Noites Sombrias #98 | 5 filmes de terror inesquecíveis dos anos 70

    No início dos anos 70, após o movimento contracultura da década anterior, em que jovens lutaram por mudanças socioeconômicas, buscando criar novos valores e ideais, muitos passaram a ter uma visão mais aberta sobre a religião e suas crenças, inclusive, mesclando crenças espirituais e filosóficas de culturas de outras partes do mundo. Esse movimento incluía a reflexão sobre o bem e o mal e seus representantes.

    A indústria cinematográfica não fechou os olhos para estas mudanças e também passou por uma revolução. Vários subgêneros do terror ganharam força, o “horror religioso”, por exemplo, gerou fascínio e se tornou extremamente popular ao trazer histórias baseadas em “fatos reais”.  A década também foi marcada pelo vírus da AIDS, o medo da doença foi refletido em obras, principalmente de ficção cientifica e horror corporal, que tratavam de parasitas, infecções e mutações.

    Atualmente, o terror é gênero bem disseminado, mas longas da década de 70 foram considerados revolucionários, verdadeiros marcos. Confira abaixo uma lista de cinco clássicos da época: 

    O Sangue de Drácula (1970)

    70

    O Sangue de Drácula é considerado um dos mais interessantes longas da franquia da produtora britânica Hammer e traz, pela quarta vez, Christopher Lee esbanjando charme no papel do Príncipe das Trevas. Na trama, três velhos amigos ingleses e um jovem lorde realizam um ritual de magia negra para ressuscitar Drácula. Portando os restos mortais do vampiro, o lorde mistura seu sangue com as cinzas da criatura e bebe o composto. Os amigos observam enquanto o jovem começa a passar mal. Assustados, eles o espancam e fogem sem saber que o corpo do rapaz daria vida a Drácula. O vampiro promete matar o trio e para isso usará os filhos deles para fazer o trabalho.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Drácula: As mais marcantes adaptações no cinema

    A Casa que Pingava Sangue (1971)

    70

    A busca de um inspetor da Scotland Yard por uma estrela de cinema desaparecida o leva a uma casa mal-assombrada. No local, ele é apresentado a quatro contos de terror – escritos pelo autor de Psicose, Robert Bloch, e estrelados pelos icônicos Peter Cushing, Christopher Lee (sim, ele de novo!) e Ingrid Pitt.

    Todas as quatro histórias se concentram nos destinos misteriosos dos inquilinos que alugaram a mansão ao longo dos anos. No primeiro conto, o escritor Charles Hillyer e sua mulher vão morar na casa onde ele passa a ser perseguido por Dominik, um personagem assassino de seu último livro.

    O Homem de Palha (1973)

    70

    O Rotten Tomatoes dá a este thriller de terror uma pontuação crítica de 89% e uma pontuação de audiência de 83%. A história começa com a investigação de uma criança desaparecida, expondo os segredos de uma cidade escocesa em torno de rituais pagãos e estranho comportamento sexual. Esse horror folk britânico criado por Anthony Shaffer e Robin Hardy influenciou a cultura pop, como visto no videoclipe Burn The Witch da banda britânica Radiohead.

    O filme possui elementos de fantasia e horror e conta a história do sargento Howie, um investigador que procura por uma menina desaparecida em uma pequena comunidade isolada na costa oeste da Escócia. Durante a investigação, o policial moralista se choca com os costumes do local onde casais fazem sexo ao ar livre e mulheres dançam nuas em rituais religiosos. 

    Carrie, a Estranha (1976)

    Dirigido pelo grande cineasta Brian de Palma, Carrie, A Estranha é considerado um dos maiores clássicos do gênero do terror. Na trama, acompanhamos a tímida Carrie, uma adolescente atormentada pelos colegas da escola e por sua mãe Margaret, uma fanática religiosa que controla e castiga a filha por acreditar que seu comportamento é pecaminoso. Durante a história, Carrie descobre estranhos poderes e em um momento de fúria, decide usá-los para se vingar dos que lhe fizeram mal.

    O filme recebeu duas indicações ao Oscar, o de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

    A Profecia (1976)

    O longa de Richard Donner aborda o tema relacionado à figura maligna do diabo usando uma criança por intermédio. Na trama, Kathy dá à luz a uma criança morta, com receio de que sua esposa não suporte a perda, Gregory adota em segredo outro bebê para substituir seu filho. Damien cresce e se torna um menino doce e saudável, mas no seu aniversário de cinco anos coisas estranhas e perturbadoras começam a acontecer.

    Com excelente direção, um roteiro bem-sucedido e uma trilha sonora impecável, o longa figura nos primeiros lugares nas listas de melhores filmes de horror do cinema. Isso porque apresenta vários argumentos que induzem o público a acreditar que o menino é filho do demônio, justificando os acontecimentos e as atitudes de vários personagens, mas, ao mesmo tempo, todas as premissas podem ser questionadas, levando o espectador a uma leitura psicológica de todo o enredo em que as situações podem ser atribuídas à pura coincidência.


    LEIA TAMBÉM:

    Noites Sombrias #97 | 5 melhores filmes de terror de 2022

    Noites Sombrias #96 | 6 imperdíveis RPGs de mesa, de terror!

    Noites Sombrias #95 | Edgar Alan Poe: Conheça o mestre gótico

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.