Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Finalmente a sexta – e última – temporada de Peaky Blinders chegou ao catálogo da Netflix no dia 10 de junho; será que a trajetória de Thomas Shelby (Cilliam Murphy) e sua família chegará realmente ao fim?

    Enquanto Peaky Blinders segue a ascensão da fortuna da família Shelby, é também a história dos anos entre guerras na Grã-Bretanha – uma época de mudanças sociais e econômicas radicais. As mulheres ingressam no mercado de trabalho em maior número, exigindo votar e opinar sobre seu futuro; estruturas de classe rígidas começam a se suavizar e novas ideologias se estabelecem. Embora muitos dos personagens e enredos sejam fictícios, cada temporada é baseada em eventos históricos, com muitas figuras da vida real como Winston Churchill e Sir Oswald Mosley, por exemplo; se cruzando com Tommy e sua família para moldar a narrativa. 

    Veja abaixo os principais acontecimentos históricos da série desde a primeira temporada até a quinta!

    1ª temporada – 1919: O fim da Primeira Guerra Mundial

    Com o fim do derramamento de sangue sem precedentes da Primeira Guerra Mundial, milhões de homens voltam para casa no Reino Unido para tentar recomeçar de onde pararam. Entre eles estão Tommy Shelby e seus irmãos Arthur (Paul Anderson) e John (Joe Cole), que voltam a Birmingham depois de quatro anos nas trincheiras da França. Com cicatrizes, cansados ​​da batalha e lidando com o estresse pós-traumático, eles logo percebem que o mundo mudou na ausência deles. As mulheres entraram na força de trabalho, e há um aumento na agitação social e econômica. A revolução está no ar, enquanto socialistas como Freddie Thorne (Iddo Goldberg) e Ada Shelby (Sophie Rundle) lutam por mais oportunidades para a classe trabalhadora. 

    A mudança também está chegando para os Peaky Blinders. Olhando para o futuro, Tommy promete expandir os negócios da família para caminhos mais legítimos. Mas quando a gangue acidentalmente rouba um carregamento de armas, Winston Churchill (Andy Nyman) envia o inspetor-chefe Chester Campbell (Sam Neill) para recuperá-las, temendo que elas caiam nas mãos do cada vez mais militante Exército Republicano Irlandês, mais conhecido por sua sigla em inglês, IRA (Irish Republican Army) e ser usado contra o governo. É assim que a agente disfarçada Grace (Annabelle Wallis) acaba trabalhando no pub The Garrison, relatando as atividades de Tommy para Campbell. Mas quando os dois se apaixonam, todas as “apostas são canceladas”.

    2ª temporada – 1921: Uma divisão dentro do IRA

    Grace vive! Depois de atirar no Major Campbell (que também sobrevive), ela foge para a América para uma nova vida. Dois anos depois, o Tratado Anglo-Irlandês de 1921 encerra a Guerra da Independência da Irlanda, mas cria uma divisão dentro do IRA e, claro, Tommy é pego no meio dela. Depois de realizar um golpe em nome da facção anti-tratado, ele é chantageado por Campbell para trabalhar para a Coroa em uma operação secreta. Atormentada pelos sonhos de seus filhos perdidos, Polly (Helen McCrory) tenta procurá-los e finalmente se reencontra com Michael (Finn Cole), que se junta aos negócios da família. Enquanto isso, a expansão dos Peaky Blinders em Londres os coloca em conflito com gangues rivais lideradas por Alfie Solomons (Tom Hardy) e Darby Sabini (Noah Taylor).

    A Era do Jazz está em pleno andamento, e isso significa que vemos muitas casas noturnas – a maioria das quais são controladas por Sabini – e bebidas, que Solomon fabrica e depois faz parceria com Tommy para vender com alta margem de lucro na Prohibition America. Tudo vem à tona durante o Epsom Derby, uma das corridas de cavalos mais prestigiadas da Grã-Bretanha, que simboliza a maneira como as linhas de classe começaram a se confundir após a Primeira Guerra Mundial.

    3ª temporada – 1924: O primeiro governo trabalhista

    A fortuna dos Shelbys estão agora em ascensão. Nós reencontramos Tommy e Grace, que finalmente estão casados ​​e morando em uma mansão nos arredores de Birmingham – embora comparado a Small Heath, pode muito bem ser o paraíso. Mas esse luxo tem um preço: o primeiro governo trabalhista foi eleito em 1923, e o medo de que o comunismo esteja se espalhando deu origem a organizações ultraconservadoras determinadas a impor o status quo. Uma delas é a Liga Econômica, liderada pelo padre Hughes (Paddy Considine), que chantageia Tommy para trabalhar para ele. Como? Ajudando ex-aristocratas russos a derrubar o governo soviético.

    Já se passaram sete anos desde a Revolução Russa, e muitos ex-aristocratas estão vivendo no exílio na Grã-Bretanha. Conhecidos como os russos brancos, eles anseiam pelo retorno da monarquia e estão dispostos a pagar a Tommy uma boa quantia para ajudar. Mas as coisas ficam complicadas para os Peaky Blinders.

    4ª temporada – 1926: Mulheres em greve

    A América entra em conflito com a Inglaterra quando o gângster italiano Luca Changretta (Adrien Brody) inicia uma disputa de sangue com os Peaky Blinders por matar seu pai na terceira temporada e embosca Arthur e Michael. 

    Apesar das negociações questionáveis, os interesses comerciais da Shelby são em sua maioria legítimos, e suas fábricas continuam a prosperar – até que uma ação sindical liderada por Jessie Eden (Charlie Murphy) ameaça causar problemas. Comunista e a primeira mulher gerente de loja em sua fábrica, Eden está determinada a obter melhores condições de trabalho e direitos iguais para as mulheres. Quando ela convoca uma greve, Polly e o resto das mulheres Blinders se juntam.

    5ª temporada – 1929: A quebra de Wall Street

    Os loucos anos 20 chegam a um impasse com a quebra de Wall Street em 1929. Tommy perde uma quantia significativa de dinheiro, enquanto Michael, que dirigia a operação dos Peaky Blinders na América, retorna a Londres com sua noiva, Gina (Anya Taylor-Joy). Agora um membro do Parlamento, Tommy é apresentado a Sir Oswald Mosley (Sam Claflin), um colega deputado e fascista em ascensão.

    Sob o pretexto de fazer amizade com Mosley e flertar com sua ideologia, Tommy traça planos para matá-lo com a bênção de Winston Churchill (agora interpretado por Neil Maskell). 


    LEIA TAMBÉM:

    Peaky Blinders: Conheça o elenco da 6ª temporada

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Desastre Total: Woodstock 99 | Tudo sobre o documentário da Netflix

    Woodstock de 1969 é sinônimo de Paz e Amor, mas a edição de 99 conseguiu destruir a reputação do maior festival da música.

    CRÍTICA – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Confira a crítica da nova série da Netflix, Sandman, que é a maior criação da lenda Neil Gaiman e que conta com Tom Sturridge como Morpheus.

    Predador: Como funciona a hierarquia dos yautjas?

    Os yautjas da franquia Predador vivem numa sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate; conheça a hierarquia deles.

    Betty Ross: De namorada do Hulk à Harpia Vermelha

    Betty Ross é conhecida como o amor de Bruce Banner, mas tornou-se a Harpia, mais tarde a Mulher-Hulk Vermelha e finalmente a Harpia Vermelha.