Início LISTAS Old Boy: 6 motivos para assistir e NENHUM para não ver

Old Boy: 6 motivos para assistir e NENHUM para não ver

1171
0
old boy

“Ria e o mundo rirá com você. Chore e chorará sozinho.”

Old Boy é uma adaptação cinematográfica sul-coreana de um mangá japonês de mesmo nome. O longa trata-se do segundo filme de uma trilogia conhecida como a trilogia da vingança, composta por Mr. Vingança (2002), Old Boy (2003) e Lady Vingança (2005); Lançado em 2003, o longa foi dirigido pelo Park Chan-wook (A Criada) e estrelado pelo excelente ator Min-sik Choi (Lucy).

Esse clássico do cinema sul-coreano, além de vencer o prêmio especial do júri em Cannes 2004, foi elogiado pelo crítico Roger Ebert e pelo diretor Quentin Tarantino. Ebert chegou a afirmar que: 

“Old Boy é um filme poderoso, não devido ao que retrata, mas devido às profundezas do coração humano que ele desnuda.”

Na trama, acompanhamos o Oh Dae-Su (Min-sik Choi), um homem que é raptado e mantido em cativeiro durante 15 anos num quarto de hotel, sem qualquer contato com o mundo externo. Quando ele é inexplicavelmente solto, descobre que é acusado pelo assassinato da esposa e embarca numa missão obsessiva por vingança.

Se você ainda não conferiu essa obra-prima, se liga nesses seis motivos para ver Old Boy.

6Roteiro e direção impecáveis

Quando um filme consegue nos prender do inicio ao fim é sinal de que estamos diante de um roteiro bem escrito e de uma direção atenta aos detalhes, Old Boy tem tudo isso e muito mais.

O roteiro de Park Chan-wook, Chun-hyeong Lim e Jo-yun Hwang é muito inteligente, fornecendo pistas ao longo da narrativa, porém sem entregar demais, conseguindo deixar o melhor para o final, e isso, aliado à direção de Chan-wook, que desenvolve a trama com charme e estilo, consegue deixar o espectador com os olhos “colados” na tela.

5Plot twist de explodir a cabeça

Plot Twists são grandes reviravoltas na trama de um filme, livro, uma série ou até mesmo em um jogo. É o mecanismo de roteiro que, quando bem utilizado, pode transformar um filme em um ícone da história.

O cinema está repleto de plot twists muito bem elaborados. Clube da Luta, O Sexto Sentido, Psicose, Amnésia, Ilha do Medo, Incêndios e Star Wars: O Império Contra-Ataca são alguns exemplos de longas onde as reviravoltas explodiram as cabeças das pessoas.

Old Boy também é um excelente representante de longas-metragem com uma das melhores reviravoltas da sétima arte, que, além de causar uma reação imediata em você, vai te fazer refletir sobre até que ponto o ser humana é capaz de chegar para executar um plano de vingança.

4Muita violência

Old Boy tem cenas capazes de embrulhar o estômago de qualquer um. Uma das mais famosas é a do polvo, na qual o protagonista degusta o alimento vivo.

São muitas as sequências insanas e escatológicas, mas tudo tem uma finalidade narrativa; aqui, nada é gratuito, muito menos a violência.

E que violência, meus amigos!

Muitas mutilações, sangue e outras bizarrices, fazendo o espectador mais sensível se encolher no sofá. Ademais, o longa tem lutas impecáveis, muito bem coreografadas e filmadas.

3O filme foi elogiado por Quentin Tarantino

Além de vencedor do prêmio Grand Prix (prêmio do Festival de Cannes no qual o júri escolhe o melhor filme) na edição de 2004 do Festival de Cannes. Agora, adivinha quem era o presidente do júri naquele ano? Isso mesmo, Quentin Tarantino. O diretor elogiou bastante o longa.

Quando uma obra é elogiada por um dos maiores cineasta da atualidade, acho que já é motivo suficiente para conferi-la, não é mesmo? Mas, se você ainda quer mais, vamos lá!

2Plano-sequência muito bem feito

Park Chan-wook criou um dos planos-sequência mais legais do cinema em Old Boy. A cena foi gravada toda em um take só e mostra Oh Dae-Su lutando contra um grupo de marginais utilizando apenas um martelo como arma em um corredor apertado.

Para chegar naquele resultado foram necessários três dias de muito treino e ensaio. E valeu muito a pena, pois a cena se tornou um dos momentos mais icônicos do cinema.

Inclusive, se você assistiu a primeira temporada de Demolidor na Netflix e lembra da cena do corredor na qual o herói desce a porrada em alguns bandidos, saiba que ela foi muito influenciada pelo plano-sequência de Old Boy.

1Um dos melhores filmes do cinema asiático

Algumas pessoas, por se limitarem a assistir apenas produções norte-americanas, acabam não conhecendo muitas obras que não tenham envolvimento hollywoodiano. Por esse motivo, o público que consome filmes de países como a China, Japão e Coréia é muito pequeno. O que é uma pena, pois se tem uma coisa que os asiáticos sabem fazer bem, sem dúvida, é cinema.

E Old Boy é um ótimo exemplo disso. Em 2008, uma votação entre os espectadores da rede de televisão americana CNN colocou o filme entre os dez melhores já feitos no cinema asiático.

Nota de curiosidade: Old Boy fez tanto sucesso que teve sua versão hollywoodana dirigida por Spike Lee e estrelado por atores, que atualmente integram o Universo Cinematográfico Marvel, como Josh Brolim (Thanos), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate) e Pom Klementieff (Mantis).

old boy josh brolim

E aí, ficou animado? Espero que sim. Claro que existem dezenas de outros motivos pelos quais TODOS têm que assistir a esse clássico, como as atuações (Min-sik Choi dá uma aula), o vilão (um dos melhores que conheço), os diálogos, a fotografia, entre outros. Na verdade, se eu fosse fazer uma lista com todos os motivos ela seria gigante. Por conta disso, decidi focar nessas seis que tenho certeza que será o suficiente para deixar você que ainda não viu, no mínimo, curioso.

Gostou dessa lista? Então deixa seu comentário aí embaixo e lembre-se de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.  😉 

Comentários