TBT #206 | Avatar (2009, James Cameron)

    Com a proximidade do lançamento de Avatar: O Caminho da Água, nada melhor que relembrar do primeiro longa, lançado em 2009, onde James Cameron de forma magistral revolucionou o cinema.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Por que Avatar é considerado uma revolução do cinema?

    O elenco de Avatar conta com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, entre outros.

    SINOPSE

    Avatar nos leva para o mundo fantástico de Pandora, onde um homem embarca em uma aventura épica. Ele terá de lutar para salvar aqueles que ama e o lugar que passará a chamar de lar.

    ANÁLISE

    Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde também é o lar dos Na’Vi. 

    Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos e como são incapazes de respirar o ar de Pandora, eles criaram seres híbridos controlados por pensamentos, chamados de Avatar. 

    Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

    Enquanto estava nos cinemas, Avatar faturou mais de 2 bilhões e 700 milhões de dólares, com a maior parte dos ingressos vendidos para sessões 3D, levando a ganhar o título de filme mais rentável da história, que ele manteve por quase 10 anos, até ser ultrapassado por Vingadores: Ultimato (2019).

    A produção de Cameron também foi indicado em nove categorias do Oscar, vencendo em três categorias: Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Visuais.

    VEREDITO

    Inegavelmente, James Cameron nos apresenta uma experiência cinematográfica imersiva, com tecnologia revolucionária e personagens marcantes em uma história emocional e interpessoal. Eu assisti ao filme três vezes no cinema, então, nem preciso dizer o quanto gostei do longa.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    Avatar está disponível no Disney+ e Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas no dia 15.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    Capitão América: Admirável Mundo Novo | Confira o primeiro trailer

    A Marvel Studios compartilhou o teaser trailer de Capitão América: Admirável Mundo Novo, apresentando Anthony Mackie como o Capitão América!

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    TBT #287 | ‘Rio, 40 Graus’ é mergulho no que o Rio foi, e o Rio é

    Rio, 40 Graus é um precursor de um movimento cinematográfico e nos faz sentir imersos em narrativas reais, e um país mais real ainda.