TBT #213 | O Ilusionista (2006, Neil Burger)

    O Ilusionista tem para esse que vos escreve um lugar cativo entre os melhores filmes sobre “magia” e enganação. O longa estrelado por Edward Norton, Jessica Biel, Rufus Sewell e Paul Giamatti nos leva por uma história poderosa, sobre amor, vingança e poder.

    Lançado no mesmo ano de O Grande Truque, os dois filmes disputaram naquele ano as indicações de Melhor Fotografia no Oscar, e inda que contassem com apenas um fio condutor em comum, ambos se mostram como únicos em suas propostas.

    SINOPSE

    Um mágico chamado Eisenheim (Edward Norton) compete com o Príncipe Leopoldo (Rufus Sewell), herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, pelo amor da nobre Sophie (Jessica Biel), a jovem que Eisenheim amou na juventude. Ele utiliza seus grandes poderes para pressionar o príncipe, já que Sophie está prestes a se tornar a noiva real. No entanto, um inspetor de polícia chamado Walter Uhl (Paul Giamatti) tenta avisar Eisenheim que ele está entrando em um jogo muito perigoso.

    ANÁLISE

    O Ilusionista

    O longa é baseado no conto Eisenheim, the Ilusionist de Steven Milhauser e conta a história do mágico Eisenheim. A trama tem início com uma cena chocante, de um dos atos do prestidigitador, que surge no longa, a princípio como – muitos acreditam ser – um mero cativador de multidões. Mas tudo muda quando em uma das noites de apresentação, o príncipe do trono Austro-Húngaro vai até uma de suas apresentações com Sophie a seu lado, quando Eisenheim a reconhece com seu amor de infância, o rumo de sua história em Viena muda.

    Após uma rápida introdução ao passado dos personagens, entendemos as motivações do plebeu Eisenheim – filho de um marceneiro -, de retornar triunfante, como um homem livre à cidade que no passado o fez sentir menor do que ele realmente era. Por outro lado, seu amor de infância, Sophie – estinada à monarquia e a realeza – repleta de riquezas parecia ser refém de sua própria vida.

    Além de uma brilhante ambientação, testemunhamos como a história do longa se desenrola de maneira tão encantadora, levando nossos personagens à uma trama repleta de intrigas, planos e tentativas de revelar as verdadeiras faces da monarquia.

    VEREDITO

    O Ilusionista nos apresenta os mais belos aspectos humanos, mas também os mais terríveis. Enquanto vemos uma história concisa, as habilidades de Eisenheim encantam seus espectadores nos palcos Austríacos e a todos nós. O trabalho de Jessical Biel, Edward Norton e do sempre odiável Rufus Sewell em todos seus papéis mostram o quão talentoso e brilhante eles são.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    O Ilusionista está disponível na Netflix.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #266 | ‘Protegendo o Inimigo’ mostra o que o gênero de espionagem tem de melhor

    Protegendo o Inimigo de 2012 é estrelado por Ryan Reynolds e Denzel Washington. O longa conta uma história de gato e rato entre espiões e a CIA.

    CRÍTICA: ‘O Menino e a Garça’ é um desabafo sobre passado, presente e futuro

    O Menino e a Garça é dirigido por Hayao Miyazaki. O longa conta a história do jovem Mahito que precisa resgatar sua mãe em um mundo fantástico.

    CRÍTICA: ‘O Mal que nos Habita’ um álbum de death metal em formato de filme de terror

    O Mal que nos Habita é o mais novo longa de horror argentino que tomou o mundo. Repleto de body horror e sequências de terror, você se surpreenderá.

    TBT #265 | ‘Kill Bill’ é um clássico atemporal de vingança

    Kill Bill Vol. 1 é estrelado por Uma Thurman no papel da Noiva, uma heroína em busca de vingança por tudo que foi tirado dela.