Início GAMES Artigo Jogos de Tabuleiro: 5 maneiras de jogar online

Jogos de Tabuleiro: 5 maneiras de jogar online

676
0

Existem diversas formas de se jogar os jogos de tabuleiro famosos online além das adaptações oficiais das empresas (que já citamos aqui). É bom para testar o jogo, conhecer melhor como funciona antes de investir o dinheiro ou mesmo jogar com alguém de longe. Então veja abaixo esses serviços gratuitos (alguns são freemium) para aproveitar os jogos sem precisar sair de casa.

BOARD GAME ARENA

5 maneiras de jogar jogos de tabuleiro onlineUm serviço web com uma interface um pouco mais simples mas que tem uma gama enorme de jogos de tabuleiro online disponíveis.

Você pode entrar nas salas existentes ou fazer uma assinatura premium para abrir uma sala com o jogo que deseja jogar. Você também pode jogar contra amigos e bots.

Tem somente uma versão web em que você pode abrir uma sala e esperar um player entrar ou convidar seus amigos. Outra vantagem aqui é que o jogo funciona por turnos e não obriga o jogador a ficar online, ou seja, você pode esperar o outro jogador ficar livre para poder jogar sem pressão.

Site oficial: https://pt.boardgamearena.com/



TABLETOP SIMULATOR

O TTS funciona como um jogo da Steam porém tem centenas de jogos de tabuleiro adaptados para a plataforma.

Cada jogo é oferecido como conteúdo da Steam Workshop então além de ter que comprar o Tabletop Simulator você precisa baixar o jogo que quer experimentar.

Os gráficos são excelentes com a mesa e as peças em 3D, porém diferente do Tabletopia aqui nós temos um sistema de scripts para editar as regras do jogo o que facilita o processo e o setup do jogo.

Disponível somente na Steam.

Site oficial: https://www.tabletopsimulator.com/



TABLETOPIA

5 maneiras de jogar jogos de tabuleiro onlineÉ uma plataforma que possui diversos jogos famosos e também a possibilidade de criar e enviar protótipos.

O visual é todo 3D mesmo na versão web. O único porém é que por ser um sistema sandbox (sem regras e nem limites) pelo menos um jogador precisa saber jogar e conduzir a partida além de não ter a opção de bots.

É uma excelente opção para testar aquela ideia que seria muito cara enquanto protótipo de papel ou que precisa de muita gente porém a versão básica, gratuita, limita a apenas um protótipo.

Também não possível acessar alguns jogos ou mesas específicas sem pagar a assinatura premium e na versão da Steam alguns jogos são distribuídos como DLC (como o Wingspan).

Está disponível para Android, iOS, Steam e via web.

Site oficial: https://tabletopia.com/



VASSAL

Um software mais antigo e por isso também com uma interface mais crua e dedicada aos wargames com uma curva de aprendizado bem alta.

É bom para jogar jogos menos populares e fora de catálogo (ainda que tenhamos até versões do Root).

Também possui uma plataforma de criação e adaptação de jogos através de módulos que regulam as regras e não precisa que o jogador saiba as regras

Site oficial: http://www.vassalengine.org/



YUCATA

5 maneiras de jogar jogos de tabuleiro onlineUma plataforma web digital da Alemanha que tem 150 jogos de tabuleiro adaptados para jogar online com amigos.

Não experimentei esta plataforma mas pelo que conversei com a galera é muito semelhante ao Board Game Arena.

Site oficial: https://www.yucata.de/



Menção honrosa (já que aqui só dá pra jogar Dominion)…

DOMINION ONLINE

Se você é fã de card game ou mesmo do próprio Dominion a própria empresa do game fez uma versão digital online gratuita do jogo.

Extremamente fiel a experiência de jogar na mesa a plataforma oferece todas as edições por um preço ou o jogo base de graça e o setup customizado é igualzinho o jogo permitindo escolher quais cartas entram na partida.

Temos a opção de adicionar bots (que jogam muito bem e tem modos únicos de jogar) e outros jogadores online.

O Covil dos Jogos fez uma live a pouco tempo jogando uma partida com o Renato da Geeks´n´Orcs.

Site oficial: https://dominion.games/



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.