Gil-galad era um Elfo noldorin filho do Elfo Orodreth e detinha a mais alta autoridade entre os Elfos que governava, sendo o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e era respeitado tanto pelos Noldor quanto pelos Sindar.
O Senhor dos Altos Elfos formou a Última Aliança de Elfos e Homens ao lado do Rei Elendil; liderando os Elfos à guerra contra o maia Sauron durante este tempo.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar
NOMES E TÍTULOS
Os Elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Gil-galad não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:
- Alto Rei dos Elfos do Oeste;
- Alto Rei dos Noldor;
- Artanáro;
- Ereinion;
- Finellach;
- Senhor de Eriador;
- Senhor dos Altos Elfos;
- Rei de Lindon;
- Rei dos Altos Elfos;
- Rei dos Eldar;
- Rodnor.
ORIGEM
Gil-galad nasceu em Eldamar como filho de Orodreth e neto de Angrod e Eldalótë, ligando-o assim à Casa de Finarfin. Ele ainda era jovem durante os tempos do Exílio dos Noldor e batalhas como Dagor Bragollach e Nírnaeth Arnoediad. Seu pai governou Minas Tirith, mas pouco antes de sua queda pelas forças de Sauron, Orodreth enviou sua esposa e filho para os Portos das Falas aos cuidados Círdan, o Armador.
A PRIMEIRA ERA
Com Círdan, Gil-galad viveu até que Morgoth destruiu os portos após a Batalha das Lágrimas Incontáveis, e Gil-galad e Círdan escaparam para a Ilha de Balar com o resto dos Falathrim.
Após a morte de Turgon durante a Queda de Gondolin, Gil-galad recebeu a Realeza dos Noldor e quando os Filhos de Fëanor cometeram o Terceiro Fratricídio, o Senhor de Eriador recebeu a notícia do saque dos Portos do Sirion, mas ele chegou tarde demais para impedir os fëanorianos, que fugiram depois que a batalha acabou. No entanto, os sobreviventes se juntaram a Gil-galad e foram com ele para Balar, onde lhe contaram sobre o cativeiro de Elrond e Elros.
Após a Guerra da Ira, os Filhos de Fëanor restantes desapareceram da história. Maedhros cometeu suicídio, enquanto Maglor desapareceu sem deixar rastro, deixando Elrond e Elros sozinhos. Portanto, em algum momento Gil-galad recebeu Elrond em suas fileiras como seu arauto, depois que este escolheu ser um dos Elfos.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond
A SEGUNDA ERA
No ano 1 da Segunda Era, Gil-galad permaneceu na Terra-Média e estabeleceu um reino em Lindon, que era geograficamente forte e seguro contra inimigos. No auge, seu reino se estendia para o leste até as Montanhas Nebulosas e as partes ocidentais de Greenwood, embora a maioria dos Eldar permanecesse em Lindon e no refúgio de Elrond em Valfenda.
O Rei de Lindon tinha uma aliança com os Homens do Oeste, especialmente com Tar-Aldarion, Os Fiéis e Elendil. Gil-galad reinou como Alto Rei dos Noldor durante a Segunda Era e durante este tempo recebeu as sementes de mellyrn, árvores de Tar-Aldarion, Rei de Númenor. Mas as sementes não cresceriam em sua terra, então ele as deu a Galadriel antes que ela deixasse Lindon. Ela carregou essas sementes por um longo tempo, finalmente plantando-as em Lindórinand. Quando eles cresceram lá, foi renomeado para Laurelindórenan.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel
Em algum momento, Gil-galad e Elrond foram abordados por um estranho chamado Annatar, que se chamava o Senhor dos Presentes. Com bela aparência, conversa envolvente e oferendas cativantes, Gil-galad percebeu que Annatar não era o que parecia. Portanto, se recusou a fazer negócios com o estranho e enviou uma mensagem a todos os Elfos para que o evitassem.
No entanto, Annatar foi recebido em Eregion, onde ensinou aos Elfos como fazer os Anéis do Poder. Mas a desconfiança de Gil-galad foi comprovada, pois Annatar era Sauron disfarçado, e os anéis eram ferramentas para seus planos de dominar a Terra-Média.
Juntando-se ao exército de Gondor liderado por Anárion, o Exército da Última Aliança confrontou as forças de Sauron na Batalha de Dagorlad, uma longa e sangrenta batalha que acabou resultando na vitória da Aliança. Os Elfos e os homens então passaram para Mordor e sitiaram Barad-dûr por sete anos.
Eventualmente Sauron emergiu e Gil-galad e Elendil duelaram com o Lorde das Trevas. Durante sua luta, Gil-galad e Elendil infligiram feridas mortais suficientes no Lorde das Trevas para destruir seu corpo, mas ao custo de terem recebido feridas terríveis em troca. Este sacrifício permitiu que Isildur cortasse o Anel do dedo de Sauron; mas Gil-galad recebeu ferimentos graves e pereceu.
Gil-galad era conhecido por ter esposa, nem filhos, então o reinado dos Noldor terminou na Terra-Média e Círdan foi a partir de então o Senhor dos Portos Cinzentos e Lindon.
Mais tarde, o Reino dos Altos Elfos foi confiado por Celebrimbor com dois dos três Anéis Élficos: Vilya (Anel do Ar) e Narya (Anel de Fogo); que Gil-galad passou para seu arauto Elrond e seu tenente Círdan antes de sua morte.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Celebrimbor
A TERCEIRA ERA
Gil-galad não chegou até a Terceira Era.
PODERES
Seus poderes são desconhecidos.
CURIOSIDADES
A famosa arma de Gil-galad era uma lança chamada Aeglos que ninguém podia resistir.
OUTRAS MÍDIAS
Gil-galad é um personagem importante na mitologia tolkiana e esteve presente em algumas mídias.
LIVROS
- O Silmarillion;
- Contos Inacabados;
- História da Terra-Média;
- A sociedade do Anel.
FILMES
O Alto Rei dos Elfos do Oeste apareceu no longa O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, sendo interpretado por Mark Ferguson. Infelizmente, a cena da morte de Gil-galad foi deletada, porém ele faz uma breve aparição quando luta contra vários orcs com sua lança Aeglos. E também aparece brevemente como um dos três portadores de anéis élficos originais (junto com Galadriel e Círdan) usando o Anel Vilya.
GAMES
Gil-galad ainda não teve uma aparição nos games da franquia O Senhor dos Anéis.
TV
O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Benjamin Walker (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Prime Video no dia 1 de setembro de 2022.
Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.
Assista ao primeiro trailer:
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!