Noites Sombrias #96 | 6 imperdíveis RPGs de mesa, de terror!

    Imagine que você é um detetive investigando seitas religiosas, imagine que você é um vampiro da mais alta classe da sociedade ou até mesmo, imagine que você é um agente do sobrenatural atrás de seres malignos. Os mundos dos RPGs de mesa são ideais para aqueles que procuram imergir em uma outra realidade com muita diversão entre amigos. 

    Role-playling game (RPG) é um tipo de jogo imaginário em que os jogadores representam personagens e criam narrativas. Para isso, existe a figura do Mestre que é quem conduz a história e propõe desafios aos Jogadores. O jogo funciona através de sistemas de regras, mas os jogadores são livres para improvisar e suas escolhas ditam o rumo da aventura.

    Existem inúmeros RPGs dos mais diferentes temas, sendo o Dungeons & Dragons (D&D) que se baseia na fantasia medieval, o mais popular de todos. Mas, como estamos no Noites Sombrias, separamos para vocês seis RPGs de mesa, de terror, para você se aventurar em mundos sombrios e é óbvio, levar alguns sustos no caminho. 

    O Chamado de Cthulhu

    Lançado pela primeira vez em 1981, O Chamado de Cthulhu é um RPG baseado no conto de mesmo nome de H.P. Lovecraft e também no universo Os Mitos de Cthulhu. O jogo foi publicado pela Chaosium e no Brasil pela editora News Order.

    Na mesa, os jogadores são investigadores ou pessoas comuns que precisam resolver mistérios paranormais que são ligados aos Mitos de Cthulhu, sendo o mais importante sobreviver às criaturas com sanidade. 

    Vampiro –  A Máscara (O Mundo das Trevas)

    O Mundo das Trevas é o universo onde habitam vampiros, lobisomens, fantasmas, feiticeiros, demônios, entre outros. O cenário do jogo que mais ficou famoso foi Vampiro – A Máscara, lançado em 1991 pela White Wolf e atualmente no Brasil pela Galápagos Jogos.

    Na mesa, você pode escolher entre ser um vampiro recém-criado ou um ser já mais velho, você também poderá entrar para um clã ou agir sozinho, mas a luta principal gira em torno de sua humanidade, só lembre-se de não ficar sem sangue. 

    Kult

    Kult é um jogo de RPG sueco lançado pela primeira vez em 1991. Na história, o mundo como conhecemos é uma ilusão criada por um ser chamado Demiurgo que mantém a humanidade prisioneira, no maior estilo Matrix (1999). Para revelar a verdade ao mundo e assumir o controle, o jogador pode optar por ser um investigador, agente secreto, femme fatale ou até mesmo um cientista maluco.

    Atualmente uma quarta versão do RPG foi lançada pela Buró chamado Kult: Divindade Perdida.

    RPGs de mesa brasileiros: 

    Ordem Paranormal 

    O Ordem Paranormal é um RPG criado pelo streaming Cellbit que explora os perigos do outro em campanhas que investigam o paranormal. No jogo, você é um agente de uma organização que luta contra essas criaturas obscuras usando arsenal tecnológico ou poderes do outro lado.

    O RPG ainda está em pré-venda pela editora Jambô e um game do universo chamado Ordem Paranormal: Enigma do Medo será lançado em 2023. 

    Terra Devastada

    Criado pelo game designer John Bogéa, Terra Devastada é um RPG sobre o apocalipse zumbi, onde jogadores precisam sobreviver a um mundo devastado pelos mortos vivos. Na mecânica, além de lidar com os caos e desespero, os personagens precisam enfrentar seus traumas e manter a racionalidade. O RPG foi lançado pela Retropunk Editora.  

    Abismo Infinito 

    Abismo Infinito é um RPG de terror espacial, também de John Bogéa e lançado pela Retropunk Editora em 2012. Na história, você é um astronauta com uma tripulação em missão espacial para buscar recursos fora da Terra. Contudo, você enfrentará seus piores medos e ainda, condições severas que serão prejudiciais à sua mente e ao seu físico podendo levar você à loucura ou à morte.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #2 | ‘Metal Gear Solid 3: Snake Eater’ é o topo da lista das cobras!

    Metal Gear Solid 3: Snake Eater foi lançado em novembro de 2004 para PS2, Nintendo 3DS e posteriormente para PS3 e para Xbox 360.

    CRÍTICA: ‘Final Fantasy 7 Rebirth’ leva a franquia a um novo nível

    Final Fantasy 7 Rebirth foi lançado. O game nos apresenta a continuação da aventura de Cloud na continuação do remake.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    CRÍTICA: ‘Mario vs. Donkey Kong’ é um remake que diverte mas desafia

    Mario vs. Donkey Kong é o remake baseado no game homônimo de Game Boy Advance. Nele, controlamos Mario, que tenta recuperar seus Mini-Marios.