TBT #282 | ‘Caça às Bruxas’ é ótima aventura estrelada por Nicolas Cage

    Caça às Bruxas’ é um daqueles filmes que acabam por funcionar como recorte do cinema de uma época e aqui, podemos ser mais específico, do ano de 2011. Estrelado por Nicolas Cage, Ron Perlman, Claire Foy e Robert Sheehan, acompanhamos a história de ex-cruzados na tentativa de conseguir suas absolvições da igreja. E para tal, precisam levar uma acusada de bruxaria até um mosteiro a quase 3.000 km de distância. Em uma era em que a peste negra assola mais da metade da Europa, as bruxas parecem ser culpadas, visto que estas mulheres são as únicas que não adoecem.

    Para além de colocar a suspensão de descrença no mais alto grau, bem como todas as críticas à Igreja Católica, abordaremos aqui a história de um filme em que o lado do terror está nas maldades das bruxas reais e dos demônios.

    SINOPSE

    Os cavaleiros Behman e Felson retornam das Cruzadas e encontram sua terra natal destruída pela peste negra. A Igreja acredita que a praga tenha sido causada por bruxaria e obriga os cavaleiros a conduzir uma jovem bruxa a um monastério, onde será julgada pela suspeita de ser a causadora da epidemia. Mas o caminho será bastante tortuoso e, mesmo antes de chegar ao destino, eles descobrem que estão diante de forças sobrenaturais e que o mal está além de toda e qualquer compreensão.

    ANÁLISE

    Caça às Bruxas

    Com uma direção nada sutil, somos levados pela história dos cruzados Bahmen (Cage) e Felson (Perlman), que após lutar em nome da igreja por tempo demais chegam a conclusão de que se fosse mesmo benéfica, a igreja não teria matado tantas pessoas. Desolados e assombrados pelas vidas que tiraram, os dois abrem mão de seus papéis e se tornam desertores do enorme exército de “Vossa Santidade” o Papa.

    Enquanto a Peste Negra assola as cidades, inquisidores são os primeiros a apontar as culpadas por isso, as bruxas, curandeiras e afins – que tinham suas vidas ceifadas antes mesmo de qualquer julgamento.

    Caça às Bruxas

    Como um filme de 95 minutos, acompanhamos a história dos dois desertores se cruzarem com um grupo improvável a fim de completar um objetivo: levar uma jovem que foi culpada de bruxaria para um mosteiro a 3.000km de distância. Um problema? Dificuldades que podem provar que o oculto talvez realmente exista.

    Como uma das muitas atuações de Nicolas Cage desta época, talvez esta seja uma atuação esquecível. Mas a aventura pela qual mergulharemos é marcante e extremamente divertida.

    Com cenas de um terror talvez forçado, somos colocados em um mundo em que perigos podem surgir de onde menos esperamos, inclusive da igreja católica e dos grandes centros urbanos.

    VEREDITO

    Caça às Bruxas é uma aventura capaz de nos divertir e entreter, colocando o nível do risco sempre no alto, mas brincando com nossa expectativa do real e irreal. Do que pode ou não nos matar, pois aqui, qualquer um é dispensável. Por meio de um caminho sem volta, nos aventuraremos por sequências de ação em que perigos se colocarão entre o objetivo e nossos personagens, e mesmo sendo apenas humanos, o terror os assolará por onde quer que passem.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Caça às Bruxas está disponível no Prime Video.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #284 | “Festival Sangrento” tenta emplacar horror, mas falha

    Festival Sangrento é uma curiosa crítica que acaba por abraçar o que ela parece criticar com tanto afinco. O filme falha como um horror, mas pode divertir.

    O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França.

    TBT #283 | ‘Par Perfeito’ surpreende por diversão e espionagem

    Par Perfeito é uma ótima comédia. Lançado em 2010, somos lançados na história do casal Jen e Spencer, cujas vidas mudam em 24 horas.

    CRÍTICA: ‘Furiosa – Uma Saga Mad Max’ é lindo e cromado como todos os filmes da franquia

    Furiosa é o mais novo capítulo da saga Mad Max. Agora, mergulhamos no passado da icônica personagem de Estrada da Fúria.