Começou nesta terça-feira (17) a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes e 21 filmes estão na disputa pela Palma de Ouro. O anúncio do prêmio máximo do festival será feito pelo júri presidido pelo ator francês Vincent Lindon, em 28 de maio.
O festival acontece entre os dias 17 e 28 de maio, voltando ao seu calendário tradicional após dois anos com alterações geradas pela pandemia. Em 2020, ele foi cancelado. Já em 2021, o evento foi transferido para julho, quando foi realizado sob rígidos protocolos contra Covid-19.
A influência do Festival de Cannes não deve ser subestimada. Em 2019, uma vitória na Palma de Ouro impulsionou Parasita, do sul-coreano Bong Joon-ho, ao Oscar na categoria de Melhor Filme, enquanto no ano passado – depois que a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia – o impressionante line-up incluiu o queridinho da crítica A Pior Pessoa do Mundo e o ganhador do Oscar de Melhor Filme Internacional, Drive My Car.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
CRÍTICA – Parasita (2019, Bong Joon-ho)
CRÍTICA – Drive My Car (2022, Ryusuke Hamaguchi)
Com abertura nesta terça-feira, 17, selecionamos os 5 lançamentos mais badalados do festival de cinema francês para ficar você antenado:
Crimes of the Future
O diretor canadense David Cronenberg (Crash) volta à competição aos 79 anos com Léa Seydoux, Kristen Stewart e Viggo Mortensen como protagonistas. No filme de terror, do estilo corporal, profundamente perturbador – que o próprio autor espera provocar paralisações em Cannes -, Mortensen interpreta um artista performático cujos órgãos estão passando por uma metamorfose.
Three Thousand Years of Longing
Antes de retornar à franquia Mad Max (desta vez, com Anya Taylor-Joy no papel de Furiosa), George Miller dirigiu este épico de fantasia, escalando Tilda Swinton (Constantine) como uma acadêmica solitária e Idris Elba (O Esquadrão Suicida) como um gênio que lhe oferece três desejos. Será que ela vai escolher sabiamente?
Decision to Leave
Este mistério que seduz acompanha o detetive Hae-jun (Park Hae-il) que se apaixona pela principal suspeita de sua investigação de assassinato, Seo Rae (Tang Wei) marca o primeiro projeto da telona do mestre sul-coreano Park Chan-wook desde o arrebatador A Criada (2016).
Espere por uma cinematografia pictórica, uma trilha sonora assombrosa, tensão sexual fervente e reviravoltas em abundância.
Irma Vep
Uma releitura de seu clássico cult de 1996 com o mesmo nome, a brilhante série de Olivier Assayas examina a estrela de cinema Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem) em crise. Ao mergulhar de cabeça em uma nova personagem, ela descobre que as linhas entre fato e ficção estão se tornando perigosamente confusas.
Broker
Song Kang-ho (Parasita), está no centro deste filme sentimental delicadamente construído por Hirokazu Koreeda, um vencedor anterior do Palma de Ouro por seu sensível e otimista Assunto de Família (2016). O tema de seu novo filme é o fenômeno das caixas de bebê na Coreia do Sul, lugares onde recém-nascidos podem ser abandonados anonimamente para serem cuidados por outros.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!