TBT #193 | Você é o Próximo (2013, Adam Wingard)

    Você é o Próximo é um longa de terror slasher de 2013 e é o filme escolhido para o TBT 193 para análise.

    SINOPSE DE VOCÊ É O PRÓXIMO

    Uma família se une para um jantar depois de um bom tempo sem se ver. As coisas estão indo bem até que um grupo de assassinos sanguinários começa a caçá-los. Entretanto, os criminosos não contavam com a presença de uma convidada que vai lutar pela sua vida, sendo uma pedra no sapato deles.

    ANÁLISE

    Você é o Próximo é uma mistura de dois subgêneros que se encaixaram muito bem dentro da premissa: filmes de assalto com slasher. Ao misturar as duas propostas, o longa de 2013 consegue ser tenso, divertido e brutal ao mesmo tempo, o que é uma excelente pedida para os fãs de terror.

    Ao trazer uma protagonista bastante treinada, mesmo que a justificativa seja um pouco vaga, Você é o Próximo foge um pouco daquela ideia de final girl que surge do nada e consegue derrotar os vilões. Cada ideia e as formas de se defender dela são críveis e com certeza conseguimos torcer por ela até o final.

    Com um quê de crítica social e ao status quo de uma família branca e privilegiada, a obra consegue abordar na entrelinha temas como a dificuldade de adaptação de ex-militares na sociedade norte americana, como os privilégios de um podem deixá-los soberbos a ponto de torná-los vulneráveis, além de apresentar a competição interna entre ricos como algo extremamente tóxico ao passo que chegue no limite do tolerável.

    Sobre questões técnicas, as atuações são ruins ou medianas, nada aqui possui destaque nesse ponto. A direção de Adam Wingard consegue ser precisa em alguns momentos, mas em outros, a narrativa fica bem expositiva, com algumas elipses esquisitas e que deixam Você é o Próximo um pouco confuso.

    Sobre a violência e os vilões, os acertos são muitos, pois, de fato, temos adversários duros de enfrentar, já que se tratam de sádicos com sede de sangue que usam de várias armas diferentes para cometer as atrocidades. O sangue escorre pela tela e temos cenas impactantes com um gore bem trabalhado, algo que pode agradar muito a quem ama esse tipo de artifício como eu.

    VEREDITO

    Você é o Próximo é entretenimento puro e deve ser uma boa opção aos que gostam de ver o sangue jorrando solto na tela, uma vez que é bem violento. Com uma protagonista poderosa e vilões interessantes, há aqui uma boa proposta de longa para se assistir dentro dos streamings que existem por aí.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Leia também:

    Da decadência à inovação: Por onde andam os filmes de slasher?

    Confira o trailer de Você é o Próximo:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.