CRÍTICA – Super Mario RPG Remake (2023, Nintendo)

    Lançado originalmente para o SNES em 1996, Super Mario RPG se distanciou de tudo que havia sido lançado da franquia até então. Produzido pela Nintendo e pela Square em sua versão original, o game contou uma história diferente, que colocava até mesmo um dos maiores vilões da franquia, Bowser como aliado.

    Em junho de 2023, um remake do game foi anunciado pela Square Enix e pela Nintendo. E o retorno da parceria não poderia ser mais brilhante. Super Mario RPG Remake foi lançado em 17 de novembro para o Nintendo Switch.

    Com diferentes elementos em relação ao original, como o modo Breezy Difficulty – em que os jogadores mais novos podem focar na história do game e nos elementos de RPG, como as habilidades e itens equipáveis. Já o sistema de Chain e Triples Moves, nos lança a caminho de um mundo de maneiras que nos fazem sentir mais imersos e nos garantem diferentes vantagens ofensivas. Neste mundo, em que as forças da Gangue Smithy se colocam como os principais inimigos, precisamos avançar com a ajuda de aliados inesperados.

    SINOPSE

    Vá em direção ao seu próximo objetivo e continue a história. Enfrente monstros para participar de batalhas baseadas em turnos com o seu trio. Domine um novo sistema de Chain e Triple Moves para alcançar a vitória.

    ANÁLISE

    Super Mario RPG

    Super Mario RPG Remake diverte em tudo que se propõe, mas acima de tudo, faz questão em nos cativar por seu combate que nos força sempre a estar um passo a frente de nossos inimigos. Seja na equiparação de níveis, ou no uso de itens a fim de obter uma vantagem estratégica, é sempre necessário ter itens que aumentem nosso HP ou FP. Seja lançado por lugares conhecidos como o Reino dos Cogumelos, a Ilha dos Yoshis, Star Hill, ou até mesmo a Rainbow Road, e reinos exclusivos do game.

    Como em quase todas as histórias da franquia Mario, Peach é sequestrada e depende dos nossos esforços para ser resgatada. Mas longe de optar por retornar para casa, ela escolhe fazer parte da nossa party a fim de resgatar os 7 Star Pieces.

    Com Mario, Mallow, Geno, Bowser e Peach, temos a combinação perfeita de poderes e habilidades que colocarão um fim nos esforços da Gangue Smithy e de seus lacaios. As aventuras nas quais mergulhamos, nos levam por caminhos interessantes, desafiadores e curiosos. Com histórias únicas, nossos personagens passarão dificuldades próprias – desde precisar salvar a princesa mais uma vez, até mesmo um espírito das estrelas precisar possuir o corpo de uma pequena figura de ação a fim de salvar o mundo.

    Algo que sempre me deixou perplexo ao longo da minha gameplay, foi como a nossa noção de tempo enquanto jogamos tende a mudar e se alterar conforme as sequências. Sejam elas mais complexas ou ligeiramente mais curtas que outras, Super Mario RPG Remake nos permite entender como a atualização de games importantes para as gerações mais novas.

    Super Mario RPG

    Com quase 30 níveis diferentes, para os jogadores é desejável um pouco de otimismo e muito empenho.

    Mesmo mergulhando em Super Mario RPG no passado, a experiência com o remake foi completamente diferente e muito mais satisfatória. O fato do Nintendo Switch servir tanto como um console de mesa, como um portátil, propiciam ao game aos jogadores os mais variados estilos de gameplay.

    Com dificuldades ligada ao timing de apertar A a fim de garantir mais um golpe nos inimigos, ou ao tentar realizar a defesa perfeita, Super Mario RPG exige muito de seus jogadores. E é por isso que o Nintendo Switch brilha. Seja pegando o timing no console portátil ou de mesa, é sempre tempo de entender como o tempo do game funciona.

    Super Mario RPG

    Com itens equipáveis que facilitam nossa progressão, somos lançados por desafios e áreas repletas de inimigos, tudo isso, pra conquistar as 7 Star Pieces, agora, em posse dos inimigos.

    Diferentes de outros RPGS que no turno de ataque ou defesa poderíamos normalmente deixar o controle de lado, em Super Mario RPG Remake, é importante nunca deixar o controle longe das mãos ou sua atenção longe da tela.

    Com belos gráficos e histórias que nos prendem do início ao fim, os desafios presentes no game vão além de encontrar baús ocultos, ou segredos da história. Eles envolvem encontrar os segredos e desafios ocultos em cada um dos mundos. Com missões simples e objetivos como ir do ponto A ao ponto B, o game nos lança por missões secundárias que garantem diferentes itens equipáveis, ou até mesmo um aprofundamento das linhas narrativas dos personagens que conhecemos ao longo das fases.

    VEREDITO

    Super Mario RPG Remake é um dos games mais esperados por esse que vos escreve desde seu anúncio. Ao longo de sua gameplay, vi como a Nintendo tem acertado ao retornar às suas raízes. Se aproveitando do legado construído até aqui. Fazendo remakes enquanto lança games originais, aproveitando o hype criado esse ano por Super Mario Bros. Wonder, WarioWare: Move It! e agora, Super Mario RPG Remake.

    Além desses games anteriormente citado, a franquia Super Mario ainda deve brilhar com vindouros games em 2024, como Mario vs. Donkey Kong e Princess Peach: Showtime – que foram anunciados durante a última Nintendo Direct de 2023.

    Como um dos lançamentos da Nintendo mais importantes do ano – e olha que a Big N caprichou em 2023 -, Super Mario RPG Remake nos faz entender a razão da franquia Super Mario viver no nosso inconsciente coletivo. Além de Super Mario Bros. O Filme, o personagem ainda se mostra como um dos mais brilhantes e cativantes do mundo dos games. Assim como em Super Mario Bros. Wonder – também lançado neste ano – o adorado encanador criado por Shigeru Miyamoto ainda faz nossos olhos brilhar ao longo de suas missões, nos divertindo e nos levando por caminhos maravilhosos e mirabolantes.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    Confira os principais lançamentos de games de julho de 2024

    Julho é um mês com menos lançamentos, mas nem por isso, são lançamentos menos importantes. Confira todos os lançamentos do mês.

    EU CURTO JOGO VÉIO #18 | ‘Star Wars: The Force Unleashed’ é game de ação embebido no mais puro suco da franquia

    Star Wars: The Force Unleashed foi um dos pontos mais altos da geração do Xbox 360 e do PS3. Nele, controlamos Starkiller, conheça o game!

    CRÍTICA: ‘The Rogue Prince of Persia’ é divertido mergulho na franquia

    The Rogue Prince of Persia é um novo passo na franquia Prince of Persia. O game nos lança pela história do Príncipe enfrentando os hunos.

    EU CURTO JOGO VÉIO #17 | ‘Donkey Kong Country’ é um abraço carinhoso no coração

    Donkey Kong Country é um mergulho na nostalgia e no início de uma das mais brilhantes e divertidas IPs da Nintendo.