Início QUADRINHOS Artigo What If…?: Conheça Uatu, o Vigia

What If…?: Conheça Uatu, o Vigia

What If...?: Conheça Uatu, o Vigia

What If…? é uma série de antologia animada criada pela roteirista A. C. Bradley para o serviço de streaming Disney+, baseada nas HQs da Marvel Comics de mesmo nome.

Esta é a quarta série de televisão do Universo Cinematográfico Marvel produzida pela Marvel Studios e a primeira série animada do estúdio, que explora linhas do tempo alternativas no multiverso mostrando o que aconteceria se os principais momentos dos UCM ocorressem de forma diferente.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS – CRÍTICAS DAS SÉRIES MARVEL NO DISNEY+:

WandaVisionS1E1, S1E2, S1E3, S1E4, S1E5, S1E6, S1E7, S1E8 e S1E9

Falcão e o Soldado InvernalS1E1, S1E2, S1E3, S1E4, S1E5 e S1E6

LokiS1E1, S1E2, S1E3, S1E4, S1E5 e S1E6

Bradley é redator principal de What If…?, com Bryan Andrews dirigindo os episódios.

Uatu, o Vigia

Uatu é um membro da raça alienígena vigia (watcher, no original) que observa o multiverso da Marvel Comics. O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby; tendo sua primeira aparição foi na revista Fantastic Four Vol. 1 #13 (abril de 1963).

ORIGEM

Há bilhões de anos, a raça extraterrestre tecnologicamente avançada, conhecida como vigia, decidiu que era seu dever ajudar as raças menos avançadas do universo. Em seu primeiro experimento, proposto por Ikor, uma delegação de quatro vigias trouxe o conhecimento da energia atômica para o planeta Prosilicus. Os Prosilicanos aceitaram o presente, mas o usaram para desenvolver armas nucleares e se envolveram em uma guerra autogenocida. Envergonhados de suas ações, os vigilantes juraram nunca mais interferir nos assuntos de outras raças. Uatu tentou convencer Ikor, seu pai, de que seus feitos eram nobres, apesar do resultado, mas as palavras caíram em ouvidos surdos.

Uatu e seu povo se encontram com os Prosilicanos

Após o incidente da Prosilicanos, Ikor redigiu um código de ética baseado em estrita não interferência e observação passiva. Uatu perguntou a seu pai se seu voto de não interferência seria um obstáculo para as raças que estavam em sério perigo. Ikor aconselhou seu filho que não importa o que acontecesse, eles nunca deveriam interferir nos assuntos de outro mundo estranho, nunca mais.

Agora chamando a si mesmos de Vigias, eles viajaram pelo universo vendo tudo o que encontraram. Milhares de anos depois, Uatu se deparou com uma situação que testou os votos de seu povo ao testemunhar os Yrds descartar o lixo atômico lançando-o no espaço, potencialmente ameaçando algum outro mundo distante com a destruição.

Uatu observou a massa de resíduos atômicos por décadas quando um dia ele testemunhou uma supernova lançando um planeta rebelde para o espaço. Uatu testemunhou enquanto o planeta atingiu a nuvem de lixo atômico, destruindo ambos. Isso reforçou na mente de Uatu que seu pai estava certo, que eles deveriam deixar as coisas para o destino.

Eventualmente, os Vigias se atribuíram às luas de vários mundos habitados para observar as atividades ali. Uatu foi designado para o planeta Terra e construiu uma cidadela na Área Azul da lua da Terra; que não apenas observou a história do planeta, mas também se interessou em ver o mundo que escolheu em universos alternativos. Suas intenções iniciais também eram encontrar uma realidade onde seu povo não cometesse seu grave erro, no entanto, até o momento, Uatu ainda não encontrou tal realidade.

Uatu se encontra com um terráqueo

Stan Lee com os Vigias em seu cameo na cena pós-crédito de Guardiões da Galáxia Vol. 2

Uatu – ou simplesmente o Vigia, como ficou conhecido – teve seu primeiro encontro registrado com um terráqueo no ano de 1602 dC, quando um possível futuro Capitão América foi inadvertidamente enviado de volta no tempo para aquela era, causando ondulações no fluxo do tempo que ameaçava o próprio tecido da realidade.

Uatu revelou a natureza do problema a uma versão da era elisabetana do Dr. Stephen Strange, que ajudou a enviar o Capitão América temporariamente deslocado de volta através de um portal do tempo, corrigindo a linha do tempo.

O superior de Uatu, no entanto, permitiu que a linha do tempo divergente, Terra-311, persistisse em uma dimensão paralela.

PODERES E HABILIDADES

O Vigia possui vastos poderes mentais, físicos e de manipulação de energia:

  • Telepatia;
  • Invisibilidade ;
  • Geração de ilusão;
  • Manipulação de energia;
  • Teletransporte;
  • Viagem no tempo;
  • Geração de Campo de Força;
  • Voo;
  • Consciência Cósmica;
  • Imortalidade;
  • Alteração de tamanho.

Uatu era considerado o “ser mais poderoso da galáxia”.

OUTRAS MÍDIAS

ANIMAÇÕES:

  • Hulk de The Marvel Super Heroes, de 1966;
  • Fez duas aparições em Quarteto Fantástico, de 1967 e de 1994;
  • Uma participação no desenho animado dos X-Men: Animated Series;
  • Hulk and the Agents of S.M.A.S.H.;
  • Surfista Prateado.

GAMES:

Uatu é um dos 140 personagens do vídeogame Marvel: Ultimate Alliance.

WHAT IF…?

Jeffrey Wright estrela como o Uatu, o Vigia, que narra a série, ao lado de muitos atores de filmes UCM reprisando seus papéis.

O produtor executivo Brad Winderbaum descreveu o personagem como “maior do que a vida, com um poder imensamente insondável, mas com um coração humano de qualquer maneira, já que que Wright com seu desempenho vocal inspira um senso de humanidade ao explicar as coisas“.

A primeira temporada de What If…? estreou hoje (11), no Disney+ e consiste em nove episódios, concluindo em 6 de outubro, e faz parte da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Ao que tudo indica, uma segunda temporada de nove episódios já está em desenvolvimento.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorThe Boys: Confira tudo que queremos ver na terceira temporada
Próximo artigoNosferatu: Conheça a origem do vampiro e suas principais adaptações
Um carioca apaixonado por livros, cinema, games e que ama falar de nerdice.