Sundance: 10 filmes dirigidos por mulheres que estreiam no Festival 

    O Festival Sundance de Cinema, que acontece em Utah nos Estados Unidos entre 19 a 29 de janeiro, está cheio de novidades este ano. Além de acontecer tanto presencialmente, como online, a premiação conta com estreias mundiais e uma curadoria que ressalta filmes produzidos por mulheres, com temáticas LGBTQIA+ e com protagonismo não branco. 

    Dos mais de 100 filmes já anunciados até agora como parte da programação do festival, mais da metade é dirigido ou co-dirigido por mulheres. O número é impressionante, visto que historicamente as mulheres não ganham a visibilidade que merecem na indústria cinematográfica. Segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, apenas 17% dos diretores e roteiristas nos principais filmes de 2021 eram mulheres.

    Essa desigualdade é algo que o Sundance busca eliminar, na própria instituição existem subsídios para que cineastas possam realizar seus projetos. Além dos longas, curta-metragens e documentários realizados por mulheres compõem o festival.

    Confira uma lista de 10 filmes para ficar de olho: 

    5 Seasons of Revolution (2022, Lina)

    Sundance

    Competição de Documentário de Cinema Internacional. Uma aspirante a jornalista de vídeo na casa dos 20 anos já se vê enfrentando uma autoavaliação. Nascida em Damasco, na Síria, Lina passa a relatar os acontecimentos ao seu redor até ser obrigada a se tornar uma repórter de guerra e, posteriormente, a inesperada narradora de seu próprio destino.

    Animalia (2022, Sofia Alaoui)

    Sundance

    Competição Dramática de Cinema Internacional. Itto, que está grávida, anseia por um dia de paz e sossego, quando ela conseguir sua rica casa principalmente para ela, depois que seu marido, Amine, partir para negócios. Ela rapidamente perdeu de vista suas origens modestas e se adaptou à opulência de sua nova família. Mas quando um misterioso estado de emergência é declarado em todo o país, Itto se esforça para encontrar ajuda.. 

    AUM: The Cult at the End of the World (2022, Ben Braun e Chiaki Yanagimoto) 

    Sundance

    Competição de Documentário EUA. Na manhã de 20 de março de 1995, um ataque mortal com gás nervoso no metrô de Tóquio levou o país e seu povo ao caos. Esta exploração de Aum Shinrikyo, o culto responsável pelo ataque, envolve a participação daqueles que viveram o horror à medida que ele se desenrolava.

    Bad Behaviour (2022, Alice Englert)

    Sundance

    Competição Dramática de Cinema Internacional. Lucy, uma ex-atriz mirim, busca iluminação em um retiro liderado pelo líder espiritual Elon enquanto navega em seu relacionamento próximo, porém turbulento, com sua filha dublê, Dylan.

    Cat Person (2022, Susana Fogel)

    Sundance

    Estreias. A estudante universitária Margot conhece Robert, de 33 anos, no cinema onde ela trabalha. Depois de um flerte casual no posto de concessão, eles conversam por meio de mensagens de texto. À medida que suas percepções um do outro colidem, os eventos saem do controle. Baseado no conto The New Yorker de Kristen Roupenian.

    Fair Play (2022, Chloé Domont)

    Competição Dramática EUA. Logo após seu novo noivado, o próspero casal nova-iorquino Emily (Phoebe Dynevor) e Luke (Alden Ehrenreich) não se cansa um do outro. Quando surge uma cobiçada promoção em uma empresa financeira implacável, as trocas de apoio entre os amantes começam a se transformar em algo mais sinistro. À medida que a dinâmica do poder muda irrevogavelmente em seu relacionamento, Luke e Emily devem enfrentar o verdadeiro preço do sucesso e os limites enervantes da ambição. 

    Shayda (2022, Noora Niasari) 

    Sundance

    Competição Dramática de Cinema Internacional. Shayda, uma corajosa mãe iraniana, encontra refúgio em um abrigo para mulheres australianas com sua filha de 6 anos. Durante o Ano Novo Persa, eles se consolam com os rituais de Nowruz e novos começos, mas quando seu ex-marido reaparece em suas vidas, o caminho de Shayda para a liberdade fica comprometido.

    The Starling Girl (2022, Laurel Parmet) 

    Sundance

    Competição Dramática EUA. Jem Starling, de dezessete anos, luta com seu lugar dentro de sua comunidade cristã fundamentalista, mas tudo muda quando seu magnético pastor de jovens, Owen, retorna à sua igreja.

    A Thousand and One (2022, AV Rockwell)

    Competição Dramática EUA. Convencida de que é um último e necessário crime no caminho para a redenção, Inez, sem remorso e de espírito livre, sequestra Terry, de 6 anos, do sistema de adoção. Mantendo seu segredo e um ao outro, mãe e filho partem para recuperar seu senso de lar, identidade e estabilidade na cidade de Nova York.

    The Pod Generation (2022, Sophie Barthes)

    Midnight. Em um futuro não tão distante, em meio a uma sociedade loucamente apaixonada por tecnologia, a gigante tecnológica Pegazus oferece aos casais a oportunidade de compartilhar suas gestações por meio de úteros ou cápsulas artificiais destacáveis. E assim começa a jornada selvagem de Rachel e Alvy para a paternidade neste admirável mundo novo.


    O Feededigno fará a cobertura oficial do Festival Sundance que vai rolar entre os dias 19 a 29 de janeiro. Fique ligado no nosso site para não perder nenhum detalhe!

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.

    10 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir na Netflix

    A Netflix recebeu 18 indicações ao Oscar; veja a lista completa dos filmes da gigante do streaming que concorrem na maior premiação do cinema.