Início FILMES A Forma da Água: Filme de Guillermo Del Toro pode ter sido...

A Forma da Água: Filme de Guillermo Del Toro pode ter sido plagiado

410
0

A Forma da Água, novo filme de Guillermo del Toro, que foi vencedor de 6 prêmios internacionais e recebeu 13 indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme,  foi acusado de plágio pela propriedade de um autor e dramaturgo americano, Paul Zindel.

Zindel, filho do vencedor do prêmio Pulitzer, emitiu recentemente uma declaração ao jornal The Guardian acusando a fantasia adulta de del Toro – sobre uma zeladora que se apaixona por uma criatura do mar presa em um laboratório – de plagiar a peça de 1969 de seu pai: “Let Me Hear You Whisper” Que também era sobre uma guarda feminina que se apaixona por um ser marinho cativo (neste caso, um golfinho).

“Estamos chocados que um grande estúdio possa fazer um filme obviamente derivado do trabalho do meu falecido pai sem que ninguém o reconheça e venha até nós pelos direitos devido. Muitas pessoas nos dizem que perceberam semelhanças substanciais. Estamos muito gratos aos fãs de Paul Zindel por terem chamado nossa atenção.”

No filme de Guillermo del Toro, a zeladora Elisa, interpretada por Sally Hawkins é muda, mas a zeladora de Zindel, Helen, interpretado por Ruth White, embora não seja muda, faz referência a uma falta de fala em seu relacionamento com o golfinho. Outras semelhanças apontadas pela propriedade Zindel incluem ambas as sequências que utilizam alimentos para acalmar a criatura, funcionários do governo planejando estudar o animal e, claro, o protagonista planejando libertar a criatura escondendo-o em um carrinho de roupa. Na acusação também aponta semelhanças em amigos que ajudam a heroína da história com sua trama de fuga e também, como ambas as histórias têm a atriz principal dançando com um esfregão ao som de músicas para a diversão das criaturas.

Um porta-voz da Fox Searchlight negou as alegações de plágio, afirmando:

“O sr. Del Toro teve uma carreira de 25 anos durante a qual ele fez 10 longas-metragens e sempre foi muito aberto ao reconhecer suas influências. Se a família Zindel tiver dúvidas sobre este trabalho original, estamos abertos a uma conversa com eles.”

E aí, o que acha dessa treta? Leia nossa crítica:

A Forma da Água estreou já no fim do ano passado nos Estados Unidos, aqui no Brasil o filme chega aos cinemas dia 1 de Fevereiro. E você, ansioso para conferir o novo trabalho de Guillermo del Toro? Deixe seu comentário e lembre-se de nos acompanhar nas principais redes sociais:

Facebook – Twitter – Instagram – Pinterest