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    TBT #37 | O Castelo Animado (2004, Hayao Miyazaki)

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    Howl no Ugoku Shiro (2004) ou O Castelo Animado (título nacional), é um anime longa-metragem, produzida pelo Studio Ghibli, que dispensa apresentação, e dirigida por Hayao Miyazaki, que entre inúmeros trabalhos é o responsável pela direção de Princesa Mononoque, Meu Amigo Totoro e vencedor do Oscar de melhor animação pelo filme A Viagem de Chihiro em 2003.

    Conhecido pelas personagens femininas jovens, fortes e marcantes, Miyazaki monta uma história que assim como suas outras obras, é uma crítica bem construída e sofisticada, neste caso sobre os confrontos bélicos infundados, a indústria da guerra e a razão de se participar de massacres sangrentos, de guerras que não são suas, sobre estar lutando na guerra dos outros.

    A crítica é realizada com o habitual humor inteligente do diretor, que aqui, traz uma produção mais soturna, mantendo o humor apesar do clima sombrio da produção, seja através de um cãozinho asmático ou de uma criança que se faz passar por ancião Markl, tudo isso desenhado a mão.

    Sendo feito em uma época em que a computação gráfica já estava em alta, o filme é quase todo feito da forma tradicional, ou seja, desenhado a mão, maior parte pelo próprio Hayao Miyazaki, deixando a computação apenas para as cenas mais dinâmicas.

    Esta obra de arte conta a história de um feiticeiro, Howl, e sua relutante negação de se deixar arrastar para uma guerra que não é sua. No centro da história além de Howl, temos uma jovem obstinada, Sophie, vítima de um poderoso e enigmático feitiço do envelhecimento, a rivalidade entre duas bruxas e o destino de um diminuto, porém poderoso demônio do fogo, além do espantalho enfeitiçado, Cabeça de Nabo. Cada um destes personagens é desenvolvido com maestria e mostram todas as suas facetas, seus sentimentos, suas almas.

    Ainda não entendeu o porquê do título? Todas essas histórias são brilhantemente entrelaçadas e se passam sob a residência de Howl, um castelo que anda com pés de galinha gigantes.

    A obra detém no Rotten Tomatoes, uma pontuação de 87% baseada em 172 críticas, com uma classificação média de 7.5/10. O filme também possui uma pontuação 80/100 no Metacritic, indicando “geralmente favorável”. O filme ainda venceu o Festival de Veneza de 2004 na categoria Realização Técnica, foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Animação em 2005 e venceu o New York Film Critics Circle na categoria Animação.

    No Japão a bilheteria do filme faturou mais de US $ 15,5 milhões na sua primeira semana de exibição, não temos números no Brasil e nos Estados Unidos tivemos informações de que faturou menos que o mais diminuto e bobo dos filmes de animação costuma faturar, provando que a animação japonesa nem sempre é alcançada intelectualmente por parte do grande público.



    Por ser necessário um esforço intelectual além do que o público médio está disposto a dispensar a uma obra ficcional e sem uma distinta e caricata diferença entre o bem e o mal, o filme talvez não tenha arrebatado todo o público suficiente em função do que este está acostumado a consumir, a mesma receita repleta de fantasia com um problema, um dilema, uma reviravolta mirabolante e uma conclusão feliz e doce que chega a atacar o fígado.

    Miyazaki se mostra brilhantemente capaz de construir algo que foge totalmente dos moldes das animações ocidentais (sem generalizar), que o grande público adora e enaltece, ele constrói um drama com histórias complexas, com reflexões importantes e inteligentes e acima de tudo, mostra mais uma vez que por ser desenho e por ser animação, não precisa ser bobo e “fácil de engolir”, é possível encantar contando uma história crítica.

    Nossa nota

    Não deixem de assistir a esta obra prima do Studio Ghibli, certamente irão se apaixonar por Sophie, viver a angústia com Howl e se divertir com Markl.

    Assista ao trailer (sem legenda):

    E você, tem indicações de TBT para nós? Deixe nos comentários! Já assistiu O Castelo Animado? Então lembre-se de dar sua avaliação. E para mais indicações do TBT do Feededigno, clique aqui.

    CRÍTICA | Divaldo – O Mensageiro da Paz (2019, Clóvis Mello)

    Divaldo – O Mensageiro da Paz é mais uma produção audiovisual voltada para a doutrina espírita, tema comumente explorado nos últimos anos por longas como Kardec e As Mães de Chico Xavier. A trama conta a história de Divaldo Pereira Franco, médium baiano que dedicou sua vida em prol da caridade. 

    Divaldo Pereira Franco é um dos principais líderes espíritas em atividade no Brasil. Com 92 anos e mais de 12 mil palestras ao redor do mundo, o médium dedicou sua vida a espalhar os ensinamentos da doutrina para milhares de pessoas. O filme de Clóvis Mello tem como intuito apresentar a história do médium ao mesmo tempo que educa sobre os principais ensinamentos do espiritismo.

    A história inicia em Feira de Santana, interior da Bahia, onde Divaldo (interpretado por Ghilherme Lobo em sua juventude e por Bruno Garcia quando mais velho) desde pequeno tem contato com o mundo espiritual. Com uma certa pressa em desenvolver essa primeira parte da trama, a direção de Clóvis Mello não é primorosa e a montagem deixa muito a desejar. São vários recortes de cena para apresentar o mais rápido possível o histórico familiar de Divaldo e logo focar na parte mais interessante de sua vida: a mudança para Salvador e a introdução na vida espiritual.



    A partir daqui, Divaldo passa a desenvolver seu dom e aprender o que é ser, de fato, um médium, sempre lidando com a perseguição de um espírito obsessor (interpretado pelo muitas vezes fora de tom Marcos Veras) que busca vingança por um acontecimento de 400 anos antes. A trama passa desde a aprendizagem básica por meio do livros dos espíritos de Allan Kardec até o encontro entre Divaldo e Chico Xavier, um dos maiores médiuns da história.

    Como tema, Divaldo – O Mensageiro da Paz é um alento em uma época onde vemos tanto ódio e disputas religiosas no mundo. Entretanto, apesar do ótimo elenco envolvido na trama – que conta também com Regiane Alves e Laila Garin -, salvo a interpretação de Laila, todos parecem estar desconfortáveis em seus papéis. Marcos Veras está tão caricato que transforma um espírito que está sofrendo, precisando de ajuda, em um vilão de filmes infantis, com uma risada diabólica e teatral.

    O roteiro, muitas vezes, parece um grande “panfleto” religioso, tratando com superficialidade os problemas mundanos de Divaldo, tornando sua imagem imaculada. A forma como se expressam, com um linguajar rebuscado, cria um distanciamento entre público e obra, tornando muito difícil de se conectar com a história. Apesar de termos alguns ensinamentos valiosos ao longo de sua duração – como quando são citadas outras religiões ou sobre as mulheres que trabalham nos bordéis de Salvador – o roteiro de Divaldo – O Mensageiro da Paz acaba se tornando repetitivo e exaustivo.

    Com uma ótima ideia, mas uma execução ruim, Divaldo – O Mensageiro da Paz é uma produção com uma história inspiradora, mas que não consegue animar o telespectador.

    Nossa nota

    Confira o trailer do filme abaixo:

    Divaldo – O Mensageiro da Paz, filme sobre o médium Divaldo Pereira Franco estreia no dia 12 de setembro nos cinemas de todo o Brasil!

    Overwatch chega ao Nintendo Switch em 15 de outubro

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    O mundo sempre precisa de novos heróis, e a partir de 15 de outubro, os jogadores de Nintendo Switch poderão se juntar a mais de 40 milhões de pessoas de todo o mundo na luta pelo futuro com a chegada de Overwatch Legendary Edition.

    O Overwatch Legendary Edition coloca a versão definitiva do aclamado jogo de tiro em equipe da Blizzard Entertainment nas mãos dos donos de Nintendo Switch, com todo o conteúdo e as atualizações de jogo mais recentes. Os jogadores poderão selecionar um dos 31 vibrantes heróis do elenco, disputar uma variedade de modos multijogador casuais e competitivos e brigar pelos objetivos dos mapas em 28 locais diferentes ao redor do mundo (e na lua).

    Além disso, os jogadores de Nintendo Switch têm a opção de controlar os heróis de uma forma totalmente nova usando os controles giroscópicos de movimento integrados ao console. Incline o aparelho para acertar o tiro perfeito com McCree, pilote D.Va pelo ar ou vire rapidamente para desviar projéteis com Genji.

    J. Allen Brack, presidente da Blizzard Entertainment comentou:

    “Overwatch reúne jogadores para cooperar e competir em uma visão alegre e otimista do futuro, e estamos ansiosos para os jogadores de Nintendo Switch entrarem na festa. A Legendary Edition inclui mais de três anos de atualizações de conteúdo e melhorias de jogo, e estamos animados para trabalhar com a Nintendo e oferecer aos jogadores novas formas de curtir a experiência completa de Overwatch em qualquer lugar.”

    Overwatch Legendary Edition para Nintendo Switch estará disponível em versão digital via Nintendo eShop pelo preço especial de R$ 149,00. Esta versão inclui 15 visuais extras de diversos heróis para os jogadores começarem sua coleção, além de três meses de adesão individual ao Nintendo Switch Online para que eles possam partir logo para a ação e competir ou cooperar com outros donos de Nintendo Switch.

    Além disso, os jogadores de Nintendo Switch que entrarem em Overwatch até 31 de dezembro de 2019 ganharão uma Caixa de Itens Dourada extra com pelo menos um item Lendário garantido.



    Overwatch – Características do jogo

    Overwatch Legendary Edition será lançada para Nintendo Switch com todos os heróis, mapas, modos e atualizações de jogo disponíveis nas outras plataformas, oferecendo a experiência completa de Overwatch aos jogadores de Nintendo Switch:

    • Jogue com 31 heróis únicos – Escolha seu herói em um elenco internacional diverso que não para de crescer. Infiltre-se nas linhas inimigas com os saltos temporais de Tracer, cure sua equipe de longe com o Rifle Biótico da franco-atiradora de elite Ana ou manipule a gravidade com o brilhante astrofísico Sigma, o mais novo herói a entrar na luta;
    • Lute com seus amigos ao redor do mundo – Capture pontos de controle, transporte cargas e complete os objetivos em 28 locações internacionais onde quer que haja acesso à internet, graças à portabilidade lendária do Nintendo Switch;
    • Una suas forças em modos de jogo 6v6 – Entre no Jogo Rápido para enfrentar jogadores de nível similar, Jogue vs. IA em diversas configurações de dificuldade ou vá até o limite das suas habilidades no Jogo Competitivo para subir no ranking e ganhar recompensas da temporada;
    • Descubra novas formas de jogar – Explore o modo Arcade ou o Navegador de Jogos para encontrar partidas com regras únicas. Dê asas à imaginação na Oficina e use as poderosas ferramentas de script para criar jogos personalizados elaborados, que podem ser compartilhados e jogados em qualquer plataforma.

    …e vem muito mais por aí – Overwatch Legendary Edition para Nintendo Switch continuará ganhando novo conteúdo, incluindo modos sazonais, atualizações de jogo e mais.

    Para saber mais sobre a Overwatch Legendary Edition para Nintendo Switch, acesse o site oficial. Assista ao gameplay de Overwatch no Nintendo Switch:

    Social Media Week: Palestra falará sobre o crescimento dos podcasts no Brasil

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    O CEO e fundador da GMD, Lucas Patrício, ministrará a palestra “2019: O ano do Podcast no Brasil”, em 13 de setembro, das 12h às 13h, na Social Media Week São Paulo (SMWSP) 2019, evento global sobre estratégias em mídias digitais, marketing B2B e empreendedorismo. Durante a apresentação, Lucas falará sobre a popularização dos podcasts no Brasil e avaliará os motivos que vêm tornando o formato uma opção cada vez mais vantajosa para as empresas.

    Lucas Patrício comenta:

    “Os podcasts são uma realidade no país e, de acordo com o Ibope, em maio de 2019 já existiam mais de 50 milhões de ouvintes brasileiros. Na GMD, por exemplo, criamos a produtora de podcasts Half Deaf e um ano e meio depois superamos os 20 milhões de downloads. Além de uma excelente opção de entretenimento e informação para o consumidor, esse é um formato que já se mostra interessante para o mercado publicitário.”

    A Half Deaf é responsável por alguns dos programas mais populares do segmento no Brasil, como Imagina Juntas, Projeto Humanos, Donos da Razão e Anticast. Além disso, produziu o primeiro podcast original para o Spotify Brasil o K-papo, que aborda o universo da música pop coreana e pautas sociais, como feminismo e empoderamento

    A SMWSP 2019 acontece entre 9 e 13 de setembro, nos campi da ESPM Tech e ESPM Graduação, ambos na Vila Mariana. Além de Lucas Patrício, CEO da GMD, estão previstas palestras de Gabriela de Oliveira Ferreira, do canal no YouTube DePretas; Alessandra Eduardo Tucci, gerente de comunicação da Votorantim S.A.; Bia Granja, cofundadora do YouPix, e Neivia Justa, fundadora do #JustCausa.

    As inscrições podem ser feitas pelo site da Social Media Week e as atividades custam entre R$ 10,00 e R$ 20,00.



    SMWSP 2019 – Palestra “2019: O ano do Podcast no Brasil”

    Data: 13 de setembro de 2019

    Custo de inscrição: R$ 20,00

    Local: ESPM Graduação – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, São Paulo/SP – 04018-010

    Sobre a Half Deaf

    A Half Deaf é uma produtora da GMD em parceria com os roteiristas de TV e cinema Gus Lanzetta e Vitor Brandt que tem como objetivo produzir e publicar podcasts de qualidade, fomentando o consumo de programas com esse formato no Brasil, tanto para o entretenimento quanto para o mercado publicitário.

    A Half Deaf possui estúdio em São Paulo, onde alguns de seus principais shows são produzidos.

    Sobre a GMD

    Agência de marketing digital com escritórios e estúdios no Brasil e no México, a GMD cria estratégias, desenvolve conteúdo, produz vídeos, analisa todos os resultados de acordo com as necessidades de cada cliente e desenvolve campanhas completas para marcas que querem se conectar diretamente com seu público, seja por mídias tradicionais, redes sociais ou ações especiais.

    Especialista em branded content, em seis anos desde sua criação, a GMD já produziu e publicou mais de 600 vídeos, que geraram 30 milhões de visualizações, e gerencia comunidades com 12 milhões de pessoas no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e demais redes de seus parceiros.

    É fã de podcasts? Aproveite e ouça o Martelada, o podcast do Feededigno.

    MIS: Sexta-feira 13 ganha maratona de terror com os filmes “Nós”, “Corra!” e “Mãe!”

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    Mais uma vez, o Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – preparou uma maratona de filmes para os fãs do gênero terror aproveitarem durante a madrugada da Sexta-Feira 13. Em parceria com a Sony Pictures Home Entertainment, o Museu traz uma seleção especial de longas de terror/suspense contemporâneos, que serão exibidos em sequência: Corra!, Nós e Mãe. E, para abrir a programação, o público irá conferir o curta Nervo, desenvolvido pelo 3º Núcleo Experimental de Cinema do MIS.

    A maratona de filmes de horror começa às 23h do dia 13 de setembro, no Auditório MIS (172 lugares). Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados uma hora antes da primeira sessão, na Recepção MIS.

    PROGRAMAÇÃO

    NERVO

    (Dir. Pedro Jorge e Sabrina Maróstica, Brasil, 2018, 12 min, 14 anos, digital)

    Nervo é um curta-metragem de suspense sobre a violência contra a mulher, desenvolvido pelo 3º Núcleo Experimental de Cinema do MIS.

    Na trama, Nestor é um homem bruto que explora sua mulher, e não trabalha. Um dia, percebe o sumiço de seu irmão João, um homem horrível como ele. Ao comer um bolinho de carne feito por sua mulher e cunhada, encontra o que se parece com uma unha e passa a desconfiar que a elas mataram seu irmão. Ele fará de tudo para descobrir o verdadeiro paradeiro de João.



    CORRA!

    (Get Out, dir. Jordan Peele, Universal Pictures, EUA, 2017, 103 min, 14 anos, digital)

    Chris (Daniel Kaluuya) é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

    CRÍTICA – Corra! (2017, Jordan Peele)

    NÓS

    (Us, dir. Jordan Peele, Universal Pictures, EUA, 2019, 116 min, 16 anos, digital)

    Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

    CRÍTICA – Nós (2019, Jordan Peele)

    MÃE!

    (Mother, dir. Darren Aronofsky, Paramount Pictures, EUA, 121 min, 16 anos, digital)

    Um casal vive em um imenso casarão no campo. Enquanto a jovem esposa (Jennifer Lawrence) passa os dias restaurando o lugar, afetado por um incêndio no passado, o marido mais velho (Javier Bardem) tenta desesperadamente recuperar a inspiração para voltar a escrever os poemas que o tornaram famoso. Os dias pacíficos se transformam com a chegada de uma série de visitantes que se impõem à rotina do casal e escondem suas verdadeiras intenções.

    CRÍTICA – Mãe! (2017, Darren Aronofsky)

    SERVIÇO Sexta-FEIRA 13 NO MIS

    DATA: 13 de setembro

    HORÁRIO: a partir das 23h

    LOCAL: Museu da Imagem e do Som – MIS
    Auditório MIS (172 lugares)
    Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

    INGRESSO: Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes da primeira sessão na Recepção MIS)

    CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 anos

    ESTACIONAMENTO: R$ 18,00

    Projeto Gemini: Ang Lee fala sobre “experiência cinematográfica imersiva nunca vista antes”

    No dia 10 de outubro estreia nos cinemas o filme Projeto Gemini, e o diretor Ang Lee, o protagonista Will Smith e outras pessoas da equipe de produção do longa dão um gostinho do que o público pode esperar para ver nas telas do cinema, em vídeo divulgado hoje pela Paramount Pictures.

    O diretor Ang Lee comenta:

    “Fui capaz de desenvolver com base em minhas experiências de vida no passado com As Aventuras de Pi algo que acredito que o cinema digital deveria fazer, que é parecer mais real, imersivo, humano.”

    O produtor Jerry Bruckheimer explica:

    “Criamos um ser humano digital que é interpretado pelo Will e é idêntico ao Will Smith quando era jovem. Ang realmente acredita que temos que elevar o nível do cinema no século XXI.”

    O supervisor técnico, Ben Gervais, fala um pouco sobre a captação de Projeto Gemini e como isso chega ao público:

    “Ang tem uma forte visão para esse filme por captar em 3D+ esse formato revolucionário onde você consegue ver os detalhes e se sente dentro do filme. Isso significa que o público terá uma experiência cinematográfica imersiva nunca vista antes.”

    Projeto Gemini será exibido no Brasil nas versões 2D, IMAX 2D e em 3D+.



    Sobre seus dois personagens, um de 50 anos e outro de 23 anos, e toda tecnologia utilizada no filme, Will Smith completa:

    “Ang cria um espetáculo visual e a tecnologia é incrível.”

    Projeto Gemini (Gemini Man) é um inovador thriller de ação estrelado por Will Smith como Henry Brogan, um assassino de elite, que é subitamente alvo e perseguido por um misterioso jovem agente que aparentemente pode prever cada movimento seu.

    O filme é dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar Ang Lee e produzido pelos renomados produtores Jerry Bruckheimer, David Ellison, Dana Goldberg e Don Granger.

    No elenco também estão Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen e Benedict Wong.

    Assista ao trailer legendado: