95 mil pessoas lotaram a Game XP, confirmando que é possível manter um Rio de Janeiro de paz.
Mais uma vez a Cidade do Rio de Janeiro foi palco de um grande evento e reafirmou sua vocação para grandes produções com a apresentação do primeiro game parque do mundo. A Game XP 2018, que nasceu no Rock in Rio 2017 e ganhou vida própria este ano, reuniu 95 mil pessoas durante quatro dias (de 6 a 9 de setembro) no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O clima foi de celebração e paz entre famílias e as diversas tribos que passaram pelo local. Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada neste domingo pelo Ministério da Cultura (MinC) aponta um impacto econômico da Game XP de R$ 53,9 milhões para o Brasil.
De acordo com a FGV, do montante arrecadado R$ 36,7 milhões são de impacto direto (hospedagem, alimentação e transporte), enquanto os demais R$ 17,2 milhões referem-se ao efeito indireto. A metodologia desenvolvida pela instituição considera o efeito cascata que os gastos do público da Game XP têm na economia local.
Para o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, os dados da pesquisa da FGV mostram o efeito multiplicador que a Game XP tem para o mercado nacional.
“Estou certo de que entre o volume de visitantes que passou pelo evento, há muitas pessoas que começam a partir de agora a ter um novo olhar sobre o setor de games. Não apenas como consumidores, mas também como uma alternativa profissional. Nossa tarefa é transformar o sonho dessas pessoas em uma possibilidade real. A Política cultural é sinônimo de desenvolvimento econômico. As atividades que estão no campo da economia criativa tem um alto impacto na geração de renda e empregos das famílias. O Brasil tem um enorme potencial de crescimento e uma vocação natural neste setor.”
Roberta Coelho, Diretora Geral da Game XP, comemora o sucesso do evento.
“É impactante ver as pessoas entrarem pelo pórtico do parque e celebrarem a chegada de mais um grande evento nesta cidade maravilhosa. A Game XP pertence aos brasileiros. Afinal, o Brasil é um celeiro de talentos e tem a capacidade de produzir conteúdo de muita qualidade. Somos o exemplo real de que é possível dar continuidade a um legado incrível, o Olímpico, quando usamos para tantos eventos este espaço do Parque Olímpico, como fazemos já no Rock in Rio e, desde o ano passado, com a Game XP. E, mais do que isso, mais uma vez demonstramos que somos capazes de ter dias de paz e muita festa entre famílias inteiras que nos visitam. Isto é a atmosfera carioca, a alma do brasileiro.”
Somando os quatro dias de evento, somente a Inova Arena, focada em inovação e tecnologia, e a GamePlay Arena, dedicada a experimentação e lançamentos dos principais jogos do mercado, além de receber o concurso de cosplays, receberam mais de 83 mil pessoas, cada uma. Já a Oi Game Arena, onde foram realizadas as disputas de e-sports, teve um público de mais de 57 mil visitantes.
Roberto Fabri, diretor da Game XP, conta que o evento conseguiu ampliar a visão do público sobre o universo gamer, além de abrir novas frentes para esta gigantesca indústria ao investir no cenário carioca.
“Nesta edição da Game XP tiramos o e-sport de um nicho e o apresentamos como um conteúdo de entretenimento para o grande público. Aqui dentro, isso ficou muito claro ao recebermos famílias inteiras, que assistiram pela primeira vez campeonatos oficiais disputados na Oi Game Arena e também se aventuraram nos consoles da GamePlay Arena. Desmitificamos os games para o público em geral e abrimos uma nova frente de mercado para a indústria, que a partir de agora verá o Rio de Janeiro com uma nova possibilidade para conversas.”
Afima Fabri, lembrando que esta é a indústria que mais cresce no mundo e é maior que a do cinema e da música juntas.
Entre as ativações da Experience Bay, na área externa da Game XP, as que mais receberam visitantes foram a Roda Gigante Oi, Waka-a-Friend e PES Experience.
Com casa cheia, a Game XP 2018 se consolida no calendário oficial de eventos da Cidade do Rio de Janeiro.
Nós do Feededigno, agradecemos à produção pela oportunidade de cobrir esse evento fantástico. Que seja o segundo de muitos! Confira nossas fotos no nosso Facebook e Instagram 😉