Início FILMES Artigo Noites Sombrias #41 | Diretoras do medo: Qual sua favorita?

Noites Sombrias #41 | Diretoras do medo: Qual sua favorita?

Noites Sombrias #41 | Diretoras do medo: Qual sua favorita?

O terror cinematográfico para a maior parte de sua história tem sido quase exclusivamente contada por homens, porém depois de um progresso minúsculo de 1980 a 2010, a porta se abriu e um fluxo de grandes diretoras têm chegado ao gênero; em parte devido à mudança social, em parte devido a redes e contatos, mas esse movimento é principalmente devido ao puro talento e mérito dessas mulheres.

E por que o terror está ajudando a liderar o ataque? À primeira vista, pareceria um gênero estranho carregar uma tocha feminista, dada toda a vitimização e misoginia na história do tipo. Mas, lembre-se de que o terror sempre recompensa aqueles que correm riscos. É uma entrada de baixo custo com retornos potencialmente grandes, onde você pode experimentar com seu estilo e voz, e como você pode fazer isso de maneira barata e ainda ser reconhecido no circuito de festivais, pode se tornar extremamente recompensador.

E não podemos deixar de falar sobre a cineasta Kathryn Ann Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção por Guerra ao Terror. O prêmio também era disputado por Avatar de James Cameron, ex-marido de Kathryn.

Pensando em tudo o que essas mulheres incríveis passaram para ocuparem seu espaço no cinema, listei alguns dos melhores filmes de terror dirigidos por “Elas”:

QUANDO CHEGA A ESCURIDÃO (1987, Kathryn Bigelow)

Sinopse: Caleb (Adrian Pasdar) é seduzido por Mae (Jenny Wright), uma bela garota que também é uma vampira. Após ser mordido e transformado em uma criatura da noite, Caleb se junta a uma gangue de vampiros que aterroriza o interior dos Estados Unidos.

Elenco: Adrian Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen e Bill Paxton.

PSICOPATA AMERICANO (2000, Mary Harron)

Sinopse: Patrick Bateman (Christian Bale) é um jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer, vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Patrick Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto e Reese Witherspoon.

BABADOOK (2014, Jennifer Kent)

Sinopse: Seis anos já se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia (Essie Davis) ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel (Noah Wiseman), e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadok reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

Elenco: Essie Davis, Daniel Henshall, Noah Wiseman e Hayley McElhinney.

BOAS MANEIRAS (2017, Juliana Rojas)

Sinopse: Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

Elenco: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Cida Moreira e Miguel Lobo.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 5 filmes para entender a nova era do horror no cinema nacional

SAINT MAUD (2019, Rose Glass)

Sinopse: Em Saint Maud, acompanhamos a vida de uma jovem enfermeira que acabou de receber alta psiquiátrica. Agora encarregada dos cuidados de Amanda (Jennifer Ehle), uma dançarina aposentada devastada pelo câncer, a fé fervorosa de Maud (Morfydd Clark) rapidamente se transforma em uma obsessão de que ela precisa salvar a alma da mulher, antes que ela seja condenada eternamente ao inferno. Entretanto, forças sinistras e seu próprio passado pecaminoso ameaçam pôr fim a sua sagrada vocação.

Elenco: Morfydd Clark, Jennifer Ehle, Lily Frazer e Lily Knight.

RELÍQUIA MACABRA (2020, Natalie Erika James)

Sinopse: Em Relic, quando a idosa Edna (Robyn Nevin) desaparece inexplicavelmente, sua filha Kay (Emily Mortimer) e sua neta Sam (Bella Heathcote) correm para a decadente casa de campo de sua família, encontrando pistas de sua crescente demência espalhadas. Depois que Edna retorna tão misteriosamente quanto desapareceu, a preocupação de Kay de que sua mãe pareceu relutante ou incapaz de dizer onde ela estava entra em conflito com o entusiasmo de Sam em ter sua avó de volta. Conforme o comportamento de Edna se torna cada vez mais volátil, as duas começam a sentir que uma presença insidiosa na casa pode estar assumindo o controle dela.

Elenco: Emily Mortimer, Robyn Nevin, Bella Heathcote e Chris Bunton.

RUA DO MEDO: 1666 (2021, Leigh Janiak)

rua do medo - netflix

Sinopse: A terceira parte da trilogia adaptada da obra de R.L. Stine, um grupo de pessoas de um pequeno vilarejo colonial é vítima de uma brutal perseguição religiosa durante o século XVII, o que causa efeitos desastrosos por séculos jogando uma maldição assustadora em todos os moradores daquele lugar.

Elenco: Kiana Madeira, Ashley Zukerman, Gillian Jacobs e Olivia Welch.

A LENDA DE CANDYMAN (2021, Nia DaCosta)

Sinopse: Em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman (Tony Todd) assolou a população anos atrás, aterrorizando os moradores do complexo habitacional de Cabini Green. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. O artista visual Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen III) e sua namorada, diretora da galeria, Brianna Cartwright (Teyona Parris), se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

Elenco: Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett e Colman Domingo.
Direção: Nia DaCosta

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

Artigo anteriorHouse of the Dragon: Conheça Tessarion, a Rainha Azul
Próximo artigoCRÍTICA | Dexter: New Blood – S1E4: H is for Hero
Carioca, estudante de Design de Interiores, fã de séries, filmes e principalmente de Como Treinar o Seu Dragão <3