Cavaleiro da Lua: Conheça os Deuses Egípcios

    Cavaleiro da Lua da Marvel estreou no dia 30 de Março no Disney+ e já tivemos a oportunidade de assistir os 4 primeiros episódios. Você pode ver o que achamos da série clicando aqui! Ainda que atue lado a lado com personagens mais pés no chão, com as mais diversas origens, ele se distancia de todos da Marvel até hoje: Sua ligação com os deuses egípcios o tornam único. Não apenas por seus poderes virem diretamente do Deus da Lua, Marc Spector possui uma história intimamente ligada ao universo egípcio e suas deidades, principalmente por causa da Enéade – o Panteão de Deuses Egípcio, que costumam atuar como os principais inimigos de Spector.

    Assim como a história de Thor nos quadrinhos que mudou a origem e as histórias dos deuses asgardianos para se encaixar no Universo Marvel, vimos o mesmo ser feito com a mitologia egípcia na Marvel. Alguns dos deuses egípcios ligados ao Cavaleiro da Lua vão desde Bast – a deusa pantera de Pantera Negra -, até mesmo Seth e Rama-Tut (uma variante de Kang).

    Ainda que o Cavaleiro da Lua tenha ligação com diversos membros da Enéade, ele está diretamente ligado à outros deuses. Com histórias profundas ligadas à seu mundo, os personagens passaram a figurar nas mais diversas histórias do Cavaleiro da Lua. Seja na forma de deuses, ou divindades que atuam como vilões, eles estão diretamente ligados ao personagem de Spector nos quadrinhos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Deuses Egípcios: Do Egito Antigo à cultura pop

    CAMPEÃO DE KHONSHU, O DEUS DA LUA

    deuses

    Khonshu é membro da Enéade e possui a história mais íntima com Marc Spector, também conhecido como Cavaleiro da Lua. Sendo um dos deuses que habitam a Heliópolis Celestial, Khonshu é incapaz de entrar no plano terreno, então ao longo de sua história, é sabido que o deus escolheu guerreiros na Terra e passou a chamá-los de campeões para guiá-los de acordo com suas vontades, e passou a denominá-los, Cavaleiro da Lua.

    Nos quadrinhos, a origem dos poderes de Marc vêm do fato dele ter sido morto no Egito enquanto atuava como um mercenário, antes de ter seu corpo colocado aos pés de uma estátua de Khonshu. O deus estão ofereceu poupar a vida de Spector em troca de seus serviços como o Cavaleiro da Lua. Marc então passou a atuar como o campeão de Khonshu e passou a obedecer todas as suas vontades como um vigilante, desde lutar contra o crime, até mesmo as alianças que passou a formar com os mais diversos heróis da Marvel.

    Na série do Disney+, Khonshu também terá um papel de extrema importância, atormentando Marc e fazendo-o de alguma forma despertar como o Cavaleiro da Lua. O deus da Lua conta com uma aparência bem próxima a dos quadrinhos, o personagem terá uma história de origem bem parecida com a dos quadrinhos.

    ARTHUR HARROW E SUA LIGAÇÃO COM AMMUT, O DEVORADOR DOS MORTOS

    deuses

    Harrow é o líder de um culto que vê Marc como um obstáculo em sua missão de “curar o mundo.” A missão de Harrow está diretamente ligada à outra deidade egípcia, Ammut, o devorador dos mortos.

    Nos quadrinhos, Ammut atuava como o devorador de almas dos mortos não dignos, impedindo que eles tivessem qualquer tipo de vida após a morte. Ammut nos quadrinhos da Marvel é mostrado bem próximo do que os egípcios o retratavam em suas ilustrações, dando ao personagem uma cabeça de crocodilo, e tinha um papel importante em decidir o destino das pessoas após a morte.

    CONEXÃO COM O DEUS SOL

    Na mitologia do mundo real, acredita-se que Ra era o Deus do Sol e governava com o Rei dos Deuses. Diferente do deus grego Zeus, Ra era visto como o pai de toda a criação. Mas assim como Khonshu, ele nunca pode adentrar no plano terreno, sendo assim, ele também escolhe um campeão para lançar sobre a Terra suas vontades, chamando-o de Rei Sol.

    A relação entre pai e filho nos quadrinhos nunca foi das melhores e essa relação nada amigável acabou se transferindo para seus campeões. E assim como os dois possuem campeões para desempenhar suas vontades, seus avatares já se enfrentaram.

    Ainda que a primeira temporada sirva para nos habituar ao mundo fantástico da Marvel – coisa que Doutor Estranho já fez no passado -, enquanto coloca Arthur Harrow como o principal vilão dessa temporada, seria interessante ver no futuro o verdadeiro rival do Cavaleiro da Lua ser ninguém mais, ninguém menos que o Rei Sol. Ainda que a Enéade seja enorme, e já tenhamos visto algo muito parecido com um panteão no UCM, quando apresentaram Asgard, será interessante ver mais uma aparição de Bast, e o que a Marvel pode fazer em seu universo de séries. Ainda que muitos deuses sejam extremamente difíceis de representar, será interessante ver a participação que a Enéade pode ter no futuro do Universo Cinematográfico Marvel.

    Artigos relacionados:

    Cavaleiro da Lua: Você não precisa ser fã do MCU para assistir ao seriado

    Cavaleiro da Lua: Conheça Marc Spector

    Cavaleiro da Lua: 11 HQs para ler antes da série

    Confira o trailer de Cavaleiro da Lua:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Manifest (2ª temporada, 2020, NBC)

    A segunda temporada de Manifest aprofunda ainda mais a história sem resolver arcos do passado. Mas isso é bom, ou ruim?

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    Sandman: Quem é quem na série da Netflix?

    Sandman é um dos grandes lançamentos do mês de agosto na Netflix e conta com um bom elenco. Confira agora os principais nomes da série.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Sandman (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Sandman chega na Netflix amanhã, 05 de agosto. Veja o que achamos dos primeiros episódios da adaptação das HQs de Neil Gaiman!