Besouro Azul: Tudo sobre o Escaravelho e as versões do personagem

    Após um anúncio eletrizante de que Bruna Marquezine dará vida ao interesse amoroso de Jaime Reyes (Xolo Maridueña) em Besouro Azul, acreditamos que será interessante complementar nosso artigo anterior com maiores elementos da história e de diferentes iterações do Besouro Azul desde a criação do personagem.

    O Besouro Azul tem se destacado nos últimos anos por suas participações não apenas no game Injustice 2, mas também Young Justice: Invasion, quando o personagem fez sua estreia na série animada que até o momento conta com 4 temporadas disponíveis na HBO Max.

    Ainda sem data de estreia, o filme do Besouro Azul contará como a segunda versão live action do personagem, tendo sido a primeira em Smallville, onde ele ganhou vida pelo ator Jaren Brandt Bartlett. A importância da representatividade em uma trama como Besouro Azul, que lançará os holofotes sobre um protagonista com ascendência mexicana, é enorme. Temos visto isso no movimento cultural de contar tramas diferentes, fora do mainstream, com realidades e dinâmicas diferentes. Obras como Pantera Negra, Lovecraft Country, Raya e o Último Dragão e Encanto fogem de um embranquecimento das tramas, e do eurocentrismo, fazendo com que os espectadores se vejam representados nos personagens daquelas tramas.

    ORIGEM

    Besouro Azul

    Khaji Da, também conhecido Escaravelho do Besouro Azul é uma tecnologia alienígena com inteligência artificial criado pelos Reach, uma raça alienígena de conquistadores intergalácticos. O Besouro foi encontrado por Dan Garret, que foi capaz de acessar apenas uma pequena porção dos poderes do escaravelho, se transformando assim, no super-herói Besouro Azul. 

    Nos primórdios da DC Comics, a tecnologia alienígena foi apresentada ao grande público como um artefato místico. Mas essa era uma mentira, conjurada por feiticeiros para esconder a verdadeira natureza do escaravelho. Após um longo tempo, Kelex revela que o artefato é na realidade Xenotecnologia Oculta, e mais tarde, é revelado que o Escaravelho é um artefato de tecnologia Reach, que mais tarde foi imbuído com poder mágico.

    Alguns dos poderes do Escaravelho do Besouro Azul envolvem seu cérebro computadorizado, tecnocinese, metamorfose, absorção de energia e projeção de energia.

    DAN GARRETT

    Besouro Azul

    Dan Garrett foi o primeiro Besouro Azul que atuou durante a Era de Ouro. O personagem criado pela Fox Comics (que mais tarde teve seus direitos vendidos para a Charlton Comics e depois para a DC Comics) e teve sua primeira aparição no quadrinho Mystery Man Comics #1 em 1939. O personagem foi um vigilante que obteve seus poderes através da vitamina 2X, e lutou contra o crime ao lado de um ajudante, Sparky.

    Durante a Era de Prata, o personagem ganhou uma nova origem. Nessa época, os direitos do personagem já estavam com a Charlton Comics, que mudou a história de origem do personagem. Agora, Garret era um arqueologista que ganhou seus poderes após encontrar um antigo Escaravelho Azul encontrado na tumba do Faraó Kha-ef-re. Após recitar a frase “Kaji Dha,” Garret ganhava habilidades metahumanas incluindo super força, voo e projeção de energia. Seu corpo também ganhava uma armadura azul que poderia resistir tiros de baixos calibres. 

    Dan Garrett foi criado por Will Eisner e Charles Nicholas.

    TED KORD

    Ted Kord foi o segundo herói a se chamar de Besouro Azul, sucessor e aluno de Dan Garrett. Garret foi seu mentor e ele jurou assumir o legado de luta contra o crime, apesar dele se ver incapaz de ativar os poderes do Escaravelho do Besouro Azul, ele se tornou um mestre em artes marciais e um brilhante cientista.

    Kord é considerado um dos homens mais inteligentes do Universo DC, e ofereceu as tecnologias criadas por ele ao grande público através da Kord Enterprises. O personagem já foi membro da Liga da Justiça Internacional, o grupo chamado de L.A.W. (Living Assault Weapons) e das Aves de Rapina. Sua parceria mais duradoura foi com o Gladiador Dourado

    As aventuras do Besouro Azul e do Gladiador Dourado nos quadrinhos sempre tiveram um tom mais cômico do que dramático, e isso geralmente se dava em grande parte pela imaturidade dos dois. Mas infelizmente, a época de Kord como o Besouro Azul chegou ao fim de maneira trágica. Durante os eventos da Contagem Regressiva para Crise Infinita, Kord se mostrou como um herói melhor do que todos imaginavam que ele fosse; descobrindo uma conspiração mundial liderada por seu antigo amigo Maxwell Lord. Louco de poder após ganhar poderes, Lord rapidamente deixou de ser um homem de negócios egocêntrico e se tornou um super vilão. Quando teve a chance de se juntar a seu antigo amigo e agora vilão ou morrer, Ted Kord simplesmente mandou o vilão “Apodrecer no inferno,” e logo depois levou um tiro na cabeça.

    Ted Kord foi criado por Steve Ditko para a Charlton Comics, e sua primeira aparição foi no quadrinho Captain Atom #83 em 1966.

    JAIME REYES

    Besouro Azul

    Jaime Reyes é o atual Besouro Azul, e um dos personagens mais queridos dos fãs dos quadrinhos nos dias de hoje, em grande parte pelo que o personagem representa. Sua primeira aparição foi no quadrinho Crise Infinita #3 em 2006, Jaime acidentalmente esbarrou com o Escaravelho durante o caos causado pela colisão de várias Terras – incluindo uma invasão de nano drones do OMAC, que só foi possível por causa do Irmão Olho, e a destruição da Pedra da Eternidade. Após levar o escaravelho para casa, a tecnologia alienígena se prendeu à coluna vertebral de Jaime durante a noite. Sem saber o que havia acontecido, Jaime descobre pelo amigo de Ted Kord, Gladiador Dourado que sua vida havia mudado para sempre.

    Com a ajuda do Gladiador Dourado, Jaime teve um papel de extrema importância na derrocada do Irmão Olho e dos nano drones do OMAC.

    Como revelado anteriormente, muitos pensavam que o Escaravelho era um talismã muito antigo, de origem mágica, mas ele se mostrou muito mais que isso. Após se prender à um hospedeiro, o Escaravelho eventualmente reescreveria o DNA de sua vítima, apagando sua mente. Apesar de seu hospedeiro ganhar muito poder, eles não seriam nada mais que uma ferramenta utilizada pelo Reach para subjulgar seus próprios planetas. 

    Entretanto, a história do Escaravelho Azul é diferente. Por passar muito tempo na Terra, a tecnologia enfraqueceu, e ao invés de influenciar Jaime, o jovem influenciou o escaravelho. Através de Jaime, o escaravelho se infectou de humanidade, ao invés de conquistar a Terra, e agora auxilia na sua proteção.

    Ainda sem data de estreia, Besouro Azul conta com Xolo Maridueña e Bruna Marquezine em seu elenco. O filme tem direção de Angel Manuel Soto.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!