CRÍTICA – As Fotos Vazadas (2022, Wregas Bhanuteja)

    As Fotos Vazadas, é o novo filme original da Netflix, que tem ganhado tanta notoriedade que chegou na lista de top 10 da plataforma.

    Pode-se dizer com segurança que a Netflix é o streaming atualmente que mais investe em produções que fogem da centralização estadunidense, com isso, As Fotos Vazadas, é uma produção da Indonésia. 

    SINOPSE DE AS FOTOS VAZADAS

    Suryane (Shenina Syawalita Cinnamon) é uma jovem comum de família pobre que precisa estudar e trabalhar muito para garantir sua bolsa de estudos, e ainda precisa ter tempo para ajudar seus pais. 

    Mas, a reitoria da faculdade decide ignorar toda a dedicação e trabalho notório que a protagonista tem, e retirar o investimento por causa de fotos publicadas em redes sociais. Agora ela decide investigar o ocorrido, indo atrás dos responsáveis pelo crime.

    ANÁLISE

    Mesmo sendo um filme de um país do sudeste Asiático, o que para nós como brasileiros seria do outro lado do mundo, temos familiaridades com o que vemos com frequência em nosso país.

    O primeiro é a desigualdade social que não é jogada na cara, como uma bomba, mas sim, abordada aos poucos com o cotidiano dos personagens.

    Com direção e roteiro de  Wregas Bhanuteja, As Fotos Vazadas aborda o quanto a sociedade é formada por pessoas que fazem questão de dizer que tudo é possível se trabalharmos e estudarmos muito e, ao mesmo tempo, esse discurso cai por terra na hora de apontar o dedo para o outro.

    Ou seja, a meritocracia funciona? É para todos? 

    Com poucas pessoas apoiando sua decisão e sem muitos recursos, Sur decide investigar por conta própria que fotos são essas, quem tirou? Foi ela? Quem publicou?

    Através de um longa-metragem com tempo certo para abordar cada “porém” da trama e tão bem definido que não abre espaços para furos no roteiro, somos levados pela busca sem descanso da personagem principal, enquanto duvidamos das narrativas e questionamentos da mesma.

    O trabalho minuciosamente bem feito continua ao fazer quem está assistindo montar o quebra cabeça enquanto o roteiro nos passa várias críticas pontuais.

    VEREDITO

    As Fotos Vazadas já possui várias indicações para o Citra Awards, o que é totalmente justificável, pois se trata de uma excelente produção de suspense que utiliza dos desdobramentos de um tema bastante polêmico.

    Apesar de o filme conter 2 horas e 10 minutos de duração, ele é fácil de ser consumido, pois não dá para sentir o tempo passar em frente a tela, pelo poder que a trama tem de prender o espectador.

    Não tem cenas em excesso, informações faltantes e muito menos furos, cada ponto é extremamente importante e preciso.

    Wregas Bhanuteja, precisa ser reconhecido por esse feito, assim, como aconteceu quando ganhou a premiação de melhor curta no Festival de Cinema de Cannes, sendo a primeira produção da Indonésia.

    Portanto, com toda a certeza a minha nota será máxima.

    Nossa nota

    5,0/5,0

    Confira o trailer de As Fotos Vazadas:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #67 | Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira 13 (1993, Adam Marcus)

    Jason Vai Para o Inferno é o sexto filme da franquia de um dos ícones da cultura pop e que trouxe um misto de sentimentos na crítica.

    Top Gun: Maverick | Quem é o elenco do novo filme?

    Mais de 30 se passaram do clássico Top Gun, agora Tom Cruise está de volta em Top Gun: Maverick! Conheça o elenco.

    TBT #177 | Clube dos Cinco (1985, John Hughes)

    Clube dos Cincos é um daqueles clássicos dos anos 80 e seria uma heresia se não estivesse no TBT do Feededigno.

    Cannes: 5 filmes cotados para dominar o festival

    Começou nesta terça-feira (17) a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. Conheça alguns filmes para ficar de olho!