CRÍTICA – Desvirtude (2021, Gautier Lee)

    Desvirtude é o curta-metragem dirigido pela brasileira Gautier Lee, que foi ganhador de vários prêmios no Festival de Gramado. O curta é inspirado na música “En Tu Mora” de Baco Exu do Blues.

    O curta encontra-se disponível no MUBI.

    SINOPSE

    Kenia, uma menina negra estudante de Jornalismo é agredida durante uma atividade na universidade e tem de lidar com repercussões e retaliações de seu caso.

    ANÁLISE

    Desvirtude é um curta-metragem que traz em sua mensagem o combate ao racismo nas universidades brasileiras. De forma sucinta, o enredo constrói uma mensagem impactante e necessária de como é estar na pele de uma jovem preta sendo vítima de racismo diariamente por seus professores.

    A forma que o curta transmite essa mensagem é poderosa e única, servindo também de alerta para os jovens que sentem na pele o racismo; que infelizmente ainda está enraizado em nossa sociedade.

    Além disso, o curta faz diversos easter egg a livros, HQs e música relacionadas à cultura negra. Esses detalhes são imprescindíveis para que o espectador possa ir em busca dessas obras para conhecer mais a fundo a extrema importância da cultura negra.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 10 filmes marcantes sobre o racismo

    Em relação ao aspecto técnico, a produção tem uma excelente fotografia e conta com uma ótima trilha sonora. No entanto, o elenco, por serem iniciantes ainda não apresentam uma atuação tão natural e acabam sendo “mecânicos” em alguns momentos. Creio que com um pouco mais de tempo de preparação da equipe esse problema poderia ter sido resolvido.

    É perceptível que esse curta é só a ponta do iceberg de uma carreira notável que está por vir para a Gautier Lee que faz um trabalho impecável e mostra que a luta contra o racismo deve ser realizada diariamente.

    VEREDITO

    Desvirtude, é um ótimo trabalho que coloca Gautier Lee no radar para ficarmos de olho, pois a diretora terá uma carreira muito promissora no cinema brasileiro.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Cinema Nacional: 25 filmes para você assistir e parar de criticar

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘A Própria Carne’ é aterrorizante retrato do Brasil

    A Própria Carne é horror com DNA brasileiro. Enquanto usa a Guerra do Paraguai como plano de fundo, nos lança na história de Gustavo, Anselmo e Gabriel.

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    O Agente Secreto é um filme sobre o Brasil que se repete, sobre o país que transforma sua história em fábula para suportar a dor.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.