CRÍTICA – Catherine Called Birdy (2022, Lena Dunham)

    Catherine Called Birdy é uma comédia medieval original da Prime Video e tem a direção de Lena Dunham (Girls). O elenco conta com Bella Ramsey (Game of Thrones e The Last of Us) como a protagonista.

    SINOPSE DE CATHERINE CALLED BIRDY

    Catherine (Bella Ramsey) é uma jovem rebelde que tenta a todo custo ser contra as tradições da época, uma vez que por chegar próxima a idade de casamentos, quer ter sua liberdade plena. Agora, a moça vai causar muitas confusões com seus familiares e pessoas ao redor.

    ANÁLISE

    Catherine Called Birdy é uma obra homônima de um livro de 1994 e traz a aura de longas como Enola Holmes e Adoráveis Mulheres quando assistimos. A protagonista, entretanto, é bem menos cativante do que Enola ou qualquer uma das moças do livro de Louisa May Alcott, sendo até insuportável em alguns momentos.

    O filme da Prime Video tem uma estética interessante, contando com cenários lindos e boas atuações do elenco. Bella Ramsey consegue se impor, mesmo que Catherine não seja tão cativante. Andrew Scott, o eterno padre gato de Fleabag, é se destaca, mesmo que seu personagem, o pai da protagonista, seja detestável em várias cenas. O relacionamento entre eles é bastante conturbado e os conflitos podem ser bem agoniantes, mesmo que a comédia seja bem leve. A relação entre pai e filha é o grande trunfo do longa.

    Um dos pontos altos é a forma com que o roteiro questiona as tradições da época, uma vez que são completamente estapafúrdias olhando atualmente. O texto rápido e que emula muito bem as obras citadas acima, com uma conversa quase que íntima com espectador traz um tom bem humorado à Catherine Called Birdy. Vemos claramente que o “estilo Fleabag” veio para ficar, já que a acidez da brilhante comédia mudou o jogo.

    De negativo, o longa é cadenciado demais, se tornando enfadonho em muitos momentos. Diferente de outras obras de época, Catherine Called Birdy não se destaca pelos figurinos, tampouco a trilha sonora é enervante o suficiente para empolgar. Muitos dos personagens apresentados não são tão interessantes, o que causa um pouco de tédio no espectador.

    VEREDITO

    catherine

    Catherine Called Birdy é divertido e tem alma, mesmo que, em alguns momentos, falte um pouco mais de carisma na obra de Lena Dunham. Se o filme tentasse ter uma assinatura um pouco mais própria, talvez se saísse um pouco melhor, entretanto, as fontes das quais bebe são boas o suficiente para apresentar um longa legal e que deve ser assistido.

    Nossa nota

    3,5/5,0

    Confira o trailer:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    TBT #291 | ‘X-Men 2’ é riqueza cinematográfica com os mutantes da Fox

    X-Men 2 é cinematograficamente rico em tudo que se propõe. Se distanciando dos filmes da franquia, este pode ser o mais profundo da franquia.

    CRÍTICA: ‘Rebel Ridge’ é filme sobre racismo, corrupção e a história americana

    Rebel Ridge é um longa sobre violência, corrupção e tudo que há de pior na cultura americana. O terror em que

    As 10 maiores bilheterias do cinema

    A animação Divertida Mente 2 chegou no Top 10 de maiores bilheterias da história do cinema. Confira a lista!

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!