Início FILMES Crítica CRÍTICA – A Odisseia (2016, Jérôme Salle)

CRÍTICA – A Odisseia (2016, Jérôme Salle)

416
0

A Odisseia (L’odyssée, título original) é um filme francês que conta a história real de Jacques-Yves Cousteau, o oficial da marinha francesa, documentarista, oceanógrafo, cineasta e inventor. O homem que ficou mundialmente conhecido por suas viagens e aventuras a bordo do navio Calypso.

Sinopse:

“Em 1948, Jacques-Yves Cousteau, sua esposa e filhos moram em uma bela casa com vista para o Mar Mediterrâneo. Mas Cousteau sonha com aventura. Depois da sua invenção do equipamento de mergulho que permite respirar debaixo d’água, ele descobriu um novo mundo. Agora ele quer explorar esse mundo. E por isso, ele está pronto para sacrificar tudo.”

No elenco principal temos Lambert Wilson que interpreta Jaques-Yves Cousteau de forma maestral, durante os trinta anos da vida do grande capitão – a história se passa entre 1949 e 1979. Audrey Tautou (a eterna Amélie Poulain do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) interpreta Simone Cousteau, a esposa de Jacques, e se sai muito bem!

Após sofrer um acidente de carro que deu fim a sua carreira de aviador, Cousteau voltou o seu interesse totalmente para o mar.  Ele conta essa história ao seu filho Phillipe (Pierre Nineyque possui o mesmo espírito aventureiro do pai.

A história do filme é contada sob a perspectiva de Philippe e de Cousteau e mostra toda a tragédia familiar e segredos da vida de aventuras ambiciosas do explorador francês. Em um certo momento, Jacques deixa de ser apenas um explorador e se torna uma estrela mundial e faz diversas coisas em prol do dinheiro e da obsessão da conquista do mar.

A Odisseia não é só um filme para os fãs de Cousteau, mas também é para aqueles que desejam ver uma fotografia incrível, as imagens que são quase uma poesia. Apesar do filme ser uma cinebiografia, este é um filme belo e que usa uma história de família – linda – para ampliar uma tragédia global maior, da qual todos fazemos parte – nem sempre com um final feliz. Vale muito a pena!

Avaliação: Ótimo

Confira o trailer legendado:

A Odisseia, apesar de lançado em 2016, chega hoje a alguns cinemas brasileiros. E você, conhece a história de Jacques Cousteau? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar a crítica com seus amigos 😉

Comentários