Início Site Página 759

    TBT #36 | E.T. – O Extraterrestre (1982, Steven Spielberg)

    0

    A década de 1980 foi, para o cinema, um período marcado por lançamentos de grandes clássicos que inspiram e servem de referência para muitos cineastas até hoje. Os Gonnies (1985), Scarface (1983), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Indiana Jones E Os Caçadores da Arca Perdida (1981) e de De Volta Para O Futuro (1985) são apenas alguns dos exemplos. Porém, no TBT do Feededigno desta semana, dedico-me a recomendar um filme que não apenas marcou época como também consagrou Steven Spielberg (Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau) na indústria cinematográfica e apresentou para o mundo uma mágica história sobre amizade, solidariedade e companheirismo – estou falando de E.T. – O Extraterrestre.

    Com roteiro de Melissa Mathison (O Corcel Negro), o longa acompanha um alienígena que foi esquecido na terra e acaba se alojando na casa do pequeno Elliot (Henry Thomas), um garoto solitário desde a separação dos pais. Os dois se tornam amigos e Elliot faz de tudo para proteger o ET do governo e para ajudar ele na jornada de volta para o seu lar no espaço.

    O filme tem atuações incríveis, claro que o destaque é todo do elenco mirim, principalmente Henry Thomas (A Maldição da Residência Hill) e Drew Barrymore (Santa Clarita Diet), que conseguem passar muita emoção, entregando um excelente trabalho mesmo sendo tão novos na época da produção.

    E.T. – O Extraterrestre teve a maior arrecadação da história do cinema até então e recebeu impressionantes nove indicações ao Oscar – incluindo Melhor Filme e Diretor, porém perdeu em ambas para Gandhi, de Richard Attenborough – levando quatro estatuetas técnicas (Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais). No entanto, quem vê todo esse sucesso, não imagina que houveram alguns problemas durante a produção – como é de costume em alguns clássicos.

    ERA PARA SER UM TERROR? ENTENDA!

    Inicialmente, Spielberg planejou um terror chamado Night Skies, onde um grupo de alienígenas malignos seriam os vilões e mostraria uma família sitiada por esses seres, uma ideia inspirada no western Ao Rufar dos Tambores (1939). O diretor dedicou meses para desenvolver o roteiro e as criaturas, porém ele mudou completamente de ideia e resolveu fazer um filme com uma aventura familiar, sobre um ET deixado na terra tentando voltar pra casa enquanto é caçado pelo governo.

    Rick Baker, designer e especialista em efeitos de maquiagem, que trabalhou em Um Lobisomem Americano em Londres (1981), estava criando os alienígenas, porém Steven Spielberg cancelou o contrato fazendo com que ele reclamasse publicamente da conduta do diretor, dizendo que perdeu quase centenas de milhares de dólares no processo de criação e que nunca recebeu crédito pelo trabalho, já que o resultado inclui algumas de suas ideias para as criaturas de Night Skies.

    Carlo Rambaldi, criador dos aliens de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), assumiu o projeto, criando o personagem icônico que conhecemos hoje. A ideia inicial de Spielberg se concretizou depois, porém virou outro filme, onde, ao invés de aliens, os fantasmas marcaram presença – o resultado foi Poltergeist, o Fenômeno (1982), dirigido por Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica).

    MOMENTOS MEMORÁVEIS

    E.T. – O Extraterrestre conta com vários momentos memoráveis. A trilha sonora impecável de John Williams (compositor que trabalhou em franquias como Star Wars, Harry Potter e Jurassic Park) aliada à brilhante direção de fotografia de Allen Daviau (Império do Sol) ajudaram esses momentos icônicos a continuarem na memória das pessoas não importa quantos anos se passem.

    Quem não tem registrado na memória a cena na qual o ET faz a bicicleta voar pela primeira vez mostrando a lua no fundo, dando origem a uma das cenas clássicas do cinema e à imagem que depois se tornou o símbolo da Amblin Entertainment, produtora do Spielberg? Ou da fuga dos garotos no terceiro ato onde as bicicletas voam novamente ao por do sol criando frames deslumbrantes?

    Steven Spielberg ainda faz uma homenagem ao Hitchcock em uma cena onde ele utiliza a Dolly Zoom, famosa técnica do cineasta britânico introduzida no cinema no clássico Vertigo, de 1958. Além disso, outra curiosidade bastante interessante é que o diretor deixa, em boa parte do filme, a câmera posicionada na altura das crianças para mostrar o ponto de vista delas, havendo assim mais conexão com o espectador e entre Elliott e ET.

    Cena memorável se tornou símbolo da Amblin Entertainment.

    LIÇÕES

    Os anos 80, como citei no começo deste texto, foi uma época que marcou o cinema. Histórias de aventura e amizade eram cada vez mais contadas e ganhavam o coração do público, como é o caso de Conta Comigo (1986), Os Gonnies (1985) e E.T. – O Extraterrestre, obras que influenciaram a relação dos personagens de Stranger Things, por exemplo.

    O longa de Steven Spielberg é muito lembrado também por conta das belas lições sobre solidariedade, amizade, ajudar o próximo, entre outras. A dedicação do Elliot para ajudar o alienígena voltar para o espaço, mesmo sabendo que isso partirá seu coração, é um belo exemplo de companheirismo e amizade. Outra lição presente na trama é sobre a importância de aprender dizer “adeus”, algo que não é fácil, todavia necessário em algumas circunstâncias.

    A NOVA VERSÃO

    Na nova versão, uma das mudanças mais significativas foi a substituição das armas dos federais por walkie-talkies na cena das bicicletas.

    Em 2002, foi lançada uma nova versão de E.T. – O Extraterrestre para comemorar o vigésimo aniversário do longa. O diretor relançou a ficção científica nos cinemas, porém alterando algumas partes e editando o filme num corte politicamente correto.

    Essa versão tem cenas adicionais, som remasterizado e efeitos especiais melhorados. As mudanças mais significativas são: a inclusão de uma cena na qual o ET brinca na banheira; e a substituição das armas dos federais por walkie-talkies na cena das bicicletas – como você pode ver abaixo:

    Entretanto, o resultado final não agradou nem o público (que não gostou das mudanças) nem os executivos (que esperavam uma arrecadação maior). Spielberg acabou reconhecendo que não foi uma boa ideia ter mexido no filme, jurou jamais repetir esse erro em futuros relançamentos e disse “foi como se tivesse roubado das pessoas que amam ET as suas memórias do filme.

    COMO E.T. MUDOU A VIDA PESSOAL DE SPIELBERG

    Durante o painel de As Aventuras de Tintim (2012) na San Diego Comic-Con 2011, Spielberg contou que E.T. – O Extraterrestre – além de ser importante para a carreira do cineasta e para a história do cinema – mudou a vida pessoal dele. Confira o que ele disse:

    “Meu filme favorito para fazer é ET – O Extraterrestre. Mas por razões muito pessoais. Quando estamos fazendo um filme nós formamos uma família, que é deixada para trás quando o filme acaba. Mas quando ET acabou eu percebi que gostava tanto de crianças que decidi ter meus próprios filhos. Hoje tenho sete – graças a ET!”

    E.T. – O Extraterrestre é um dos maiores clássicos da sétima arte. É lindo e tocante, marcou toda uma geração e continua emocionando tanto crianças quanto adultos que se propõem a conhecer ou revisitar essa obra atemporal.

    Nossa nota

    Veja o trailer da versão de 2002 (áudio original) – via Movieclips Classic Trailers:

    Confira também o episódio sete do nosso podcast, Martelada, onde falamos sobre o Steven Spielberg:

    https://feededigno.com.br/podcasts/martelada-7-steven-spielberg-o-messi-de-hollywood/

    E aí, o que achou da recomendação desta semana? Já assistiu a esse clássico? Conta para a gente aqui nos comentários.

    BGS 2019: Pinballs e arcades farão parte da feira com acesso livre e campeonato exclusivo

    0

    A Brasil Game Show, maior evento de games da América Latina, reúne em cerca de 90 mil m² as principais novidades do universo dos games, lançamentos, principais desenvolvedoras, fabricantes de periféricos, equipes de e-sports, cosplayers, e ainda muita nostalgia na nova área BGS Pinball & Arcade Matic, em que os fãs podem curtir à vontade equipamentos e jogos clássicos de décadas passadas.

    O espaço de 1.500 m² terá patrocínio da Matic Entretenimento, um campeonato cujos detalhes serão revelados em breve, e mais de 150 máquinas à disposição dos visitantes, entre os tradicionais arcades e máquinas de pinball, como a Stern Stars Wars Pin e a Jurassic Park, que o público poderá experimentar em primeira mão no evento.

    Também estarão na BGS Pinball & Arcade Matic o presidente da Stern Pinball e ícone mundial do segmento, Gary Stern, além dos quatro primeiros colocados do Campeonato Matic da categoria, realizado em agosto deste ano.

    Paulo Esteban, diretor comercial da Matic Entretenimento explica:

    “Queremos mostrar para os mais jovens a cultura do pinball, atualmente esquecida no Brasil, sua história e a importância desses equipamentos na evolução dos games e de novas tecnologias. Há uma grande identificação entre nossas máquinas e o público da BGS. Esperamos que os visitantes tenham uma excelente experiência.”



    Apaixonado por games desde os 7 anos e fã de arcades e pinballs, que jogava sempre após a escola, Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show, faz questão de resgatar a história dos games a cada edição da feira.

    “Nosso público é plural, mas a paixão pelos jogos eletrônicos é única e une gerações. Os mais velhos, por exemplo, gostam de mostrar suas habilidades em máquinas antigas e jogos clássicos, enquanto os mais jovens curtem conhecer e experimentar. Será um prazer ter a Matic ao nosso lado para promover esses momentos de diversão com arcades e pinball.”

    A BGS 2019 também terá campeonatos de esportes eletrônicos (BGS Esports), área exclusiva para jogos de estúdios independentes (Avenida Indie), ambientes cosplay (BGS Cosplay), maratona de desenvolvimento de games (BGS Jam), uma exposição com mais de 100 consoles e dezenas de jogos clássicos (BGS Retrô), painéis e apresentações de grandes nomes da indústria mundial (BGS Talks), encontros com personalidades do mundo dos games (BGS Meet&Greet), momentos de reconhecimento ao trabalho de celebridades da indústria (Wall of Fame), e muitas estações de jogos.

    Para mais informações sobre a Brasil Game Show, acesse: http://brasilgameshow.com.br.

    Serviço – BGS 2019

    Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo/SP

    Dias: 09 a 13 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios)

    Horário: 13h às 21h

    Ingressos – 5º lote (até 6/9)

    Individual: R$ 105,00 (ingresso válido para um dia de evento aberto para público – 10, 11, 12 (esgotado) ou 13 de outubro) – 19% de desconto.

    Passaporte: R$ 315,00 (acesso a todos os dias de evento abertos ao público – 10, 11, 12 e 13 de outubro) – 19% de desconto.

    Premium: R$ 649,00 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo para imprensa e business – 9, 10, 11, 12 e 13 de outubro). No dia 9/10, a entrada será permitida a partir das 15h, e nos dias abertos ao público a partir das 12h. O ingresso Premium também permite o acesso diferenciado e sem fila – 18% de desconto.

    Business: R$ 649,00 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo para imprensa e business – 9, 10, 11, 12 e 13 de outubro). Em 9/10, a entrada será permitida a partir das 15h, e, nos dias abertos ao público, a partir das 12h por entrada diferenciada. O ingresso também dá acesso à área B2B – 18% de desconto.

    Red Bull Player One: Qualificatórias do X1 de League of Legends está se aproximando

    0

    O principal torneio de League of Legends no formato X1 para amadores, o Red Bull Player One chega à maior edição de sua história neste ano. Com mais de 20 nações participantes e algumas novidades, os fãs de LoL têm a oportunidade de vivenciar experiências exclusivas e concorrer ao título de melhor jogador do planeta no um contra um. O grande campeão representará o país em novembro na etapa internacional, que acontecerá em São Paulo.

    As qualificatórias da competição acontecerão, de forma online, nos dias 14, 15, 20 e 21 de setembro, com início às 13h (horário de Brasília). Os oito melhores de cada data avançam para a etapa intermediária nacional, cujos embates ocorrerão no dia 22/09. Os dois melhores rumam à final nacional, no dia 28 do mesmo mês, em uma disputa MD7 (melhor de sete), pela primeira vez nos estúdios da Riot Games, produtora e distribuidora de League of Legends e parceira oficial do Red Bull Player One.

    Carlos Antunes, diretor de E-sports da Riot Games no Brasil comenta:

    “Estamos muito animados em receber o torneio em nosso estúdio e oferecer essa oportunidade única para os jogadores amadores de League. Expandir o patrocínio que já temos com a marca no CBLoL para essa parceria no Red Bull Player One é algo que reforça a amplitude e o valor dos esportes eletrônicos no país.”

    Além do título nacional e a chance de representar o Brasil em um torneio mundial, quem vencer ainda terá uma experiência exclusiva: ficar incubado em uma Gaming House e ter contato com grandes nomes do cenário competitivo de LoL, como Felipe “YoDa” Noronha.

    Felipe “BF991” Gonçalves, atual campeão brasileiro do evento analisa:

    “Minha experiência foi sensacional. Fiquei bastante surpreso com o nível dos jogadores, com a estrutura da competição… Foi incrível. O torneio abriu muitas oportunidades para mim, tive experiência absurda em um campeonato presencial e internacional, além de ter aprendido muito sobre o jogo no modo competitivo. Além disso, na Gaming House, tive a mesma rotina de jogadores profissionais, onde pude conviver e aprender com eles.”



    Como participar?

    Infelizmente, as vagas para participar do Red Bull Player One são limitadas, e se esgotaram na mesma velocidade que abriram. Entre os países já garantidos, estão Espanha, Canadá, Suíça e Alemanha. O finalista brasileiro se encontrará com os demais campeões nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em São Paulo, para definir o grande vencedor mundial da competição.

    Todos os participantes têm pelo menos 16 anos e não competem na na LCS (League of Legends Championship Series), LEC (League of Legends Championship Series – Europa), LCK (League of Legends Champions Korea) e LPL (League of Legends Pro League). O modo de jogo é X1, com blind pick. No mapa Howling Abyss, os players podem derrotar os adversários por first blood, creep (minion) score de 100 ou ao destruir a torre do adversário.

    Datas das qualificatórias: 14, 15, 20 e 21/9.

    Etapa intermediária nacional: 22/09, a partir das 13h.

    Final nacional: 28/09.

    Etapa Mundial: 30/11 e 1/12.

    Para mais informações, acesse: http://www.riotgames.com/pt-br.

    Monster Hunter World: Iceborne | Trailer apresenta novos monstros

    0

    A Capcom lançou recentemente um novo trailer com uma revelação de Monster Hunter World: Iceborne, a tão aguardada expansão imensa do sucesso de vendas da Capcom, Monster Hunter: World.

    O vídeo revela o retorno da famosa serpe lupina de raio, Zinogre, e também mostra mais do novo Dragão Ancião Namielle, que dispara poderosos ataques de água. Além disso, o novo trailer está recheado de monstros novos, conhecidos, subespécies, variantes e Dragões Anciões que foram revelados (até agora) para Iceborne. Confira!

    Zinogre é o mais novo monstro adicionado ao gigantesco elenco da expansão, e está pronto para desafiar caçadores com seus ataques eletrizantes. Para poderem vencer essa fera trovejante, os jogadores vão precisar fazer jus ao Ranque Mestre e ter muita cautela quando Zinogre ativar seu estado sobrecarregado.

    O trailer também mostra pela primeira vez detalhes de Namielle, um Dragão Ancião inédito que controla a água e dispara ataques de alta pressão nos caçadores incautos. Os jogadores não deverão subestimar a aparência brilhante e multicolorida deste segundo Dragão Ancião inédito que foi descoberto em Iceborne. Os caçadores terão uma vasta seleção de novos monstros e subespécies para enfrentar quando a expansão gigantesca chegar – e ainda há mais por ser revelado!



    Recentemente fizemos uma publicação falando sobre as novidades de Monster Hunter World: Iceborne (monstros, informações de lançamento, vídeo de diário de bordo…), e você pode acessar clicando aqui.

    A aguardada expansão massiva Iceborne está chegando para PlayStation 4 e Xbox One no dia 6 de setembro de 2019, com legendas em português. A versão PC chegará em janeiro de 2020.

    Há diversas opções para adquirir o jogo, seja para novos jogadores ou para aqueles que já se aventuraram em Monster Hunter: World, seja em formato digital ou físico.

    Para quem já possui o jogo-base, a expansão Monster Hunter World: Iceborne está disponível em formato digital como DLC por R$ 122,90, enquanto a versão Digital Deluxe inclui tanto a expansão quanto o pacote de itens cosméticos Deluxe Kit por R$ 153,50 – ambas opções já estão em pré-venda digital, e a compra neste período pré-lançamento garante o acesso ao conjunto de armadura em camadas Yukumo.

    Para aqueles que vão começar agora, o pacote Monster Hunter World: Iceborne Master Edition contém tanto o jogo principal quanto a expansão Iceborne e estará disponível em formatos físico e digital na data de lançamento.

    Free Fire: Streamers da Nimo TV dão algumas dicas para os jogadores

    0

    Free Fire, o game mobile que está se mostrando extremamente popular no Brasil, é um dos principais assuntos entre as transmissões e vídeos da Nimo TV, renomado serviço de streaming, líder no mercado da China.

    Milhões de pessoas tentam a sorte todos os dias nas acirradas batalhas do battle royale, que segundo pesquisa da Sensor Tower, é o jogo mais baixado do país. Free Fire, porém, é cheio de segredos e nuances que, quando bem explorados, fazem a diferença na hora de conseguir o tão almejado Booyah – ou seja, o título de único sobrevivente ao final da partida.

    Com isso em mente, os streamers da Nimo TV, BlackN444 e Bradoock, da equipe LOUD, separaram algumas dicas de ouro para ajudar quem busca melhorar a performance no Free Fire:

    SAIBA ONDE CAIR

    A partida sempre começa com uma queda em um grande mapa. Mas por onde começar? Para BlackN444, o ideal é cair próximo da cidade ou na própria.

    “Existe uma quantidade maior de posições onde você pode ficar seguro e planejar alguma estratégia contra o inimigo.”

    comenta o player, que possui mais de 500 mil inscritos em seu canal na Nimo TV.

    Bradoock, da equipe LOUD, recomenda cair em local seguro para evitar confrontos logo de início.

    “A pessoa precisa primeiro aprender a mecânica do jogo, a troca de armas, colocar o gel na mão rápido e outras coisas básicas que vão te ajudar nos confrontos.”



    ESCOLHA BEM SUAS ARMAS

    Para quem está começando no Free Fire, as melhores armas são: M4A1, SCAR, MP40, P90, MP5 e UMP.

    BlackN444 explica que:

    “É sempre bom dar preferência às armas da esquerda para a direita. Foram escolhidas de acordo com a precisão do disparo e dano, já que jogadores que estão iniciando podem encontrar dificuldades com outras armas mais complexas. Sem contar que são as armas mais fáceis de encontrar no mapa.”

    SAIBA ECONOMIZAR RECURSOS

    Nem sempre é possível vencer todos os combates e tudo bem ser desta forma. Por isso, é importante saber evitar confrontos e guardar munições que podem te fazer falta num futuro próximo.

    Bradoock indica:

    “Controle sempre os seus recursos e use apenas se necessário. Você nunca sabe quando pode precisar e gastar à toa [em um combate desnecessário] irá te prejudicar.”

    VÁ ATRÁS DOS LOOTS

    O loot, equipamentos e armamentos espalhados pelo mapa – e em pontos de reabastecimento -, deixam as partidas mais equilibradas e emocionantes, já que você nunca sabe ao certo onde estarão. Porém, embora não exista um local exato onde encontrá-los nos mapas, é possível saber ao menos onde se concentram mais.

    BlackN444 adverte:

    “No mapa Bermuda, os melhores lugares para achar loot são em Sentosa, Observatory e Graveyard. Enquanto isso, no mapa Purgatório, são Brasília, Central, Forge. Estes dois são os melhores mapas para loot mas, por serem áreas muito vastas, é um pouco arriscado.”

    LEVE OS VEÍCULOS EM CONTA

    Embora os veículos não sejam um item que você possa pegar e colocar na mochila, essas máquinas podem oferecer vantagens, fornecendo mobilidade e rapidez ao jogador. Porém, antes de embarcar em um veículo, tenha em mente as suas características.

    “O carro azul e o carro preto são os únicos aconselháveis [de utilizar], pois todos os outros veículos são fáceis de levar dano inimigo. Ou seja: use o veículo para escapar de uma posição ruim em campo ou para avançar em um inimigo com a intenção de chegar mais rápido até ele e entrar em combate.”

    Para acompanhar os streamers e diversos outros jogadores de Free Fire, acesse http://nimo.tv.

    Code Vein: Último trailer e demo do jogo são lançados!

    Após o que parecia ser uma espera sem fim, nós já estamos em setembro e Code Vein da Bandai Namco finalmente ganhará seu lançamento em 27 de Setembro para PlayStation 4, Xbox One e PC.

    Os jogadores do PlayStation 4 e Xbox One são bem sortudos, pois a Bandai Namco anunciou há algumas semanas que a demo de Code Vein ficaria disponível para ambos os consoles no começo de setembro.

    Junto com a demo de Code Vein para os jogadores do PlayStation 4 e Xbox One, a Bandai Namco liberou um novo trailer que nos mostra um pouco do que os jogadores enfrentarão na demo, assim como algumas das customizações vampirescas do game.

    Confira abaixo:

    “Em um futuro não tão distante, um desastre misterioso causou um colapso no mundo que conhecemos. Arranha-céus, uma vez símbolos de prosperidade, são agora túmulos sem vida do passado da humanidade destruído pelo Thorns of Judgment. No centro da destruição está uma sociedade oculta de Revenants, chamados Vein. Essa última fortaleza é onde resta alguma luta para sobreviver, abençoado com dons de poder em troca de suas memórias e uma sede de sangue.”



    O título souls-like da Bandai Namco promete trazer o melhor de ambos os mundos. Apostando em uma narrativa com formato anime, permite uma imersão em uma jornada por sangue em uma Terra dominada por vampiros.

    Em um mundo onde o sangue é a fonte e o sustento da espécie que sobrevive e resiste. Muitos fãs apostam que a história chamará a atenção dos fãs de animes, e a jogabilidade será algo bem fluído de acordo com os trailers e vídeos de gameplay liberados.

    Code Vein será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 27 de Setembro.