Início QUADRINHOS Artigo Apátrida: Conheça Karl Morgenthau, o criador do grupo terrorista Ultimato

Apátrida: Conheça Karl Morgenthau, o criador do grupo terrorista Ultimato

Apátrida: Conheça Karl Morgenthau, o criador do grupo terrorista Ultimato

O Apátrida (Flag-Smasher, no original) é um personagem responsável por levar o caos aos países do mundo e aos civis inocentes; criado pelo escritor Mark Gruenwald e pelo artista Paul Neary, o personagem teve sua primeira aparição na HQ Capitão América #312, em dezembro de 1985.

ORIGEM

Karl Morgenthau é filho de um embaixador da ONU em Berna, Suíça. Karl tinha como sonho se tornar um diplomata como seu pai, porém esse sonho mudou ao vê-lo ser pisoteado até a morte em uma manifestação na embaixada da Letônia.

O jovem Morgenthau decide entrar em uma cruzada contra o conceito de nação e suas consequências. Para isso, ele usa a herança do pai para financiar atos terroristas, bem como financiar o grupo de partidários conhecido como Ultimato, contra a ONU, fábricas de bandeiras e até o próprio Capitão América.

Utilizando o terrorismo para espalhar o sentimento antinacionalista, ele conduziu uma campanha terrorista de um homem só na cidade de Nova Iorque contra símbolos nacionalistas, mantendo centenas como reféns até que Steve Rogers o capturou.

PODERES E HABILIDADES

Karl não possui poderes, mas tem grande habilidade em combate corpo-a-corpo e proficiência na arte marcial do karatê shotokan. Ele é um brilhante estrategista terrorista e tem fluência em vários idiomas como inglês, francês, alemão, russo, italiano, japonês e esperanto.

Quando formou o Ultimato, o Apátrida tinha acesso a várias armas e equipamentos como uma maça, uma pistola de lançamento de chamas, uma arma de gás lacrimogêneo, esquis à jato, dispositivos de teletransporte e até submarinos.

EQUIPES

Ao formar a Ultimato fez com que essa fosse uma organização terrorista antinacionalista e se tornou seu Comandante Supremo. Com o Ultimato, ele sequestrou um avião americano, manteve seus passageiros como reféns e exigiu a rendição do Capitão América, que uniu forças com a S.H.I.E.L.D. para frustrar seus planos.

Steve Rogers acreditava que seu objetivo geral de paz e cooperação mundial era louvável e ele deveria promovê-lo sendo um exemplo positivo, mas o fanático Karl se recusa a ouvir e é derrotado pelo Sentinela da Liberdade.

Mais tarde, Karl Morgenthau toma conhecimento que o Caveira Vermelha estava financiando o Ultimato, e de forma relutante se junta ao Capitão América, Lemar Hoskins, o Estrela Negra e Dennis Dunphy, o Demolição, com objetivo de derrubar os planos do Caveira Vermelha.

Após tudo isso, ele se torna chefe do Ultimato novamente mas seus planos são frustrados pelo Cavaleiro da Lua e o Justiceiro.

CURIOSIDADES

Karl Morgenthau foi inicialmente concebido como um oposto ideológico do Caveira Vermelha; enquanto o líder da Hidra é um extremista nacionalista (e um fascista), o Apátrida é um extremista anarquista, contrário a qualquer forma de nacionalismo e patriotismo.

Karl não foi o único a espalhar e propagar o anti-nacionalismo; após sua morte, um membro do grupo Ultimato chamado Guy Thierrault assumiu o seu papel. Eventualmente, este Apátrida foi aparentemente massacrado, assim como todas as forças do Ultimato, depois que eles atacaram Deadpool, que aparentemente os derrotou de uma vez por todas.

O Ultimato no original U.L.T.I.M.A.T.U.M. é um acrônimo para Underground Liberated Totally Integrated Mobile Army To Unite Mankind.

Mais tarde surgiu mais um Apátrida, porém esse só era conhecido por sua inicias LMD, que foi na verdade um chamariz de modelo de vida que Erik Selvig construiu para assassinar o senador Herald em nome de Steve Rogers.

OUTRAS MÍDIAS

O Apátrida é mais conhecido por seus atos nas HQs, e nunca foi apresentado ou selecionado para algum desenho animado ou jogo de videogame, mas atualmente ganhou sua primeira adaptação com a apresentação do grupo anarquista chamado Flag-Smashers na nova série original da Marvel Studios, na Disney+: Falcão e Soldado Invernal.

Curiosidade: Nos créditos do primeiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal é revelado que a atriz Erin Kellyman irá interpretar uma personagem chamada Karli Morgenthau.

Provavelmente a personagem será uma versão alterada do Karl Morgenthau, o vilão original; é de se esperar que Kellyman faça o papel de chefe dos Apátridas, substituindo assim o grupo Ultimato.

Assista ao trailer legendado da série:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorAkira: 7 projetos que homenageiam a cena de Kaneda em sua moto
Próximo artigoResident Evil completa 25 anos! Veja as novidades para comemorar
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.