O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França. Entre os prêmios mais almejados, estão o Prêmio do Júri, o Grand Prix e, principalmente, a Palma de Ouro, que representa a premiação do melhor filme da edição. Neste ano, o Festival aconteceu entre 14 e 25 de maio, e está em sua 77ª edição. 

    Dentre os principais filmes que foram indicados à Palma de Ouro, estão All We Imagine As Light, Bird, Megalopolis, The Substance, Anora e Emilia Perez, mas quem levou o prêmio foi Emília Perez, de Jacques Audiard. A produção levanta diversas questões importantes ao longo de seu enredo, e conta com artistas como Zoe Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón

    O Festival de Cannes também reflete o papel cultural e social que as produções cinematográficas têm na sociedade, uma vez que assistir a filmes é bem mais que mero entretenimento, é uma forma de adentrar em uma outra realidade – mesmo que momentaneamente – e pensar a partir de outras perspectivas. Por isso, separamos algumas produções  – indicadas ou não no Cannes – para você assistir em seu tempo livre.

    Priscilla

    Dirigido e produzido por Sofia Coppola, Priscilla é um filme de 2023, baseado no livro Elvis and Me, que conta a história real de Priscilla Presley e Elvis Presley. A produção de sucesso é estrelada por Cailee Spaeny e Jacob Elordi, que interpretam o casal na época de seu relacionamento. A trama tem um caráter empoderador e problematiza diversas questões, como o relacionamento entre o casal ter se iniciado quando Priscilla tinha apenas 15 anos.

    Anatomia de uma Queda

    Vencedor do Melhor Roteiro Original do Oscar e da Palma de Ouro em 2023, na 76ª edição do Festival de Cannes, Anatomia de uma Queda é um filme dirigido por Justine Triet, e a narrativa gira em torno da morte de um homem, que foi encontrado perto do chalé onde morava com sua esposa (Sandra Hüller) e seu filho (Milo Machado) com deficiência visual. O enredo se desenrola a partir da investigação do caso, para descobrir se o homem em questão tirou sua própria vida ou foi assassinado por sua esposa.

    O Mundo Depois de Nós

    Também de 2023, O Mundo Depois de Nós tem um enredo reflexivo sobre as consequências de tamanho avanço e uso da tecnologia e internet. Estrelado por Julia Roberts, Ethan Hawke, Mahershala Ali e Myha’la, a produção trabalha a partir de uma narrativa em que duas famílias ficam presas na mesma casa durante um evento apocalíptico, no qual os dispositivos eletrônicos foram hackeados.

    Nasce Uma Estrela

    Um sucesso dos cinemas em 2018, Nasce uma Estrela é um longa estrelado por Lady Gaga, que faz o papel de Ally, uma cantora em início de carreira, e Bradley Cooper, que, por sua vez, interpreta Jackson Maine, um cantor no auge da fama. A narrativa se desenrola a partir da paixão de ambos um pelo outro e pela música, mas, quando Ally começa a fazer sucesso, Jackson entra em uma crise pessoal e profissional, devido ao exagerado consumo de álcool. 

    Todos esses filmes podem ser assistidos em plataformas de streaming, e, desde que sua televisão seja compatível com a transmissão online, como a TV Samsung 50 polegadas, você pode assisti-los no conforto da sua casa. 

    Artigos relacionados

    TBT #285 | ‘Vizinhos’ é comédia em que absurdos não param de escalar

    Os anos 2010 renderam incríveis comédias. O filme Vizinhos é a prova disso. O longa é estrelado por Seth Rogen, Rose Byrne e Zac Efron.

    TBT #284 | “Festival Sangrento” tenta emplacar horror, mas falha

    Festival Sangrento é uma curiosa crítica que acaba por abraçar o que ela parece criticar com tanto afinco. O filme falha como um horror, mas pode divertir.

    TBT #283 | ‘Par Perfeito’ surpreende por diversão e espionagem

    Par Perfeito é uma ótima comédia. Lançado em 2010, somos lançados na história do casal Jen e Spencer, cujas vidas mudam em 24 horas.

    CRÍTICA: ‘Furiosa – Uma Saga Mad Max’ é lindo e cromado como todos os filmes da franquia

    Furiosa é o mais novo capítulo da saga Mad Max. Agora, mergulhamos no passado da icônica personagem de Estrada da Fúria.