Início FILMES Artigo Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sarah Caroline Olivia Sinclair, conhecida como Olivia Colman é uma atriz britânica, vencedora do Oscar de Melhor Atriz e conhecida pelos seus papéis em séries de televisão e também nas telas do cinema.

História

Colman nasceu em Norwich, Norfolk e é filha de Mary Leakey, uma enfermeira, e do topógrafo Keith Colman. Após frequentar a Universidade de Cambridge, onde estudou a Educação Primária, Olivia Colman mudou de curso depois de passar apenas um semestre e foi estudar Representação na Bristol Old Vic Theatre School, tendo concluído os estudos em 1999.

Enquanto esteve em Cambridge, fez parte do famoso grupo de teatro Footlights. A atriz é casada com Ed Sinclair, um ator e escritor que conheceu na universidade. Os dois são casados desde 2001 e têm três filhos.

Todos nós a conhecemos como a rainha do entretenimento americano, com seu papel ganhador do Oscar como Rainha Anne em A Favorita e o papel da Rainha Elizabeth II em The Crown. Mas para os britânicos – e fãs da televisão britânica – Colman há muito tempo é uma figura fixa, chegando a ocupar o topo da lista de 2018 do Radio Times das pessoas mais poderosas da televisão britânica. 

Do ponto de vista do espectador, seu sucesso é imensamente satisfatório – tanto por seu talento inegável quanto por sua reputação como uma pessoa genuinamente boa. Se você ainda não é um fã apaixonado, sente-se, relaxe e seja doutrinado no culto de Olivia Colman.

Início de carreira

Por anos, Colman conciliou a atuação com trabalhos de faxineira e secretária, até que os amigos David Mitchell e Robert Webb lhe ofereceram uma oportunidade de participar da série da BBC, Bruiser, em 2000.

Um de seus primeiros créditos como atriz é para uma personagem em The Office na versão original britânica (2002) interpretando Helena, e mais tarde ela apareceu em episódios de Skins (2008) e Doctor Who (2010).

Seu primeiro papel importante foi em Peep Show (2003). A sitcom britânica teve seu início em 2003 e foi exibida até 2015, durante nove temporadas, pela emissora Channel 4. Olivia Colman apareceu em 33 episódios da comédia considerada cult no Reino Unido e interpretou Sophie Chapman, personagem que tinha interesse amoroso em um dos protagonistas, Mark Corrigan (David Mitchell). 

De séries de comédia, até dramas de deixar qualquer um com lágrimas no rosto, Colman ascendeu como atriz na televisão britânica e realizou papéis diversos em sua trajetória, mostrando uma adaptabilidade criticamente aclamada. Mas sua grande oportunidade veio do Tiranossauro (2011). Paddy Considine, o ator que virou diretor, foi quem finalmente deu a Olivia Colman a chance de mostrar seu lado sério. 

Colman disse ao The New York Times:

“Eu sempre quis fazer esses tipos de papéis dramáticos e sempre soube que ninguém me via dessa maneira.”

Prêmios

Seu primeiro prêmio BAFTA, internacionalmente reconhecido e o mais importante das premiações britânicas, foi em 2012. Olivia Colman levou dois prêmios, um por seu trabalho como atriz coadjuvante em drama, pela série Accused, e o outro como atriz em comédia por Twenty Twelve

Em 2013, ela conquistou seu maior papel até então. Ela interpretou a detetive Ellie Miller no drama policial Broadchurch, no qual contracenou com David Tennant e Jodie Whittaker. O papel não só a estabeleceu de vez como uma atriz dramática, mas também lhe rendeu seu segundo BAFTA e indicações a inúmeros prêmios britânicos. 

Seguindo os grandes prêmios recebidos por sua atuação, em 2017 a artista recebeu seu primeiro Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante por The Night Manager, minissérie da BBC One que foi adaptada do romance de 1993 de John Le Carré ao lado de Tom Hiddleston e Hugh Laurie, assim como indicações ao Emmy, ao Critics Choice Awards e ao Satellite Awards.

No mesmo ano, Colman ainda participou de Fleabag. A comédia de sucesso criada e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge foi um dos grandes destaques do Emmy de 2019, levando quatro troféus para casa: Melhor Série Cômica, Melhor Roteiro em Série Cômica, Melhor Direção em Série Cômica e Melhor Atriz em Série Cômica (entregue para Waller-Bridge).

Em uma entrevista à Entertainment Weekly, Olivia Colman disse que é eternamente grata a Phoebe por ter escrito este papel:

“Eu sempre quis interpretar a vilã e ela escreveu uma muito boa.”

Cravando seus pés definitivamente em sua carreira internacional, a atriz retomou sua parceria com Yorgos Lanthimos em A Favorita,  diretor com quem já havia trabalhado no longa A Lagosta. O filme sobre a Rainha Ana da Grã Bretanha e a disputa por sua confiança e amor entre Abigail Masham (Emma Stone) e Sarah Churchill (Rachel Weisz) foi um sucesso absoluto de críticas e de prêmios. 

Por sua atuação, Colman levou o Oscar para casa em 2019 como Melhor Atriz, além de ganhar, na mesma categoria, o Globo de Ouro e o BAFTA. O filme ainda levou o prêmio do júri no Festival de Veneza e elevou seu destaque como uma atriz de muita relevância no cenário audiovisual.

Seu discurso no Oscar se tornou um fenômeno

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Quando Olivia recebeu a estatueta de Melhor Atriz, ela ainda era relativamente desconhecida para o público americano – mas isso mudou rapidamente depois que seu discurso brilhantemente emocionado, e ao mesmo tempo engraçado, levou a plateia a rir em variados momentos.

 “Isso é um pouco estressante.”

Brincou a atriz ao receber a estatueta das mãos de Frances McDormand.

Assista o discurso de Oliva Colman:

Sua estreia em The Crown

Em outubro de 2017, Colman foi escalada para interpretar a Rainha Elizabeth II na terceira e quarta temporada da série The Crown substituindo a atriz Claire Foy

A terceira temporada foi lançada em novembro de 2019. Por sua atuação, ela ganhou um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Drama e um Screen Actors Guild Award por Melhor Elenco em Série Dramática.

A quarta temporada foi lançada em 15 de novembro de 2020 mantendo a impecável atuação no tão esperado momento em que a personagem Lady Di (Emma Corrin) é inserida na série.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | The Crown e o impacto da Princesa Diana

Apesar de todas essas mudanças, a Rainha Elizabeth segue como a personagem mais explorada, tanto em cena quanto nos bastidores. Para vivê-la, por exemplo, a atriz passou por um processo minucioso de caracterização. Só para deixar a peruca que usa no jeito certo para as gravações era preciso mais de uma hora.

No vídeo a seguir, você fica por dentro dos detalhes desse processo:

Os 10 melhores trabalhos de Olivia Colman

The Office (2001-2003)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: David Brent (Ricky Gervais) acha que é o chefe mais legal e amado de todos. Mas ele não é. Em um escritório de uma fábrica de papel na zona industrial do Reino Unido, ele vive se envergonhando em frente às câmeras. Em estilo de Falso Documentário, gira em torno da rotina do escritório e de seus funcionários.

Curiosidade: A atriz participou, em 2002, do episódio Entrevista, como a personagem Helena.

Peep Show (2003-2015)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: A única coisa que Mark (David Mitchell) e Jez (Robert Webb) têm em comum além do apartamento que dividem é o fato de eles levarem vidas nada normais. Mark tem um emprego fixo como Gerente de Crédito, e Jez, desempregado, sonha em fazer sua carreira como músico e passa a morar no apartamento do amigo depois de terminar com a namorada, e os dois passam a dividir o dia-a-dia e as aflições. 

Curiosidade: Colman interpretou a personagem Sophie Chapman em 33 episódios da série.

Tiranossauro (2011)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: Joseph (Peter Mullan) é um homem amargurado, cuja raiva que o atormenta está levando ele para o caminho da autodestruição. A escuridão de seu momento turbulento ganha uma luz quando ele conhece Hannah (Olivia Colman), uma vendedora da loja de caridade da igreja cristã. Contudo, a relação desenvolvida pelos dois poderá ser abalada definitivamente a partir de um segredo que ela esconde.

Twenty Twelve (2011-2012)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: A história, narrada pelo ator David Tennant, gira em torno da equipe responsável por organizar as cerimônias comemorativas, bem como os jogos. Com um orçamento de 9 bilhões de libras, eles precisam solucionar desde questões de rotina até grandes problemas. A equipe é comandada por Ian Fletcher (Hugh Bonneville), que assumiu o cargo por conseguir manter a calma sob pressão e uma postura positiva, a despeito do “mundo desmoronar” ao seu redor. 

Curiosidade: A personagem de Olivia Colman, Sally Owen, esteve presente em 10 episódios da série.

Accused (2012)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: Sem personagens fixos, a série mostra a vida de diferentes pessoas a cada episódio. Cada personagem passa por uma determinada situação que os leva a cometer algum crime e, consequentemente, lidar com as consequências.

Broadchurch (2013-2017)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: A pequena e litorânea Broadchurch torna-se o centro das atenções e provoca o delírio da mídia quando o corpo do garoto Danny Latimer, de 11 anos, é encontrado na praia. Para investigar o caso, o detetive Alec Hardy (David Tennat) irá trabalhar com a policial Ellie Miller (Olivia Colman). Este crime vai abalar as estruturas dos cidadãos de Broadchurch, e pode destruir a harmonia da cidade.

The Night Manager (2016)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: Jonathan Pine (Tom Hiddleston) é um ex-soldado britânico que seguiu a carreira como auditor noturno de um hotel de luxo. Seu caminho se cruza com o de Sophie (Aure Atika), uma bela mulher de origem árabe e francesa, que por sua vez tem ligação com Richard Onslow Roper (Hugh Laurie), um inglês do mercado negro especializado em armas.

Ela fornece a Pine documentos criminosos, que ele entrega a um amigo na inteligência britânica. Quando Sophie aparece morta, Jonathan Pine decide trabalhar disfarçado como parte de um plano contra Roper para se vingar da morte da mulher. 

Curiosidade: Na minissérie, Olivia Colman interpreta a personagem Angela Burr.

Fleabag (2016-2019)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem adulta lidando com problemas quase universais sob o ponto de vista feminino: problemas de relacionamento, frustração sexual e profissional, conflitos familiares. Uma mulher moderna vivendo em Londres, ela está tentando curar uma ferida enquanto recusa ajuda daqueles à sua volta, mantendo seu perfil intimidante o mais intacto possível. 

Curiosidade: Na série da BBC, Colman dá vida a madrinha da protagonista.

A Favorita (2019)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse: Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.

Curiosidade: Colman engordou 15 quilos para o papel e, entre crises de gota e vômitos, a Rainha Anne dificilmente seria um símbolo sexual. Para muitas atrizes preocupadas com a imagem, o papel seria um fracasso, mas para Olivia Colman, isso era ideal.

Em entrevista ao The New York Times, ela disse: 

“Eu não deveria ter uma aparência bonita ou ser legal, e foi libertador e brilhante.”

The Crown (2016-Em andamento)

Olivia Colman: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

Sinopse 3ª temporada: Algumas décadas depois, agora a Rainha Elizabeth II (Olivia Colman) enfrenta as consequências do pós-guerra e se preocupa quando Harold Wilson (Jason Watkins) se torna o primeiro ministro durante um período de eclosão de movimentos antimonarquistas.

Sinopse 4ª temporada: A quarta temporada acompanha mais uma década da família real britânica, passando pelo casamento de Charles (Josh O’Connor) com a Princesa Diana (Emma Corrin), bem como pelo relacionamento da Rainha Elizabeth (Olivia Colman) com a Primeira-Ministra Margaret Tatcher (Gillian Anderson). 

Curiosidade: Por tratar de vários momentos da família real britânica, a série conta com diversos atores e atrizes para retratarem as figuras em cada período histórico. Olivia Colman chegou em The Crown em 2019 e ficou até 2020, na 3ª e 4ª temporada, respectivamente e agora passa a coroa para a atriz Imelda Stauton.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | The Crown: Conheça os atores confirmados para a 5ª temporada

Colman conta com alguns projetos para 2021; Dentre eles a animação Super Conectados, The Lost Daughter, Mothering Sunday e Landscapers, ainda sem títulos nacionais.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.