A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.

    Agora em 2024, acontecerão os Jogos Olímpicos em Paris. Com 48 modalidades em 32 esportes diferentes, a edição terá sua cerimônia de abertura no dia 26 de julho e terminará no dia 11 de agosto. Para os amantes do esporte, existe uma forma muito divertida de entrar no clima do evento: por filmes sobre o tema.

    A Sétima Arte já produz filmes relacionados às Olimpíadas e esportes em geral há muito tempo. Porém, existem aqueles que sempre tocam o coração não apenas de fãs de esportes, mas também de amantes de uma boa história.

    Para celebrar o ano olímpico, separamos alguns filmes ideais para se emocionar e entrar no clima dessa competição milenar. Para isso, prepare o whey, a roupa de academia e conheça as obras selecionadas.

    Carruagens de Fogo (1981)

    Inspirado em uma história real, Carruagens de Fogo conta a história de Harold Abrams e Eric Liddell, que decidem competir nas Olimpíadas de 1924 para superar desafios pessoais. O longa ganhou sete Oscars em 1982, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

    Disponível no Star+.

    Jamaica Abaixo de Zero (1993)

    Um clássico dos filmes de esportes, Jamaica Abaixo de Zero é uma comédia que retrata a história do primeiro time jamaicano de bobsled que disputou os Jogos Olímpicos de Inverno do Canadá em 1988. Para isso, foi preciso superar o racismo e várias outras dificuldades no caminho.

    Disponível no Disney+.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #148 | Jamaica Abaixo de Zero (1993, Jon Turteltaub)

    Foxcatcher (2014)

    Quando Mark Schultz, que sempre treinou com seu irmão mais velho, David, campeão olímpico e considerado uma lenda do esporte, recebe o convite para se mudar para a mansão do milionário John Du Pont e formar uma equipe para as Olimpíadas de 1988, a vida do atleta toma rumos trágicos. Foxcatcher foi indicado a cinco categorias no Oscar de 2015.

    Disponível na Apple TV.

    Raça (2016)

    Ambientado durante as Olimpíadas de Berlim, em 1936, Raça é centrado em Jesse Owens, um atleta americano que conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo. O ponto é que ele fez isso em pleno regime nazista e ainda precisou superar diversos preconceitos raciais que cercavam a América na época.

    Disponível no Prime video.

    Eu, Tonya (2017)

    Inspirado em uma história real, o filme gira em torno de Tonya Harding, patinadora de gelo que competiu no esporte durante as Olimpíadas de 1994. Porém, para que ela pudesse ganhar, seu marido Jeff Gillooly reúne dois ladrões para quebrar a perna da principal adversária da sua esposa, Nancy, e deixar ela incapaz de competir.

    O filme rendeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Margot Robbie, em 2018.

    Disponível na Netflix.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Eu, Tonya (2017, Craig Gillespie)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!