Início FILMES Crítica CRÍTICA – A Forma da Água (2017, Guillermo del Toro)

CRÍTICA – A Forma da Água (2017, Guillermo del Toro)

588
0

A Forma da Água é de fato merecedor das diversas indicações e prêmios que vem recebendo. Até o momento já foram 51 indicações nas principais premiações do cinema, conquistando 6 deles e, possivelmente, será um forte concorrente ao Oscar 2018.

O novo filme de Guillermo del Toro merece todas as muitas indicações, mas não apenas pelo diretor, afinal, o longa conta com grandes nomes como Sally Hawkins, Doug Jones, Michael Shannon, Octavia Spencer, Richard Jenkins e muitos outros. Mas, no fim, é o conjunto da obra que torna A Forma da Água o que ele é.

Como é característico dos filmes de del Toro, o filme A Forma da Água possui um ser humanoide e conta com uma fotografia escura que dá o tom melancólico da trama. A escuridão de suas cenas nos remete às produções Hellboy (2004) e O Labirinto do Fauno (2006), porém, diferentemente dos anteriores, este novo filme apoia-se também em sua trilha sonora – de forma assertiva – para transmitir sentimentos ao espectador; tornando assim quase que palpável a relação entre os personagens Eliza (Sally Hawkins) e a criatura, interpretado por Doug Jones. Também vale ressaltar que a música da brasileiríssima Carmem Miranda é uma grata surpresa.

Como A Forma da Água é ambientado na década de 60, os conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos durante a Guerra Fria se fazem presentes, bem como o racismo e machismo característicos daquela época. E mesmo com a atmosfera melancólica, as dificuldades sociais vividas naquele período – apresentados de forma realista – somados a narrativa acelerada, personagens coadjuvantes apresentados de forma sucinta e algumas pontas soltas no roteiro, não prejudicam em nada a entrega de um amor quase que de forma poética, apresentado pelos carismáticos Sally Hawkins e Doug Jones.

 

Chegamos a conclusão que Guillermo de Toro conseguiu, em A Forma da Água, de forma maestral, transformar a sétima arte em um belo poema de 2h3min exibido na grande tela. 

Avaliação: Ótimo

Confira abaixo o trailer legendado:

A Forma da Água estreou já no fim do ano passado nos Estados Unidos, aqui no Brasil o filme chega aos cinemas dia 1 de Fevereiro. E você, ansioso para conferir o novo trabalho de Guillermo del Toro? Deixe seu comentário e lembre-se de nos acompanhar nas principais redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest

Comentários