Hogwarts Legacy: O bardo Beedle e seus contos fantásticos

    Imagine como seriam os contos de fadas em um universo em que a magia fosse algo comum para todos. Difícil, não é mesmo? Agora imagine um escritor, e bruxo, audacioso o suficiente para elaborar tais contos de forma que os mesmos sejam contados por várias e várias gerações. Pois bem, conheça o bardo Beedle e suas histórias fantásticas!

    Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente deixado por Dumbledore para Hermione Granger, Os Contos de Beedle, o Bardo reúne cinco fábulas populares para jovens bruxos, e a equipe do Feededigno fez um apanhado completíssimo com tudo que você precisa saber sobre este misterioso personagem e suas fantásticas histórias.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Hogwarts Legacy: Primeiro trailer explora castelo, o mundo mágico e mais!

    Quem foi Beedle, o Bardo?

    Beedle

    Beedle, o Bardo, foi um contador de histórias que viveu durante o século XV. Embora grande parte de sua vida permaneça um mistério, sabe-se que ele nasceu na cidade de Yorkshire, no Reino Unido, e que era um bruxo. Há também uma xilogravura remanescente que retrata o personagem com uma barba volumosa e luxuriante. Além de seus pelos faciais, os traços de Beedle são totalmente desconhecidos, porém suas histórias o renderam enorme respeito e renome que perduraram por várias gerações. Um bruxo que simpatizava com os trouxas, desconfiava da magia negra e acreditava que bondade, bom senso e engenhosidade eram mais admiráveis ​​do que a magia mais poderosa.

    Os contos de Beedle

    Beedle

    As histórias de Beedle se assemelham aos contos de fadas “trouxas” (não-bruxos) em muitos aspectos. No entanto, há uma diferença bem importante: nos contos de fadas “trouxas”, a magia é normalmente a raíz dos problemas do herói (a bruxa malvada envenenou a maçã, colocou a princesa em um sono de cem anos, etc…). Em Os Contos de Beedle, o Bardo, por outro lado, os heróis e heroínas podem fazer magia por conta própria, mas acham tão difícil resolver seus problemas quanto os heróis trouxas.

    Outra diferença notável entre suas fábulas e as contrapartes trouxas era que as bruxas de Beedle eram muito mais heroicas e ativas. Asha, Altheda, Amata e Babbitty eram todas bruxas que tomaram o destino em suas próprias mãos, em vez de esperar que um príncipe encantado aparecesse. A exceção a esta regra é a donzela sem nome no conto O Coração Peludo do Mago, que se aproxima mais da princesa tradicional dos contos de fadas, porém mesmo assim não há um “felizes para sempre” em sua história.

    Confira abaixo um resumo dos famosos contos de Beedle:

    O Bruxo e o Caldeirão Saltitante

    Um velho bruxo muito gentil tinha o costume de sempre ajudar os trouxas com suas doenças e tristezas, fingindo que a magia que ele usa para curá-los vinha diretamente de seu “caldeirão da sorte” e não de seu próprio poder. Quando o velho bruxo morre, ele deixa o caldeirão para seu único filho, que por sua vez se recusa a ajudar os trouxas locais. Amargurado por não ter herdado nada além de um caldeirão e também por desprezar trouxas, o filho fechou a porta para todas as pessoas que lhe pediram ajuda. Já o caldeirão entretanto tinha outros planos para o rapaz…

    A Fonte da Sorte

    No dia mais longo de cada ano, uma pessoa sem sorte era escolhida para se banhar nas águas mágicas da Fonte da Sorte. Asha, Altheda e Amata, três bruxas sem sorte decidem unir forças e entrar juntas no jardim encantado, acabando por, acidentalmente, incluir também um cavaleiro em sua aventura. A jornada até o destino não era tão simples quanto eles pensavam, pois o grupo precisaria passar por três desafios para alcançar a tão desejada fonte.

    O Coração Peludo do Mago

    Este é possivelmente o mais assustador dos cinco contos de Beedle. Um jovem e belo feiticeiro observava seus amigos sempre se apaixonando e decide que nunca quer ser vítima de tal fraqueza. Secretamente, ele emprega algumas terríveis Artes das Trevas para garantir que seu coração nunca seja conquistado por outro. Até que um dia o jovem mago conhece uma belíssima donzela, porém ao tentar conquistá-la as coisas saem terrivelmente errado…

    Babbity, a Coelha, e Seu Toco Gargalhante

    O conto narra a história de um rei trouxa fascinado pela ideia de ser a única pessoa em sua terra com o poder de usar magia. Para atingir seu objetivo, ele forma uma brigada de Caçadores de Bruxas para caçar todos os bruxos e bruxas do reino, e ao mesmo tempo exige que um instrutor lhe ensine magia. Alguém finalmente se oferece para ensinar as artes mágicas ao rei, mas a criada Babbity acaba descobrindo algo sobre este “professor” que o rei desconhece.

    O Conto dos Três Irmãos

    Esta é a história que narra a origem das Relíquias da Morte, conhecidas por todos os fãs de Harry Potter. Três irmãos bruxos conjuram uma ponte ao cair da noite para fazer uma travessia por um rio que parecia impossível de ser atravessado. Eles encontram a Morte no meio da ponte e ela está com raiva por ter sido enganada pelo que pensou serem três vítimas do rio. Fingindo parabenizá-los pela ingenuidade, a Morte dá a cada irmão o prêmio que eles pediram, na forma de uma relíquia (uma varinha, uma pedra e uma capa). Com o tempo os três irmãos aprendem que não existe uma forma de fugir da Morte para sempre, porém dize-se que seus artefatos permanecem no reino dos vivos até os dias atuais.

    Os Contos de Beedle no universo de Harry Potter

    • Os Contos de Beedle, o Bardo aparecem em Harry Potter e as Relíquias da Morte na forma de um presente deixado pelo mestre Alvo Dumbledore para Hermione Granger, juntamente com algumas anotações do bruxo.
    • Harry fica surpreso que Ron tenha ouvido falar do livro enquanto Hermione não. Hermione precisa lembrar a Ron que ela e Harry foram criados por trouxas, sendo assim não tiveram acesso aos contos do bardo.
    • As Relíquias da Morte, conforme descritas no Conto dos Três Irmãos, têm papel fundamental no fechamento do arco principal da franquia de filmes.
    Beedle
    • O Bruxo e o Caldeirão Saltitante possui alguns finais alternativos, que incluem punições aplicadas pelo caldeirão a trouxas de natureza ruim e outras que foram retiradas das prateleiras por causarem mal-estar às crianças.
    • O Caldeirão Saltitante pode ser visto em um dos cenários exploráveis em Hogwarts Legacy.
    • O Coração Peludo do Mago é o único dos contos de Beedle que não é mencionado em Harry Potter e as Relíquias da Morte.
    • A Fonte da Sorte foi o tema da primeira e única tentativa de encenar uma peça em Hogwarts, que foi arruinada devido a vários fatores, incluindo o palco e parte do salão terem pegado fogo e um duelo entre dois integrantes do elenco.
    • Lúcio Malfoy, um dos patronos de Hogwarts e supremacista de sangue puro, uma vez tentou censurar A Fonte da Sorte pois retratava o casamento entre uma bruxa e um trouxa. Alvo Dumbledore, no entanto, recusou veementemente. Dumbledore posteriormente admite que este foi o começo da árdua campanha de Lúcio para removê-lo do cargo de Diretor.
    Beedle

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Astros de Harry Potter que já morreram e talvez você não sabia

    Achou interessante? Os Contos de Beedle, o Bardo estão disponíveis, juntamente com outros títulos do universo de Harry Potter, para venda em todo o Brasil através do site da Editora Rocco.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Skull and Bones’ é uma boa experiência marítima 

    Skull and Bones é o mais novo lançamento da Ubisoft para o PlayStation 5, Xbox Series X | S e PC. Veja o que achamos!

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    CRÍTICA: ‘Tomb Raider I-III Remastered’, coletânea é remaster respeitoso e faz jus ao legado

    Tomb Raider I-III Remastered é a coletânea remasterizada das primeiras aventuras de Lara Croft. O Remaster chegou em fevereiro aos consoles e PC.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.