Eternidade: Conheça uma das entidades mais poderosas da Marvel

    A Eternidade é uma entidade abstrata que habita o Universo Marvel junto de sua contraparte, a Infinidade. A autoridade das duas entidades na Terra-616 só é menor que a do Tribunal Vivo. A Eternidade também é mostrada por vezes como a personificação do tempo.

    O personagem criado por Stan Lee e Steve Dikto teve sua estreia na HQ Strange Tales #138 – Sometimes The Good Guys Lose! publicada em novembro de 1965.

    Vale apontar que no Multiverso, cada universo de manifesta na forma de um ser antropomórfico chamado de Eternidade. A combinação de diversas Eternidades já chegou a criar uma versão multiversal do ser.

    HISTÓRIA

    Eternidade

    Cada universo possui sua versão da Eternidade. A versão da Terra-616 é a parte de uma versão Multiversal. A entidade por vezes é descrita como a soma de todas as vidas e todas as coisas que existem no universo.

    Em um determinado momento, a Eternidade “deu a luz” a diversos filhos, ou conceitos que acabaram por se tornar entidades independentes. Essas entidades foram Empatia, Elogio, Conveniência, Entropia, Epifania, Inimizade e Eon. Eon acabou sendo morta e substituída por Epoch.

    Suas manifestações normalmente acontecem onde existe uma ameaça iminente ao universo, tal como o vilão Dormammu ou Thanos; que coletou todas as Joias do Infinito e por fim, o Coração do Universo. Com esses artefatos, o Titã Louco seria capaz de ultrapassar até mesmo os níveis de poder da Eternidade e até mesmo aprisionar a entidade cósmica, provando que até mesmo ela não era realmente onipotente.

    Uma exceção foi durante o julgamento do Senhor Fantástico, quando a Eternidade foi invocada por Galactus e pelo Vigia. Ela então permitiu que milhões de alienígenas que assistiam o julgamento que se tornassem uma só com o universo. A fim de entender que Galactus era parte importante na ordem do universo. O Mago Supremo Stephen Strange foi o segundo a entrar em contato com a entidade, o primeiro foi o Ancião.

    A entidade e todas suas contrapartes espalhadas pelo Multiverso eram protegidas por seu próprio Capitão Universo.

    A Eternidade era uma consciência coletiva de toda vida, portanto, ela dependia de todos os seres que existiam nela. Ela existia em todos os lugares simultaneamente. A entidade já assumiu forma humanoide a fim de se comunicar com feiticeiros e seres que a pudessem ajudar. A Eternidade teve um papel extremamente importante na derrocada de Dormammu quando auxiliou o Doutor Estranho. Mais tarde, o Mago Supremo ajudou a entidade quando o Pesadelo tentou capturá-la. Após obter êxito na captura, a Terra foi destruída. Mas graças a ajuda de Strange e o Ancião, a Eternidade recriou a Terra para ter um maior entendimento do que era humanidade.

    A entidade chegou a caminhar entre os seres humanos utilizando o nome Adam Quadmon.

    PODERES

    A Eternidade é quase onipotente. Suas habilidades envolvem a manipulação de tempo, espaço, matéria, energia, magia, ou realidade para qualquer propósito. A entidade é a personificação do universo. Capaz de se manifestar fisicamente como qualquer indivíduo vivo daquele universo. Quando Thanos empunhou a Manopla do Infinito, considerou a Eternidade mais poderosa que qualquer outra entidade abstrata. Sendo que a única que a poderia vencer, é o Tribunal Vivo.

    CURIOSIDADES

    • Nos quadrinhos, a Eternidade e a Morte formam uma espécie de dois espectros ambivalentes. Galactus é considerado por muitos a terceira força entre a Eternidade e a Morte.
    • Assim como a Eternidade e a Morte, a Infinidade e o Esquecimento são forças opostas. A Eternidade, a Infinidade, a Morte e o Esquecimento representam as quatro pedras fundamentais do Universo Marvel.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    O Capuz: Quem é o vilão da série Coração de Ferro?

    Conheça Parker Robbins, um bandido comum que ao encontrar um manto e um par de botas místicos, tornou-se O Capuz!

    Predador e suas melhores versões no cinema

    Com o lançamento de Predador: A Caçada, no Star+, nada melhor que relembrar os melhores yautjas já vistos no cinema. Veja a lista!

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça a Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu. A personagem em A Casa do Dragão será vivida por Eve Best.