Início QUADRINHOS Artigo Mefisto: Conheça o demônio da Marvel

Mefisto: Conheça o demônio da Marvel

Mefisto: Conheça o demônio da Marvel

Mefisto (Mephisto, no original) é um demônio das HQs da Marvel Comics que é muitas vezes confundido com a versão bíblica de Satanás. Ele foi criado por Stan Lee, John Buscema e Jerry Robinson, já a sua primeira aparição foi no quadrinho Surfista Prateado #3 – Vol. 1, dezembro de 1968.

ORIGEM

Algumas HQs contam que Mefisto surgiu de um conjunto concentrado de energias negativas deixadas no lago do esquecimento, junto de outras entidades maléficas nomeadas de Senhores do Inferno.

Em outras HQs é relatado que inicialmente o vilão surgiu como “uma mosca”, de uma dimensão compacta onde controlava um submundo flamejante sempre referido com diversos nomes, como Hades e Inferno.

Como dito anteriormente, Mefisto é sempre confundido com Satanás ou o Diabo cristão, mas para deixar bem explicado, até mesmo o Inferno que ele comanda não é bem o “inferno” oficial, já que, no Universo Marvel, vários demônios concorrem pelo título de Lorde do Inferno – um título rotativo, passado de tempos em tempos, que determina qual demônio deve assumir o posto de “demônio principal”.

Mefisto é conhecido como o demônio metamorfo, trapaceiro e perigoso. O medo que sentem por ele se dá ao fato de que ele toma as almas das pessoas que se oferecem e sempre tem como desejo, tomar as almas dos heróis.

AÇÕES

Para que ele tenha sucesso ao possuir estas almas, estas precisam estar corrompidas, o que torna o seu desejo difícil de alcançar. Muitos foram enganados por Mefisto e seus feitos mais importantes foram:

  • Captura e a apreensão da alma de Cynthia von Doom, mãe de Victor von Doom (Dr. Destino);
  • Criação do Motoqueiro Fantasma, colocando o demônio Zarathos no corpo de Johnny Blaze;
  • Criação do demônio Coração Negro, uma entidade que amaldiçoa muitos heróis na Terra;
  • Além de Johnny Blazer, Mefisto já interagiu e fez pactos com outros personagens, como: ThorDoutor Destino, Doutor Estranho e até o Homem-Aranha;
  • Teve fragmentos de sua alma utilizados para gerar os gêmeos de Wanda MaximoffVisão – que, na teoria, não pode engravidá-la por ser um sintozoide.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

Conheça Wiccano, o filho da Feiticeira Escarlate

Conheça Célere, um dos gêmeos de Wanda Maximoff

Mefisto também lutou contra os X-Men, os Vingadores e o Quarteto Fantástico em uma minissérie de quatro edições, intitulada: Mephisto vs.

PODERES E HABILIDADES

Mefisto possui um vasto conhecimento e poderes sobrenaturais, os quais ele usa para traçar seus pactos e contratos macabros, além de conseguir manipular heróis e outros personagens com sua habilidade de persuasão. Entre seus dons, ele possui força, resistência, velocidade e regeneração sobre-humanas, tornando-o um inimigo muito perigoso no combate corpo-a-corpo.

Ele consegue produzir feitiços, maldições e invocações de diferentes culturas, utilizando dos mais profundos tipos de manipulação mágica, e variadas fontes místicas para atingir seus objetivos.

Diante de todas essas habilidades, Mefisto tem a sua primária, original e mais utilizada habilidade que seria a metamorfose, podendo se transformar à vontade em qualquer pessoa ou criatura, sempre para ludibriar e iludir seus adversários.

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre WandaVision, série original do Disney+

Outro dom famoso é a manipulação da realidade, que ele usa para os mesmos fins, sendo capaz de distorcer o universo inteiro à sua vontade e imagem.

Por último e não menos importante, ele ainda é imortal, podendo voltar à vida sempre que é derrotado.

Sua principal fraqueza é a incapacidade de brincar livremente com a vida das pessoas e precisa primeiro corrompê-las para que elas aceitem seus pactos e contratos.

OUTRAS MÍDIAS

Johnny Blazer (Nicolas Cage) e Mefisto (Peter Fonda).

Mefisto é um personagem muito conhecido e chega a ser quase impossível que você nunca tenha ouvido falar dele, ele apareceu no filme do Motoqueiro Fantasma (2007), sendo interpretado pelo ator Peter Fonda.

Fez uma breve participação no desenho animado Homem-Aranha e seus amigos e apareceu na segunda temporada do desenho do Surfista Prateado.

Nos vídeogames, Mefisto aparece nos jogos:

  • Diablo 2 da Blizzard Entertainment (apesar de seu visual não lembrar o personagem da Marvel);
  • Silver Surfer para o Nintendo;
  • Em Marvel Super Heroes o vilão aparece no cenário de Thanos, bem como no final de Coração Negro;
  • E também aparece no final de Morrigan no game Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds

Especula-se que Mefisto aparecerá em algum momento na série WandaVision no Disney+, mas nada foi confirmado e só nos resta esperar pelos próximos episódios.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorPRIMEIRAS IMPRESSÕES | O Internato – Las Cumbres (1ª temporada, 2021, Amazon Prime Video)
Próximo artigoCRÍTICA – A Subida (2019, Michael Angelo Covino)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.