Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics e sua história não é igual a de sua versão mitológica.

    Criado por Stan Lee e Jack Kirby, a primeira aparição do semideus foi na HQ Young Allies Comics #16 – The Mad Prince Shinto And His Suicide Battalion, publicada pela Timely Comics em de junho de 1945.

    ORIGEM

    Hércules é filho de Zeus, Rei dos deuses do Olimpo, com Alcmena, uma mortal de Tebas da Grécia Antiga. Ele nasceu depois de Zeus ter seduzido Alcmena sob o disfarce de seu marido, o Rei Anfitrião, que estava em guerra lutando contra os piratas de Tafos.

    Por medo da fúria de Hera, a Rainha dos Olimpianos, ainda um bebê recém-nascido Hércules foi abandonado fora da cidade; E nesse momento, a sábia e astuta Atena enganou a esposa de Zeus, Hera, a amamentar o menino e assim, inadvertida e inconscientemente, conceder-lhe invulnerabilidade através de seu leite divino. Enquanto Hera amamentava a criança, a força de Hércules fez com que ele mordesse seu seio, e ela o atirou para longe.

    O bebê foi devolvido para sua mãe e aceito por Anfitrião. Eventualmente, Hera enviou duas serpentes para matar a criança, que agora com um ano de idade, já tinha grande força e estrangulou ambas as serpentes com as próprias mãos. Anfitrião criou Hércules como seu filho, treinando-o em todas as formas de combate; durante uma aula com seu professor de música que criticou sua falta de habilidade, Hércules o matou com um único golpe.

    Enquanto crescia, o jovem era rebelde e saía em muitas aventuras por conta própria. Como um semideus adulto na Grécia Antiga, Hércules alcançou fama ao se tornar o maior herói do mundo antigo. Ele fez seu nome sinônimo de enorme força e criou sua lenda atemporal que se tornou conhecida em todo o mundo e ainda é, até hoje, devido a seus muitos feitos heróicos e aventuras, incluindo: 

    • Navegar com Jasão como um Argonauta em busca do Velocino de Ouro;
    • Matar Lorde Kyknos, o sanguinário filho de Ares;
    • Lutar e matar Antaeus, o gigante filho de Gaia;
    • Tomar o lugar do Titã Atlas no fardo de suportar o peso dos céus e;
    • Defender os deuses do Olimpo quando os gigantes de Gaia se revoltaram contra eles.

    Mas, de todas as suas realizações mortais, Hércules é mais conhecido por seus célebres Doze Trabalhos. Ele realizou esses trabalhos para expiar a morte de sua esposa Megara e seus filhos, bem como para provar sua dignidade de imortalidade e divindade para seu pai, Zeus.

    OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics
    1. Matar o Leão Neméia; cuja pele ele manteve para uso como armadura indestrutível;
    2. Derrotar a Hidra de Lerna, a serpente de nove cabeças;
    3. Capturar o Javali de Erimanto vivo;
    4. Capturar a Corça de Cerinéia, um cervo sagrado para Ártemis, deusa olímpica da caça, vivo;
    5. Matar os pássaros do Estínfale devoradores de homens;
    6. Limpar dos estábulos de Augias, lar de 1.000 cabeças de gado;
    7. Matar o touro cretense, pai do Minotauro;
    8. Domar as éguas devoradoras de homens do rei Diomedes;
    9. Obter o Cinturão de Hipólita, Rainha das Amazonas;
    10. Roubar o Gado Vermelho do Rei Geryon, matando Geryon e seu cão de duas cabeças Orthus no processo;
    11. Recuperar as Maçãs Douradas das Hespérides – enquanto matava o dragão Ladon e enganava o Titã Atlas;
    12. Capturar Cerberus, o cãode três cabeças guardião do portão do submundo – resgatando Teseu ao longo do caminho.

    PODERES E HABILIDADES

    Assim como a maioria dos semideuses mitológicos, Hércules possui uma força divina, uma durabilidade extrema, regeneração e “imortalidade”. Ele também possui grande habilidade como arqueiro e possui um grande conhecimento em armas medievais como espadas e lanças.

    Ele é o mais forte dos olimpianos, sendo capaz de proezas como levantar e arremessar uma sequoia gigante, esmagar pedras transformando-as em pó, selar um penhasco inteiro em torno de um oponente com as próprias mãos e arrastar a ilha de Manhattan sem a ajuda de ninguém. Em combate, ele ocasionalmente empunha uma maça de aparência dourada declarada e mostrada como sendo igual em durabilidade ao próprio martelo místico de Thor, o Mjolnir, forjado pelo Deus grego Hefesto.

    EQUIPES

    Mesmo que Hércules e Thor estejam frequentemente em desacordo, Hércules se torna um membro dos Vingadores ao lado dele na HQ Vingadores #45 e fundou a equipe de heróis conhecida como Campeões para enfrentar Plutão (O deus do submundo) que tinha como membros Anjo e Homem de Gelo, Motoqueiro Fantasma e Viúva Negra.

    Hércules é um personagem um tanto difícil de lidar, logo é normal ver que suas histórias são sempre rodeadas de lutas contra heróis e que na maioria das vezes ele “trabalha” sozinho, mas já foi visto atuando junto com outras equipes como os Defensores, Guardiões da Galáxia, S.H.I.E.L.D. e os X-Men.

    CURIOSIDADES

    Algo que gerou grande rebuliço na cultura pop foi um beijo entre Hércules e Logan, o famoso Wolverine, porém esse beijo aconteceu em uma dimensão alternativa, e creem que Hércules só é homossexual nessa realidade… mas é importante ressaltar que Hércules é fundamentado na Mitologia Grega e que não está preso aos padrões sexuais da sociedade atual.

    OUTRAS MÍDIAS

    O personagem já esteve presente em diversas mídias da Marvel, são elas:

    TV

    Na TV, Hércules é apresentado pela primeira vez na série animada The Marvel Super Heroes, lançada no final dos anos 1960, bem como nas animações Quarteto Fantástico (1994), The Super Hero Squad Show, Avengers Assemble e pode ser visto também em Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. como participação especial.

    GAMES

    Nos games o herói pode ser visto em títulos como Marvel Avengers Alliance, Marvel: Ultimate Alliance 2 e Marvel Super Hero Squad: The Infinity Gauntlet.

    CINEMA

    Hércules não teve aparições no cinema, mas com a confirmação de Zeus em Thor: Amor e Trovão, especula-se que o semideus possa ser apresentado no novo filme do Deus do Trovão, que chega aos cinemas no dia 7 de julho; o longa é dirigido por Taika Waititi.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – Thor: Amor e Trovão | Elenco e equipe falam sobre o filme


    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    O Capuz: Quem é o vilão da série Coração de Ferro?

    Conheça Parker Robbins, um bandido comum que ao encontrar um manto e um par de botas místicos, tornou-se O Capuz!

    Predador e suas melhores versões no cinema

    Com o lançamento de Predador: A Caçada, no Star+, nada melhor que relembrar os melhores yautjas já vistos no cinema. Veja a lista!

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça a Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu. A personagem em A Casa do Dragão será vivida por Eve Best.