Início QUADRINHOS Artigo Dora Milaje: Conheça o grupo de guerreiras de Wakanda

Dora Milaje: Conheça o grupo de guerreiras de Wakanda

Dora Milaje: Conheça o grupo de guerreiras de Wakanda

As Dora Milaje são guerreiras bem treinadas que tem como dever proteger o trono real de Wakanda e quem estiver sentado nele; e foram criadas pelo escritor Christopher Priest e pelo artista Mark Texeira.

A primeira aparição delas foi na HQ Pantera Negra #1 – Vol. 3 em novembro de 1998.

ORIGEM

Essas guerreiras de Wakanda foram inspiradas nas Ahosi, elas protegiam o Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX. Em determinado período, o exército delas somava algo entre 4 mil e 6 mil mulheres, número que representava um terço de todo o exército do reino.

As Ahosi eram originalmente esposas reais que foram treinadas para proteger o rei. As Dora Milaje, porém, ainda têm a função de manter a paz entre as tribos, sendo selecionadas ainda na adolescência para isso. Cada uma delas vem de uma tribo diferente e seu trabalho é um modo de manter a cooperação de todos os líderes tribais.

Como forma de manter a paz entre as tribos e dar a oportunidade de cada uma subir ao poder, elas também seriam as candidatas a rainha para um rei não casado. Com o passar dos anos essa tradição foi deixada de lado por T’Challa e isso causou uma instabilidade na confiança das tribos.

Querendo sempre manter a paz e tranquilidade no reino, o Rei T’Challa reinstituiu o costume das Dora Milaje. Apesar disso, ele não via as mulheres com nenhum interesse romântico, mas sim como se fossem suas filhas.

PODERES E HABILIDADES

As Dora Milaje não possuem poderes mas elas são treinadas em todos os tipos de armas e seu tipo de luta específico é bem parecido com a força de luta feminina conhecida como Dahomey Amazons.

Elas são equipadas com tecnologia de ponta desenvolvida em Wakanda e sabem muitos idiomas. Todas as integrantes possuem a sua disposição armaduras e as mais variadas armas de vibranium. Entre seus meios de transporte estão mochilas à jato e aeronaves quinjets.

INTEGRANTES

  • Okoye é a mais conhecida entre elas e a mais próxima ao rei, teve um título formal como esposa de T’Challa mas ela não possui nenhum sentimento romântico por ele e tudo passa apenas de uma formalidade. Ela é da tribo J’Kuwali e no Universo Cinematográfico Marvel é vista como a General do exército de Wakanda, líder das Dora Milaje;
  • Nakia foi a segunda mulher a ser escolhida para formar as Dora Milaje e era apaixonada por T’Challa, seus ciúmes por ele fizeram com que ela tivesse problemas com a ordem e abandonasse-as para se tornar uma vilã;
  • Aneka é uma das guerreiras indicada por T’Challa para treinar as outras Dora Milaje a lutar contra os robôs de Doutor Destino. Ela havia sido condenada a morte pela rainha Ramonda, madrasta de T’Challa, por ter matado o chefe de um vilarejo, apesar dele ser um molestador de mulheres;
  • Ayo foi a única Dora Milaje com coragem o bastante para proteger Aneka. Ela tinha uma relação amorosa com Aneka e foi a responsável por roubar duas armaduras de Anjos da Meia-noite para resgatar sua companheira da prisão. Mais tarde elas se tornam vigilantes de Wakanda e ajudam os vilarejos que estavam sobre domínios tirânicos;
  • M’yra se tornou guarda costas de Shuri após perder seu posto por um ferimento de batalha que custou o seu braço, ela descobriu a existência de grupos extremistas que não concordavam com o governo de Wakanda ao se tornar uma mercenária e repassou tudo para Shuri e T’Challa;
  • Zola é a diretora das Dora Milaje responsável por treinar Aneka, Ayo e Nakia.

CURIOSIDADES

Wakanda também conta com a ajuda de um grupo chamado Anjos da Meia Noite, as Dora Milaje são guerreiras, dispostas a dar a vida para proteger o rei de Wakanda e a sua função é a defesa. Já as Anjos da Meia Noite são designadas para as missões de ataque. A equipe foi formada pela primeira vez após Doutor Destino ter roubado todas as reservas de vibranium de Wakanda.

Em 2018 a revista Black Panther: World of Wakanda, de Roxane Gay recebeu o prêmio GLAAD (Gays and Lesbians Alliance Against Defamation) com histórias do casal lésbico de Aneka e Ayo.

OUTRAS MÍDIAS

Florence Kasumba como Ayo em Falcão e o Soldado Invernal (2021).

As Dora Milaje já apareceram no desenho animado do Pantera Negra, Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e Os Vingadores Unidos.

Elas também aparecem como personagem jogável nos games Vingadores LEGO Marvel e Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order.

No Universo Cinematográfico Marvel elas aparecem pela primeira vez, discretamente, em Capitão América: Guerra Civil e participam ativamente nos filmes Pantera Negra (2018), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).

As principais Dora Milage do UCM são:

  • Okoye é interpretada por Danai Gurira;
  • Nakia é vivida pela atriz Lupita Nyong’o;
  • Ayo é Florence Kasumba.

Ayo também está presente na nova série da Marvel Studios para a Disney+: Falcão e o Soldado Invernal.

Falcão e o Soldado Invernal terá seis episódios e todos eles terão crítica no nosso site e no canal do YouTube. Se inscreva clicando aqui e acompanhe também nossa página especial da serie da Disney+.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA – Gokushufudou: Tatsu Imortal (1ª temporada, 2021, Netflix)
Próximo artigoCRÍTICA – Quo Vadis, Aida? (2020, Jasmila Žbanić)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.