O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Isildur
    0 (0)

    Isildur era o filho mais velho de Elendil e irmão de Anárion. Ele e Anárion fundaram e governaram conjuntamente Gondor, enquanto seu pai morava em Arnor, no norte.

    Na Guerra da Última Aliança, Isildur cortou o Um Anel da mão do Maia Sauron, mas ele se recusou a destruí-lo. Isildur foi posteriormente morto por Orcs e o Um Anel foi perdido no Desastre dos Campos de Lis por quase 2.500 anos. Sua recusa em destruir o Um Anel permitiu que o espírito de Sauron durasse e assegurou que ele continuaria sendo uma ameaça para a Terra-Média.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    A linhagem de Isildur sobreviveu nos Dúnedain do Norte e seu herdeiro ajudaria a acabar com o poder de Sauron na Guerra do Anel.

    NOMES E TÍTULOS

    Apesar de não viver tanto quanto os Elfos, os numenorianos também tinham uma vida longa e Isildur ao longo de seus 234 anos recebeu alguns títulos, como:

    • Rei de Gondor;
    • Alto Rei de Arnor e Gondor;
    • Rei de todos os Dúnedain.

    ORIGEM

    Isildur nasceu em Númenor e vivia junto com sua família no refúgio de Rómenna na costa leste da ilha de Númenor. Seu pai era Elendil e seu avô era Amandil, o Senhor de Andúnië. Os Senhores de Andúnië descendiam dos Reis de Númenor através de Silmariën, a filha mais velha do quarto Rei de Númenor, Tar-Elendil.

    A PRIMEIRA ERA

    Ar-Pharazôn, o Rei de Númenor, capturou Sauron e o trouxe para Númenor. Entretanto, Sauron se permitiu ser levado porque queria corromper os númenorianos para causar sua queda. Ele usou seu desejo de imortalidade e poder para convencê-los a renunciar a divindade Eru e adorar Morgoth.

    À medida que a influência de Sauron aumentava, os Fiéis – um pequeno grupo de númenorianos permaneceu amigável com os Elfos e fiel a Eru e aos Valar – começaram a se preparar para deixar Númenor. Eles encheram nove navios com suas famílias e muitos de seus bens valiosos, incluindo o palantíri. Isildur tinha três navios próprios, e trouxe a bordo a muda de Nimloth, a Árvore Branca; a Pedra de Erech; assim como sua esposa e seu filho Elendur.

    Os nove navios dos Fiéis foram poupados pelos mares e um grande vento do oeste os enviou para as costas da Terra-Média. Elendil desembarcou no norte com quatro navios, enquanto Isildur e Anárion chegaram no sul, às Fozes do Anduin com três e dois navios respectivamente. Elendil e seus filhos estabeleceram o reino norte de Arnor e o reino sul de Gondor, onde Elendil era o Grande Rei de ambos os reinos, mas governou de Arnor e entregou o governo de Gondor a seus filhos.

    Isildur viveu em Minas Ithil, a leste do Anduin, enquanto Anárion fez sua casa em Minas Anor, a oeste do Anduin. Eles governaram a partir de sua capital conjunta de Osgiliath, construída em ambas as margens do rio.

    A SEGUNDA ERA

    Nos primeiros dias de Gondor, Isildur foi para a Colina de Erech na entrada do Vale da Raiz Negra nas Montanhas Brancas. No topo da colina colocou a Pedra de Erech, uma grande esfera negra que trouxera de Númenor. O Rei de Gondor se encontrou com o Rei dos Homens da Montanha, que jurou lealdade a Isildur sobre a Pedra.

    Sauron atacou e capturou Minas Ithil, porém Isildur escapou com sua esposa e filhos e uma muda da Árvore Branca. Isildur e sua família embarcaram em um navio nas Fozes do Anduin e navegaram ao redor da costa da Terra-Média, procurando Elendil em Arnor. 

    Elendil consultou Gil-galad, o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e juntos formaram a Última Aliança de Elfos e Homens para se opor a Sauron. Nesse mesmo ano, o filho mais novo de Isildur, Valandil, nasceu na casa de Elrond em Valfenda.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond

    Quando Isildur convocou os Homens das Montanhas para se juntarem à luta contra Sauron, eles recusaram e o Rei de Gondor os amaldiçoou e disse que eles nunca descansariam até que cumprissem seu juramento, e assim eles assombraram os Caminhos dos Mortos até que pagaram sua dívida com Aragorn, na Terceira Era. 

    O exército da Última Aliança se reuniu em Valfenda e então marchou para a guerra. Isildur e seus três filhos mais velhos Elendur, Aratan e Ciryon foram com o exército, enquanto a esposa de Isildur e seu filho Valandil permaneceram em Valfenda.

    Durante a Guerra da Última Aliança as forças de Sauron foram derrotadas na Batalha de Dagorlad na planície fora de Mordor, e o exército da Última Aliança entrou no reino de Sauron e sitiou Barad-dûr. O cerco durou sete anos e muitos Homens e Elfos foram mortos, incluindo o irmão de Isildur, Anárion.

    Finalmente, o próprio Sauron desceu de sua torre; Ele lutou com Gil-galad e Elendil nas encostas do Monte da Perdição. Durante o combate, Sauron foi derrubado, mas Gil-galad e Elendil morreram na luta, com a espada de Elendil, Narsil, se quebrando ao longo do combate.

    Isildur pegou o punho da espada e usou a lâmina quebrada para cortar o Um Anel da mão de Sauron. O espírito de Sauron fugiu de seu corpo, mas enquanto o Anel que detinha muito de seu poder sobrevivesse, seu espírito sobreviveria. E apaixonado pela aparente beleza do Anel, Isildur o tomou para si.

    Após a Guerra da Última Aliança, Isildur partiu de Minas Anor com seus três filhos mais velhos e uma companhia de cavaleiros. Eles marcharam pelos Vales do Anduin no lado leste do rio, em direção à Passagem Alta sobre as Montanhas Nebulosas. O Rei de Gondor pretendia entregar o Um Anel a Elrond, como sugerido por seu filho mais velho e confidente, Elendur.

    Trinta dias depois da partida, a companhia de Isildur foi atacada por Orcs perto dos Campos de Lis. Os Orcs não sabiam que Isildur tinha o Um Anel, mas foram inconscientemente atraídos por seu poder. Os homens de Isildur estavam em desvantagem numérica de dez para um e, embora inicialmente tenham conseguido repelir o ataque formando uma parede de escudos, os Orcs renovaram seu ataque após o anoitecer e os homens foram esmagados.

    O filho de Isildur, Aratan, foi mortalmente ferido, e seu filho Ciryon foi morto. Seu filho mais velho, Elendur, implorou que ele fugisse para evitar que os Orcs capturassem o Anel. Isildur concordou e se separou com grande tristeza de Elendur, que foi morto liderando os restantes Dúnedain.

    Em sua fuga, o Rei de Gondor tirou a armadura e entrou no rio com a intenção de tentar atravessá-lo. A corrente era forte e, apesar de sua grande força, puxou-o para os pântanos dos Campos de Lis. Então o Anel saiu do dedo de Isildur e se perdeu nas águas. Ao atravessar o rio, Isildur foi visto por Orcs que o mataram com flechas.

    O filho mais novo de Isildur, Valandil, tornou-se o Grande Rei de Arnor quando atingiu a maioridade, mas ele não reivindicou o reinado de Gondor, e os dois reinos se separaram. Gondor continuou a ser governada pelos herdeiros de Anárion, enquanto Arnor foi governada pelos herdeiros de Isildur. 

    A TERCEIRA ERA

    Isildur não chegou até a Terceira Era.

    No final da Terceira Era os Reinos de Arnor e Gondor foram reunidos por Aragorn II Elessar, herdeiro de Isildur.

    PODERES

    Devido à sua linhagem numenoriana, Isildur tem uma grande longevidade.

    CURIOSIDADES

    No game LEGO The Lord of the Rings: The Video Game Isildur é dublado pelo ator Hugo Weaving, que interpretou o Elfo Elrond na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

    OUTRAS MÍDIAS

    O personagem criado por Tolkien aparece em:

    LIVROS

    • A Sociedade do Anel;
    • O Retorno do Rei;
    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados: A História de Galadriel e Celeborn.

    FILMES

    Isildur é interpretado por Harry Sinclair no longa de Peter Jackson.

    GAMES

    • The Lord of the Rings: The Two Towers;
    • Middle-Earth: Shadow of War;
    • LEGO The Lord of the Rings: The Video Game;
    • The Lord of the Rings Online.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Maxim Baldry em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Prime Video no dia 1 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop0 (0)

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações0 (0)

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan0 (0)

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos0 (0)

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.