Início EVENTOS Oscar reformula regras para mais diversidade para Melhor Filme

Oscar reformula regras para mais diversidade para Melhor Filme

34
0
Oscar

Os recentes movimentos por maior representatividade na indústria cinematográfica estão fazendo efeito. Segundo A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, novos padrões de representação e inclusão começaram a fazer parte da premiação em 2022, passando a serem obrigatórias em 2024.

Dividido em quatro pilares, os estúdios terão que respeitar pelo menos duas das regras para concorrer ao Oscar de Melhor Filme. As categorias de Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional serão consideradas separadamente. Visto que, esses filmes também são submetidos para a categoria de Melhor Filme.

De acordo com o presidente da AcademiaDavid Rubin:

“A abertura deve se alargar para refletir nossa população global diversificada tanto na criação de filmes quanto na audiência que se conectam com eles.”

Já, o CEO Dawn Hudson ressaltou que os padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura no setor. 

Confira as novas regras:

Padrão A: representatividade de temas e narrativas na tela (o filme deve atender a um dos seguintes critérios):

  • A.1: Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino/hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano);
  • A.2: Pelo menos 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, pessoas com deficiência física ou cognitiva);
  • A.3: A história principal, tema ou narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado.

Padrão B: Liderança criativa e equipe do projeto (o filme deve atender a um dos critérios abaixo):

  • B.1: Pelo menos dois membros da liderança criativa e chefes de departamento – diretor de elenco, cinematógrafo, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, designer de produção, decorador de set, editor de som, supervisor de efeitos visuais, roteirista – devem pertencer a um grupo pouco representado e pelo menos uma posição deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado;
  • B.2: Pelo menos seis membros da equipe (com exceção de Produtor Associado) devem pertencer a um grupo pouco representado;
  • B.3: Pelo menos 30% da equipe técnica inteira deve pertencer a um grupo pouco representado.

Padrão C: Acesso à Indústria e criação de oportunidades (o filme deve atender a ambos os critérios abaixo):

  • C.1: O produtor ou distribuidor do filme deve financiar aprendizado/estágio remunerado para pessoas de grupos pouco representados; grandes estúdios devem ter presença substancial de aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados na maior parte dos departamentos (desenvolvimento/pré-produção, produção presencial, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, administração, distribuição, marketing e publicidade); estúdios pequenos e independentes devem ter pelo menos dois aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em pelo menos um dos departamentos;
  • C.2: A companhia responsável pela produção, distribuição e financiamento do filme deve oferecer oportunidades de emprego ou capacitação para pessoas de grupos pouco representados.

Padrão D: Desenvolvimento com o público

  • O estúdio tem executivos sênior de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em suas equipes de marketing, publicidade e distribuição.

A 93ª edição do Oscar acontecerá no dia 25 de Abril de 2021. Devido à pandemia, a elegibilidade ao Oscar se estende de 1º de Janeiro de 2020 a 28 de Fevereiro de 2021.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.