TBT #162 | Poder Além da Vida (2006, Victor Salva)

0
1158
TBT #162 | Poder Além da Vida (2006, Victor Salva)

Todos temos aquele filme que, apesar de não ter sido muito aclamado pela crítica, tem um espaço em nossa memória. Poder Além da Vida (Peaceful Warrior), é um desses filmes que está guardado na minha.

Inclusive, frequentemente me pego assistindo ele. Já perdi as contas de quanto revi, mas sempre colho algo novo. É como aquele livro que a gente adota como conselheiro e sempre recorre em busca de uma mensagem em momentos de necessidade.

Hoje em dia, ele está disponível no Brasil através do serviço de streaming nacional Looke.

SINOPSE

Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta com sonhos Olímpicos. Ele tem tudo: troféus, amigos, motos velozes, belas garotas e festas animais. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando conhece Sócrates (Nick Nolte), um homem estranho e misterioso capaz de entrar em contato com novos mundos de força e compreensão.

ANÁLISE

A história, em um primeiro momento, pode até parecer clichê. Tudo bem, talvez ela até seja. Mas a forma como a trama se desenrola sempre me pareceu muito bem pensada.

O filme é baseado na obra Way of the Peaceful Warrior, um livro parte ficcional e parte autobiográfico, onde o próprio Dan Millman conta sobre sua história de aprendizado sobre o valor da jornada da vida.

Desta forma, Dan Millman, interpretado por Scott Mechlowicz (EuroTrip), é retratado como um jovem bonito e promissor. Em dado momento, Dan passa a ser questionado por um estranho e por si mesmo se sua vida é realmente tão perfeita quanto ele projeta.

Sócrates, o nome que Dan dá ao homem misterioso que o aconselha, interpreta um papel crucial. Com questionamento pontuais e uma retórica impecável, o personagem de Nick Nolte (Hulk e Hotel Ruanda) quebra toda a fantasia que Dan criou e o faz se reconectar consigo.

Para isto, o personagem principal conta com a ajuda não só de seu misterioso mestre, mas de uma aprendiz do mesmo, Joy, interpretada por Amy Smart (Efeito Borboleta e Stargirl). A jovem tem bem menos tempo de cena do que os dois primeiros, mas sua participação é fundamental para a recuperação de Dan.

VEREDITO

Se tem algo que Poder Além da Vida nos ensina, é que o importante não é o final, mas sim a jornada. E a jornada pela qual o longa nos conduz é muito lúdica e satisfatória. Grandes críticos podem reprovar algumas obviedades, mas a grandeza do filme está além.

Muitas das cenas mais rasas que o filme traz durante sua construção, com o tempo, fazem sentido e se justificam.

Sempre há algo acontecendo, não existem momentos comuns, nada é banal.”

Mas tudo isso são as minhas impressões sobre o filme. Você já assistiu? Se sim, o que achou? O que entendeu? Comenta aqui ou nos manda um direct na nossa página do Instagram. Se ainda não, deixo aqui o convite para assistir. Como já dizia o próprio Sócrates:

Todos lhe dizem o que fazer e o que é bom pra você. Não querem que você encontre suas próprias respostas. Querem que você acredite nas respostas deles. Pare de escutar os outros e ouça o que tem no seu interior.”

Nossa nota

5,0 / 5,0

Confira o trailer do filme:

Inscreva-se no YouTube do Feededigno

Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!