Início QUADRINHOS Artigo Elijah Bradley: Conheça o segundo Patriota

Elijah Bradley: Conheça o segundo Patriota

Elijah Bradley: Conheça o segundo Patriota

O Patriota não é um único herói da Marvel Comics, mas sim 3 heróis de épocas diferentes:

  • Jeffrey Mace é o mais famoso deles; o personagem que foi criado por Ray Gill e George Mandel teve sua primeira aparição em Tocha Humana #4, março de 1941;
  • Elijah Bradley, mais conhecido como “Eli” e atual membro dos Jovens Vingadores, foi criado por Allan Heinberg e Allan Cheung; tendo sua primeira aparição em Jovens Vingadora #1 em abril de 2005;
  • Rayshaun Lucas foi criado por Nick Spencer e Daniel Acuña, teve sua primeira aparição em Capitão América: Sam Wilson #18 em janeiro de 2017.

Apesar das versões diferentes, nesse artigo vamos conhecer a história do Elijah Bradley, o segundo Patriota.

ORIGEM

Elijah Bradley é um jovem rapaz que foi procurado pelo Rapaz de Ferro em sua busca de encontrar jovens super dotados para fazer parte de uma missão em que ele derrotaria o seu alter ego do futuro, o maligno Kang, o Conquistador.

O Rapaz de Ferro estava procurando pelo filho de Isaiah Bradley, Josiah, porém ele estava desaparecido na época e foi Elijah quem respondeu ao chamado. A Mãe de Eli achava que o mesmo não tinha superpoderes, por ter sido concebido antes de seu pai passar por todos os experimentos.

Mais tarde, ele ganhou seus poderes artificialmente com o hormônio do crescimento mutante (MGH), uma droga ilegal de rua que causa breves períodos de habilidades sobre-humanas.

Elijah Bradley queria honrar o legado de seu avô, por isso havia mentido sobre seus poderes e após tanto tempo escondendo a verdade e se tornando viciado, ele saiu da equipe. No entanto ele retornou – de forma “irônica” – após ser gravemente ferido em uma luta, recebeu uma transfusão de sangue de seu avô, logo herdando os poderes de Isaiah, que eram equivalentes aos de um Super Soldado.

PODERES E HABILIDADES

Quando fazia o uso da MGH, Elijah recebia agilidade, força, velocidade, resistência e tempo de reação superiores aos de Super Soldados normais como seu avô e o Capitão América, mas a um alto custo físico e mental.

A droga só funciona por algum tempo e no final, Eli se sentia impotente, fraco e vazio.
Após a transfusão de sangue ele desenvolveu as habilidades físicas de um verdadeiro Super Soldado, recebendo força sobre-humana, resistência, velocidade, reflexos, agilidade e sentidos.

Elijah Bradley também possui um grau de resistência a lesões que torna sua pele à prova de balas, bem como um fator de cura.

Elijah possui um escudo parecido com o do seu avô e com algumas semelhanças do escudo original de Steve Rogers; ele também carrega umas estrelas brancas feitas de metal que são usadas para arremesso com o padrão das estrelas da bandeira americana.

EQUIPES

Já fazendo parte dos Jovens Vingadores, Eli começou a ser chamado de Patriota e ajudou o Rapaz de Ferro a recrutar outros jovens como Wiccano e Hulkling.

Curiosamente, foi em uma festa de casamento – atacada por vilões – que eles recrutaram duas jovens conhecidas: Cassie Lang (Estatura) e Kate Bishop (Gaviã Arqueira). Nessa época, o Patriota era o líder da equipe e sempre houve atrito com Kate, que não aprovava a liderança dele; eventualmente, os dois tiveram uma relação intensa, porém breve.

Durante a Guerra Civil, Patriota se manteve ao lado de Steve Rogers, tendo inclusive se colocado na frente de uma bala para salvar a vida do Capitão América.

CURIOSIDADES

O escritor Allan Heinberg afirmou que o uso de drogas de Elijah Bradley é baseado em sua própria história:

“Como eu tinha pessoalmente tido uma experiência recente (e lamentável) com esteróides , o uso deles era algo sobre o qual eu queria escrever. Para o bem ou para o mal, a raça de Elijah nunca foi um fator nas decisões de narrativa, e espero que, ao final deste arco, a história de Eli seja inspiradora para todos os nossos leitores.”

OUTRAS MÍDIAS

Elijah Richardson interpreta Elijah na série Falcão e o Soldado Invernal.

GAMES

O Patriota de Bradley aparece em Marvel Ultimate Alliance 2, dublado por Ogie Banks. Esta versão é apoiadora da campanha Anticristo e aparece como chefe da campanha Pró-Registro.

CINEMA

Já o Patriota de Rayshaun Lucas, aparece no filme de animação Marvel Rising: Secret Warriors, dublado por Kamil McFadden. Essa versão é um agente da S.H.I.E.L.D..

Em Pantera Negra (2018), o diretor Ryan Coogler estava planejando introduzir Elijah Bradley no filme, mas o diretor afirmou que queria mostrar a história e cultura de Wakanda, deixando de lado esse planejamento.

TV

Na série Agents of S.H.I.E.L.D., Jason O’Mara interpreta uma versão do primeiro Patriota, Jeffrey Mace; estreando na quarta temporada como um ex-jornalista que é nomeado o rosto público e novo Diretor da S.H.I.E.L.D..

Recentemente, em Falcão e o Soldado Invernal, Elijah Richardson interpreta Elijah. Esta versão vive com seu avô, Isaiah Bradley e não aparenta ter super poderes.

Falcão e o Soldado Invernal terá seis episódios e todos eles terão crítica no nosso site e no canal do YouTube. Se inscreva clicando aqui e acompanhe também nossa página especial da serie da Disney+.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorFortnite: Como coletar barras de ouro rápido e completar o Desafio Lendário
Próximo artigoCRÍTICA – Bela Vingança (2021, Emerald Fennell)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.