CRÍTICA – Hokko Life (2022, Team17)

    Hokko Life é um game de simulação criado pela empresa Team17 que estará disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch no dia 27 de setembrp. Similar a jogos como Animal Crossing e Stardew Valley, Hokko Life se propõe a permitir que os jogadores customizem o máximo de itens possíveis, desde peças de roupas até paredes das construções.

    Confira abaixo nossa análise do jogo para Nintendo Switch.

    SINOPSE

    Salte do trem e acomode-se no seu novo lar: a cidadezinha de Hokko!

    Esse vilarejo pacato precisa da sua ajuda para se tornar aquela cidadezinha rural charmosa que todo mundo curte. Tenha um martelo e um pincel à mão, porque caberá a você projetar, construir e decorar casas para todos os seus novos amigos!
    Dê asas à imaginação!

    Descubra a velha oficina empoeirada e deixe a criatividade correr solta!

    Fabrique materiais e combine-os como bem entender para criar móveis e itens lindões para a sua cidade. Colha flores, misture tintas e projete papéis de parede, pisos e até roupas!

    Vai preferir montar uma linha de móveis de pegada urbana e industrial ou quem sabe um conjunto de papéis de parede florais e charmosos? Com a oficina à disposição, fique à vontade para projetar a cidade toda do seu jeito.

    Atrativos

    FABRIQUE: embrenhe-se na floresta ou na mina abandonada para pegar lenha, minerar e escavar em busca de recursos. Leve tudo de volta para a cidade e fabrique os materiais que você quiser usar nos seus projetos.

    PERSONALIZE: acumule materiais e leve-os pra oficina para fazer uma versão toda sua de cada item no jogo. Use a bancada para montar móveis, combinando formas e materiais em um editor simples, mas muito versátil.

    PINTE: vista o macacão, pegue os pincéis e prepare-se para pintar o sete! Você pode criar padrões de papéis de parede, pisos e até camisetas para você e os outros moradores. Vista todo mundo na cidade com sua própria marca de roupas!

    CONSTRUA: recrute o pedreiro da cidade para começar a expandir o território. Crie novas casinhas onde bem entender e prepare-as para a chegada de mais moradores.

    DECORE: personalize o interior e o exterior de cada casa, escolha a decoração e prepare a mobília para criar um lar aconchegante para você e seus amigos.

    CULTIVE: transforme qualquer terreno em terra pronta para o cultivo de vegetais e outras plantas. Chegou a hora de mostrar que você tem mão boa: plante e venda a melhor safra que a cidade já viu!

    PESQUE: curta uma manhã tranquila em diversos pontos de pesca pelo mundo de Hokko e aumente sua coleção de peixes. Cada espécime gosta de uma isca, então você vai precisar de abordagens diferentes. Toda pescaria será um desafio!

    CACE INSETOS: uma variedade de insetos vive rastejando e voando pelo mundo de Hokko, só à espera da sua rede! Pegue-os e faça uma coleção. Olho vivo, hein: nunca se sabe o que cada arbusto pode esconder!

    ANÁLISE DE HOKKO LIFE

    Hokko Life, novo game da Team17, se propõe a trazer elementos novos para jogos de simulação. Com a prerrogativa de que você pode customizar – basicamente – qualquer coisa, o jogo cria diversas dinâmicas distintas para ações simples da ilha.

    Na história, você é um personagem que dormiu no trem e perdeu sua parada. Ao descer em uma pequena cidade, você acaba passando a noite e decide morar ali. A partir disso, os moradores começam a pedir que você faça basicamente tudo para que a cidade cresça, desde plantar árvores até construir casas.

    Conforme você adquire habilidades e entende parte das dinâmicas do jogo, novas áreas do mapa são desbloqueadas. Você passa a ter acesso a projetos que podem ser criados na oficina da cidade, bem como combinar elementos para criar itens próprios. O jogo estimula que você tenha essa liberdade e aproveite ao máximo os elementos que encontrar na natureza para criar coisas novas.

    Um dos grandes acertos de Hokko Life é estar em português. No Nintendo Switch vários jogos não possuem localização, sejam eles exclusivos ou não. Animal Crossing e Disney Dreamlight Valley são dois exemplos de games que, infelizmente, não possuem localização, o que dificulta a experiência para inúmeras pessoas. Nisso, Hokko Life larga na frente, entregando uma jogabilidade acessível a pessoas de várias idades.

    Entretanto, todo o resto carece de um esforço maior. Os jogos de simulação têm se tornado uma febre nos últimos tempos, com diversos títulos previstos para serem lançados entre 2022 e 2023. Só em setembro foram (no mínimo) quatro grandes jogos de simulação que chegaram ao Nintendo Switch e outros consoles, sendo que, a maioria deles, possuía um elemento específico para destacá-lo dos concorrentes.

    CRÍTICA - Hokko Life (2022, Team17)

    Ooblets, lançamento da Glumberland, dá ao jogador a oportunidade de ser acompanhado por mascotes fofinhos, que dançam e participam de puzzles ao longo da história. Disney Dreamlight Valley possui uma gama de personagens famosos de grandes franquias, além de ser um híbrido entre missões e simulação. Bear and Breakfast tem literalmente um urso fazendo todo o trabalho. Todos esses jogos possuem diferenciais, algo que Hokko Life infelizmente não possui.

    Os gráficos no Nintendo Switch também deixam a desejar. Além das notórias falhas logo nos primeiros minutos, enquanto você tenta customizar o seu avatar, há também um filtro ao longo de todo o jogo que torna algumas partes difíceis de enxergar. A gente sabe que, para jogos do tipo, os detalhes fazem toda a diferença, e Hokko Life no Switch poderia ter um pouco mais de refinamento nesse sentido.

    Apesar desses pequenos problemas, o restante da jogabilidade funciona bem, não havendo dificuldade em completar os desafios e progredir com a sua ilha. Não passei por nenhum tipo de bug com travamentos ou com itens desaparecendo, então acredito que, nesse ponto, o jogo esteja bem adaptado para o console.

    Algo que me chamou bastante a atenção em Hokko Life foi a fácil progressão dos desafios. Se em outros jogos você está com o horário do game atrelado ao seu horário normal e precisa fazer time travel para acelerar alguns acontecimentos, aqui você pode simplesmente dormir um ou dois dias seguidos e as missões ficarão prontas rapidamente.

    Outro ponto interessante é o sistema do inventário de itens. Dentro da sua bag, além de ver os itens que você tem à disposição, também pode controlar suas recompensas e atividades a serem finalizadas. Esses menus ajudam bastante a saber o que você tem pendente, principalmente quando você já tem diversos vizinhos vivendo na sua cidade.

    VEREDITO

    Hokko Life é um jogo de simulação aconchegante e fácil de jogar. Com localização em português do Brasil, ele pode ser jogado por pessoas de todas as idades, tornando a experiência mais fácil do que os concorrentes que não possuem essa opção.

    Entretanto, Hokko Life não apresenta nada de muito novo ou empolgante. Sendo muito similar a tudo o que está disponível em Animal Crossing, o game não apresenta um grande diferencial, o que pode ser frustrante para os fãs desse gênero de jogo.

    Nossa nota

    2,8 / 5,0

    Assista ao trailer

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #2 | ‘Metal Gear Solid 3: Snake Eater’ é o topo da lista das cobras!

    Metal Gear Solid 3: Snake Eater foi lançado em novembro de 2004 para PS2, Nintendo 3DS e posteriormente para PS3 e para Xbox 360.

    CRÍTICA: ‘Final Fantasy 7 Rebirth’ leva a franquia a um novo nível

    Final Fantasy 7 Rebirth foi lançado. O game nos apresenta a continuação da aventura de Cloud na continuação do remake.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    CRÍTICA: ‘Mario vs. Donkey Kong’ é um remake que diverte mas desafia

    Mario vs. Donkey Kong é o remake baseado no game homônimo de Game Boy Advance. Nele, controlamos Mario, que tenta recuperar seus Mini-Marios.