Zeus: O Senhor dos deuses do Olimpo na Marvel Comics

    A cada dia que passa estamos mais próximos do lançamento de Thor: Amor e Trovão e é perto da data de lançamento que a Marvel Studios começa a divulgar trailers e teasers que nos mostram alguns personagens que estarão presentes no filme, nos deixando cada vez mais ansiosos para conhecê-los e saber um pouco mais dos seus papéis. Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre Zeus, o Senhor do Olimpo adaptado para as páginas da Marvel Comics.

    A versão de Zeus nos quadrinhos da Marvel é baseada no personagem correspondente da mitologia grega e a primeira aparição do personagem nas HQs foi em Daring Mystery Comics #6 – Introducing Marvel Boy, publicada em setembro de 1940.

    ORIGEM

    A história do Zeus da Marvel não é muito diferente da sua história na Mitologia Grega e nas HQs ele também é o filho mais novo dos Titãs Cronos e Réia; que governavam a dimensão que mais tarde ficou conhecida como Olimpo, depois de derrotarem seu próprio pai, Urano. Enquanto estava morrendo, Urano profetizou que um dos filhos de Cronos o derrubaria, então o Titã comeu cada um de seus filhos após o nascimento.

    Quando o sexto filho de Cronos, Zeus, nasceu no Monte Liceu, na Arcádia; Réia enganou seu marido para que comesse uma pedra acreditando ser o bebê. Zeus foi secretamente confiado à sua avó Gaia para a custódia, e foi escondido nas Cavernas de Dicte, no Monte Egeu de Creta. Lá, o filho sobrevivente do Titã cresceu até a idade adulta e planejou sua vingança contra seu pai.

    Zeus desceu ao Tártaro e libertou seus irmãos agora adultos Hades, Héstia, Hera, Poseidon e Demeter, bem como os três Ciclopes e os três gigantes de cem mãos conhecidos como Hecatônquiros. E pela liberdade, os ciclopes presentearam os três deuses suas respectivas armas: o raio de Zeus, o tridente de Poseidon e o Elmo das Trevas de Hades; e ensinaram a Zeus como usar seus poderes de manipulação de energia.

    Zeus e seus aliados travaram uma guerra de dez anos com os Titãs que terminou com a vitória de Zeus, e assim a previsão de Urano se tornou realidade. Zeus aprisionou a maioria dos Titãs no Tártaro e se estabeleceu no Olimpo como governante supremo da raça olímpica.

    PODERES E HABILIDADES

    Como Senhor do Olimpo, ele tem uma grande variedade de habilidades, incluindo seu raio que também é uma das armas mais poderosas. Ele não é onipotente porém é capaz de manipular energia cósmica, além de ter grande força bruta e ser considerado um personagem com grande agilidade ao voar ou correr e é capaz de viajar na velocidade da luz ou até mais rápido.

    Zeus é o deus olímpico mais poderoso com poderes quase ilimitados que rivaliza com o deus asgardiano Odin. O Senhor do Olimpo também pode aumentar suas habilidades físicas para muito além do nível de Hércules e suportar um golpe direto desse nível de força sem se mover.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    EQUIPES

    O Senhor dos deuses do Olimpo lidera o Monte Olimpo com punho firme que com ajuda de outros deuses: Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Além de seu conselho de deuses olímpicos, o Deus do Trovão que outrora foi cultuado pelos gregos e romanos também já atuou também no Conselho de Divindades, um comitê dos líderes dos panteões de deuses da Terra, projetado para reunir informações e compartilhar informações sobre ameaças que nenhum panteão de deuses não pode lidar sozinho.

    CURIOSIDADES

    Após a Era Hiboriana, a antiga civilização grega começou a surgir, então Zeus fez com que os deuses do Olimpo fossem conhecidos por eles para ganhar sua adoração. Ele descobriu que o principal nexo entre a dimensão olímpica e a Grécia estava no topo do Monte Olimpo, perto de Olímpia, a principal cidade dos Eternos da Terra. Zeus e sua filha Atena se encontraram com Zuras, o líder dos Eternos, e sua filha Azura.

    A semelhança física entre os Eternos e os Olimpianos era tão grande que ambas as partes formaram uma aliança, com os Eternos representando os deuses na Terra. Foi aí que Zuras decretou que sua filha passaria a ser chamada de Thena. No entanto, os humanos começaram a pensar nos Eternos como os próprios deuses do Olimpo e não apenas seus representantes, levando a um crescente ressentimento dos deuses em relação aos Eternos, que eventualmente entraram em guerra por um tempo.

    OUTRAS MÍDIAS

    Zeus por ser uma propriedade pública possui diversas adaptações na cultura pop, seja em filmes, séries, games, livros, etc, porém a versão da Marvel só foi visto até o momento no game Marvel Super Hero Squad.

    CINEMA

    Este ano a Marvel Studios introduzirá o personagem em seu Universo Cinematográfico Marvel em Thor: Amor e Trovão onde Zeus é interpretado pelo ator Russell Crowe muito conhecido por Gladiador (2000), Robin Hood (2010) e Noé (2014).

    Após os trailers do filme, especula-se que Hércules e outros deuses do Olimpo vão estar presentes no longa, já que o próprio Thor aparece em um local que aparenta ser o Monte Olimpo.

    Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas no dia 07 de julho de 2022.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Thor: Amor & Trovão (2022, Taika Waititi)


    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Desastre Total: Woodstock 99 | Tudo sobre o documentário da Netflix

    Woodstock de 1969 é sinônimo de Paz e Amor, mas a edição de 99 conseguiu destruir a reputação do maior festival da música.

    Predador: Como funciona a hierarquia dos yautjas?

    Os yautjas da franquia Predador vivem numa sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate; conheça a hierarquia deles.

    Betty Ross: De namorada do Hulk à Harpia Vermelha

    Betty Ross é conhecida como o amor de Bruce Banner, mas tornou-se a Harpia, mais tarde a Mulher-Hulk Vermelha e finalmente a Harpia Vermelha.

    O Capuz: Quem é o vilão da série Coração de Ferro?

    Conheça Parker Robbins, um bandido comum que ao encontrar um manto e um par de botas místicos, tornou-se O Capuz!