O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad
    0 (0)

    Gil-galad era um Elfo noldorin filho do Elfo Orodreth e detinha a mais alta autoridade entre os Elfos que governava, sendo o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e era respeitado tanto pelos Noldor quanto pelos Sindar.

    O Senhor dos Altos Elfos formou a Última Aliança de Elfos e Homens ao lado do Rei Elendil; liderando os Elfos à guerra contra o maia Sauron durante este tempo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    NOMES E TÍTULOS

    Os Elfos são famosos por sua longevidade e seres com tantos anos de vida, acabam possuindo muitos nomes e títulos; e com Gil-galad não era diferente; entre seus títulos os mais conhecidos eram:

    • Alto Rei dos Elfos do Oeste;
    • Alto Rei dos Noldor;
    • Artanáro;
    • Ereinion;
    • Finellach;
    • Senhor de Eriador;
    • Senhor dos Altos Elfos;
    • Rei de Lindon;
    • Rei dos Altos Elfos;
    • Rei dos Eldar;
    • Rodnor.

    ORIGEM

    Gil-galad nasceu em Eldamar como filho de Orodreth e neto de Angrod Eldalótë, ligando-o assim à Casa de Finarfin. Ele ainda era jovem durante os tempos do Exílio dos Noldor e batalhas como Dagor Bragollach e Nírnaeth Arnoediad. Seu pai governou Minas Tirith, mas pouco antes de sua queda pelas forças de Sauron, Orodreth enviou sua esposa e filho para os Portos das Falas aos cuidados Círdan, o Armador

    A PRIMEIRA ERA

    Com Círdan, Gil-galad viveu até que Morgoth destruiu os portos após a Batalha das Lágrimas Incontáveis, e Gil-galad e Círdan escaparam para a Ilha de Balar com o resto dos Falathrim.

    Após a morte de Turgon durante a Queda de Gondolin, Gil-galad recebeu a Realeza dos Noldor e quando os Filhos de Fëanor cometeram o Terceiro Fratricídio, o Senhor de Eriador recebeu a notícia do saque dos Portos do Sirion, mas ele chegou tarde demais para impedir os fëanorianos, que fugiram depois que a batalha acabou. No entanto, os sobreviventes se juntaram a Gil-galad e foram com ele para Balar, onde lhe contaram sobre o cativeiro de Elrond e Elros

    Após a Guerra da Ira, os Filhos de Fëanor restantes desapareceram da história. Maedhros cometeu suicídio, enquanto Maglor desapareceu sem deixar rastro, deixando Elrond e Elros sozinhos. Portanto, em algum momento Gil-galad recebeu Elrond em suas fileiras como seu arauto, depois que este escolheu ser um dos Elfos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    A SEGUNDA ERA

    No ano 1 da Segunda Era, Gil-galad permaneceu na Terra-Média e estabeleceu um reino em Lindon, que era geograficamente forte e seguro contra inimigos. No auge, seu reino se estendia para o leste até as Montanhas Nebulosas e as partes ocidentais de Greenwood, embora a maioria dos Eldar permanecesse em Lindon e no refúgio de Elrond em Valfenda.

    O Rei de Lindon tinha uma aliança com os Homens do Oeste, especialmente com Tar-AldarionOs Fiéis e Elendil. Gil-galad reinou como Alto Rei dos Noldor durante a Segunda Era e durante este tempo recebeu as sementes de mellyrn, árvores de Tar-Aldarion, Rei de Númenor. Mas as sementes não cresceriam em sua terra, então ele as deu a Galadriel antes que ela deixasse Lindon. Ela carregou essas sementes por um longo tempo, finalmente plantando-as em Lindórinand. Quando eles cresceram lá, foi renomeado para Laurelindórenan. 

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel

    Em algum momento, Gil-galad e Elrond foram abordados por um estranho chamado Annatar, que se chamava o Senhor dos Presentes. Com bela aparência, conversa envolvente e oferendas cativantes, Gil-galad percebeu que Annatar não era o que parecia. Portanto, se recusou a fazer negócios com o estranho e enviou uma mensagem a todos os Elfos para que o evitassem.

    No entanto, Annatar foi recebido em Eregion, onde ensinou aos Elfos como fazer os Anéis do Poder. Mas a desconfiança de Gil-galad foi comprovada, pois Annatar era Sauron disfarçado, e os anéis eram ferramentas para seus planos de dominar a Terra-Média. 

    Juntando-se ao exército de Gondor liderado por Anárion, o Exército da Última Aliança confrontou as forças de Sauron na Batalha de Dagorlad, uma longa e sangrenta batalha que acabou resultando na vitória da Aliança. Os Elfos e os homens então passaram para Mordor e sitiaram Barad-dûr por sete anos.

    Eventualmente Sauron emergiu e Gil-galad e Elendil duelaram com o Lorde das Trevas. Durante sua luta, Gil-galad e Elendil infligiram feridas mortais suficientes no Lorde das Trevas para destruir seu corpo, mas ao custo de terem recebido feridas terríveis em troca. Este sacrifício permitiu que Isildur cortasse o Anel do dedo de Sauron; mas Gil-galad recebeu ferimentos graves e pereceu. 

    Gil-galad era conhecido por ter esposa, nem filhos, então o reinado dos Noldor terminou na Terra-Média e Círdan foi a partir de então o Senhor dos Portos Cinzentos e Lindon.

    Mais tarde, o Reino dos Altos Elfos foi confiado por Celebrimbor com dois dos três Anéis Élficos: Vilya (Anel do Ar) e Narya (Anel de Fogo); que Gil-galad passou para seu arauto Elrond e seu tenente Círdan antes de sua morte.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Celebrimbor

    A TERCEIRA ERA

    Gil-galad não chegou até a Terceira Era.

    PODERES

    Seus poderes são desconhecidos.

    CURIOSIDADES

    A famosa arma de Gil-galad era uma lança chamada Aeglos que ninguém podia resistir. 

    OUTRAS MÍDIAS

    Gil-galad é um personagem importante na mitologia tolkiana e esteve presente em algumas mídias.

    LIVROS

    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados;
    • História da Terra-Média;
    • A sociedade do Anel.

    FILMES

    O Alto Rei dos Elfos do Oeste apareceu no longa O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, sendo interpretado por Mark Ferguson. Infelizmente, a cena da morte de Gil-galad foi deletada, porém ele faz uma breve aparição quando luta contra vários orcs com sua lança Aeglos. E também aparece brevemente como um dos três portadores de anéis élficos originais (junto com Galadriel e Círdan) usando o Anel Vilya.

    GAMES

    Gil-galad ainda não teve uma aparição nos games da franquia O Senhor dos Anéis.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Benjamin Walker (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Prime Video no dia 1 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop0 (0)

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações0 (0)

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan0 (0)

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos0 (0)

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.