Início FILMES Artigo Vingadores: Guerra Infinita | Por que Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros

[TEORIA] Vingadores: Guerra Infinita | Por que Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros

2374
0
[TEORIA] Vingadores: Guerra Infinita | Por que Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros

Por que Doutor Estranho viu exatamente 14.000.605 futuros diferentes em Vingadores: Guerra Infinita? Em uma das cenas mais importantes, Stephen Strange usou a Jóia do Tempo para olhar entre os milhões de futuros alternativos e procurar uma alternativa dos heróis derrotarem Thanos.

Ele saiu da experiência balançado, revelando que ele havia visto 14.000.605 formas diferentes das coisas se desenrolarem. E ele encontrou apenas uma forma de vencer.

Em termos narrativos, esse foi um truque inteligente por parte dos roteiristas. Isso significa que os fãs já tem uma resposta pronta para qualquer um que sugerir uma forma diferente de Thanos ser parado; nenhuma dessas ideias teriam funcionado de verdade, se não, o Doutor Estranho a teria visto. Isso claramente é apenas uma forma de indicar quão remotas as chances são de realmente salvar o universo, e no fim do filme – mesmo quando ele se torna poeira – Estrange contou à Tony Stark que não havia outra forma. Ele deliberadamente havia conseguido identificar a chance número 14.000.605 mas a um terrível custo. Mas por quê Strange viu exatamente esse número de futuros possíveis?

O usuário do Reddit, ArenLuxon, sugeriu uma razão possível. Ele sugere que os planos do Doutor Estranho pesa sobre uma combinação de heróis específicos que sobreviveram à batalha contra Thanos e ao estalar de dedos subsequente.

Como ele aponta, durante Vingadores: Guerra Infinita, um grupo de heróis chegou bem perto de derrotá-los, então não é um passo muito grande sugerir que outra combinação de heróis seria capaz de fazê-lo. Isso também explicaria a razão de Strange intervir quando Thanos estava perto de matar Tony Stark; ele sabia que Stark era um dos heróis que precisavam ficar vivos para que a derrota de Thanos acontecesse.

Presumindo que tudo isso gira em torno dos heróis que sobreviveram, havia 21 personagens vivos nesse ponto no filme: Homem de Ferro, Thor, Hulk, Capitão América, Viúva Negra, Doutor Estranho, Máquina de Combate, Falcão, Homem-Aranha, Pantera Negra, Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal, Drax, Nebulosa, Senhor das Estrelas, Rocket, Shuri, Okoye, Gamora e o Visão.

O número de sobreviventes aumentará em Vingadores: Ultimato com a adição do Gavião Arqueiro, Capitã Marvel e do Homem-Formiga. É um total de 24 heróis. Cada herói pode viver ou morrer; isso que significa que há um número de 2^24 combinações, ou 16.777.216.

Entretanto, Visão é um personagem complicado, e mexe um pouco no cálculo. Em um eventual resultado, ele morreu pois Thanos voltou no tempo e arrancou a Jóia da Mente sua testa, que deve reduzir os futuros à 2^23 que é igual à 8.388.608 combinações. Mas é inteiramente aceitável que em um desses resultados, o Visão pode ter sobrevivido; talvez os Vingadores tenham obtido êxito ao segurar a Ordem Negra por mais tempo, permitindo que Shuri fosse capaz de extrair a mente dele da Jóia da Mente.

Infelizmente, isso não garantiria que o Visão chegue ao fim de Vingadores: Guerra Infinita vivo. Ele era o Vingador mais comprometido com a destruição da Jóia da Mente, disposto a se sacrificar; não há dúvidas que ele acabaria na linha de fogo de Thanos. Então suas chances de sobrevivência são baixas; o usuário do Reddit supõe que o Visão tem 1 chance em 3 de sobreviver. Isso adiciona outros 5.592.405 futuros (dois terços de 2^23).

Quando esse dois números são colocados juntos, temos 13.981.013 combinações onde os heróis específicos devem tentar consertar o universo. Isso é menos de 200.000 do cálculo de Strange que era 14.000.605, a margem de 1% de erro. É certamente incrível pensar assim, e ver que o Doutor Estranho parecia ver algumas variações.

Claro, que é possível que tudo isso seja apenas uma coincidência, e que o número escolhido originalmente era apenas randômico pois parecia incrível. Afinal, o cálculo dependia de 24 “heróis,” e será que Strange esperaria contar com Shuri e Okoye em suas possibilidades? Ainda assim, mesmo se for apenas uma coincidência, é interessante ver a razão do Doutor Estranho ver tantos futuros alternativos.

Comentários