notícias ainda dão conta de que a Warner tem planos para um longa-metragem da Liga da Justiça Sombria, onde mais uma vez ele está envolvido.
No lugar de John, a Netflix resolveu apostar em uma figura criada pelo próprio Gaiman, já existente no universo dos quadrinhos de Sandman: Johanna Constantine; uma personalidade tão oculta e trapaceira quanto o primeiro.
LEIA TAMBÉM:
Neil Gaiman: 10 grandes obras do autor de Sandman
Sandman: As melhores HQs para ler
Sandman: Quem são os Perpétuos?
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!